10 motivos para você tomar chá diariamente

É verdade que em nossa cultura o consumo de chá ainda está muito aquém do que poderia ser, mas nunca é tarde para começarmos a ter o hábito de consumir o chá diariamente. Assim como consumimos o café todos os dias podemos substituí-lo por chá, sem nenhum problema, muito pelo contrário, teremos muitos benefícios.

O consumo de chá pode ser feito não apenas para melhorar à saúde, mas também como uma bebida saborosa que nos traz prazer. Claro que nem todos os chás são saborosos, mas existem muitos que são.

Já ha muitas pesquisas sobre os efeitos das plantas em nossa saúde, já conseguiram descobrir muita coisa sobre elas, a sabedoria popular geralmente acerta nos benefícios dos chás.

Apostas no consumo de chás é importante, claro que é sempre bom ler um pouco sobre cada um deles, pois há os efeitos colaterais também que devem ser pensados. Mulheres grávidas, em lactantes e crianças devem sempre fazer o consumo sob supervisão de um profissional de saúde e sua confiança.

Veja 10 motivos para lhe convencer a consumir chá diariamente. Para notarmos os efeitos do chá em nossa saúde é preciso haver o consumo diário, apenas o consumo esporádico não dá para notarmos os efeitos.

1º Pelo simples e puro prazer

Quem resolve iniciar o consumo de chá diariamente deve pensar primeiro na possibilidade de tomar por simples prazer, pois assim as coisas fluem melhor e sem sofrimento. O sabor é algo que agrada individualmente cada pessoa, cada um deve experimentar vários tipos de chá para saber qual mais agrada ao paladar. Nada melhor que aliar o útil ao agradável, ao consumir uma xícara de chá você também está consumindo saúde.

2º É uma opção barata

Para consumir chá não precisamos necessariamente gastar dinheiro, há a possibilidade de simplesmente ter no quintal de casa. Já e costume de em muitas casas existirem algumas plantas medicinais em hortas e até em vasos. Se você pretende tomar chá e não quer gastar dinheiro basta plantar no quintal, se não tiver quintal pode também plantar em vasos.

Comprar chá também não é algo tão oneroso, há várias tidos de chás, alguns mais caros que outros, mas sempre existem aquele que são mais baratinhos e acessíveis.

3º Tem menos cafeína

Na realidade a maioria das infusões que fazemos consumo em nosso país nem tem cafeína, aqueles chás tradicionais como o chá verde que possui cafeína, possui um teor bem menor se compararmos ao café. Claro que há pessoas que gostam da cafeína e assim preferem, mas há outros que não e por isso o chá é uma boa opção.

Antes de dormir, por exemplo, não dá para tomar café, pois provavelmente você terá dificuldades para dormir, então uma boa xícara de chá pode ser o substitutivo ao café.

Veja = Chás que contém muita cafeína

4º Contém antioxidantes

Muitas ervas contém antioxidantes que é responsável por ajudar no retardamento do envelhecimento celular e que mantém o corpo mais saudável. Deixando as células mais saudáveis muitas doenças são evitadas e combatidas como o câncer.

Veja = Chás que são antioxidantes

5º Hidratação

Não é nenhuma novidade que precisamos manter nosso corpo sempre hidratado e nada melhor que tomar chá para isso, além de todos os benefícios que ele pode trazer ele também vai deixar nosso corpo hidratado, afinal ele é composto basicamente por água.

6º Pode trazer mais relaxamento e menos estresse

Há diversos chás que podem contribuir para melhorar o estresse do dia a dia. Os chamados chás calmantes realmente podem exercer sobre o nosso corpo o relaxamento. Claro que apenas uma xícara não faz efeito, como dito anteriormente é preciso fazer consumo regular desses chás para sentirmos os efeitos sobre nossa saúde. Como consequência também esses chás relaxantes ajudam a aliviar as dores de cabeça e também evitá-las. Não podemos deixar de citar que eles ajudam a dormir também.

Veja = Chá de Valeriana tira o estresse

7º Saúde do coração

Há estudos que mostram que alguns chás contribuem muito para a saúde do coração prevenindo inclusive o ataque cardíaco. Mesmo pessoas que não têm o histórico familiar de doenças cardíacas podem se beneficiar do consumo do chá, afinal nunca sabemos o que pode nos ocorrer no futuro.

Veja = Chás que protegem o coração

9ª Diminui o colesterol

Um dos motivos que o chá é um aliado para a saúde do coração é por que ele pode ajudar a combater o colesterol ruim aquele que é capaz de entupir as veias do coração. Não são todas as ervas que são capazes disso, mas há muitas que são. Em nosso site, por exemplo, há uma lista desses chás.

Veja = Chás que baixam o colesterol

10º Ajuda no emagrecimento

E por fim um dos benefícios mais procurados pelas pessoas no chá, o emagrecimento. Há chás que realmente podem ajudar a emagrecer como o chá de hibisco e o chá verde, claro que aliado a uma dieta balanceada.

Pessoas que fazem dietas muitas vezes são aconselhadas por alguns nutricionistas a fazerem o consumo de alguns chás, principalmente aqueles que são termogênicos e que ajudam a diminuir o apetite.

Veja = Chá verde emagrece

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.