5 benefícios da romã

Bruno G. Costa

Saiba mais em CLIQUE AQUI
Sou mineiro "Uai", psicólogo de formação e estudioso ...
Bruno G. Costa

Últimos posts por Bruno G. Costa (exibir todos)

Quando falamos na romã, não estamos falando em uma simples fruta que tem um gosto bom. Esse produto natural vai além disso, pois é muito saudável, o que torna seu consumo algo indicado para tratar vários problemas de saúde.

Ela tem, por exemplo, uma série de antioxidantes que são importantes para impedir algumas doenças. Neste texto você vai conhecer a romã e os seus benefícios. Acompanhe!

A romã é uma fruta repleta de polifenóis, que são substâncias que devemos consumir para nos beneficiarmos em alguma área. Os polifenóis fazem, por exemplo, com que tenhamos mais energia, mais disposição, além de:

  • ajudar a emagrecer;
  • prevenir contra doenças cardiovasculares;
  • osteoporose;
  • diabetes
  • e até o câncer.

Além dos polifenóis, a romã contém uma grande quantidade de vitamina C e potássio.

Romã e seus benefícios

Quem consome romã tem maiores chances de viver mais e melhor. Apesar disso, essa é uma fruta que nem todo mundo come, pois não é tão conhecida e difundida como a laranja e a maçã.

Se você for à casa de uma pessoa aleatória é capaz que lá tenha várias frutas mas nenhuma romã. A romã tem diversos benefícios para a nossa saúde e abaixo você encontra os principais deles.

“Veja sobre o chá de romã”

Sistema imunológico

O sistema imunológico é de suma importância para nós. Trata-se do sistema de defesas do nosso corpo, o qual combate ou tenta combater as doenças e infecções que podem nos atingir. Se você fica doente com frequência, é porque o seu sistema imunológico não está estimulado o suficiente. Cientistas recomendam que a pessoa consuma suco de romã para estimular o sistema imunológico.

De acordo com estudos foi descoberto que o suco de romã pode ter três vezes mais atividade antioxidante do que o chá verde e o vinho tinto, que já são conhecidos por terem uma grande quantidade dessas substâncias.

As romãs são frutas que contêm três tipos de antioxidantes importantes para nós, sendo os taninos, antocianinas e o ácido elágico.

Com o consumo do suco de romã, nós fortalecemos o sistema imunológico ao ponto de ser mais fácil combater os vírus, diminuir a inflamação e, por conseguinte, prevenir danos nos órgãos. Essa é a bebida ideal para tratar um sistema imunológico fraco.

Baixa a pressão arterial

Atenção você que sofre de pressão arterial alta. Você talvez não sabia que a romã tem a habilidade de baixar a pressão, mas saiba que isso será muito benéfico para você caso você sofra desse problema de saúde que afeta tanta gente.

É quase como um alívio de estresse de forma comestível. Foram feitos estudos onde se descobriu que o consumo da romã é eficaz no tratamento da pressão arterial alta. Entretanto, talvez não seja uma boa ideia fazer isso disso se você usa medicamentos para baixar a pressão.

Inflamação

As romãs combatem a inflamação do nosso corpo, e isso se deve ao fato de possuírem antioxidantes. Sim, mais uma vez precisamos falar deles. Quando você sofre de problemas como artrite, artrite reumatoide e osteoartrite e consome romã com uma certa frequência, consegue sentir alívio dessas condições, sentindo menos dor.

Além disso, o consumo de romã garante que você possa combater a degradação da cartilagem. Portanto, se você sofre dessas doenças inflamatórias é recomendado que faça uso da romã para aproveitar seus benefícios nessas áreas.

Colesterol

O colesterol é um dos causadores de diversos males na nossa vida. Ele, por exemplo, ajuda a causar problemas cardiovasculares em níveis muito altos, e por isso sempre é bom tomar cuidado para que os níveis de colesterol não se elevem demais.

Uma maneira de reduzi-los de forma eficaz é consumindo romã com frequência. Esse efeito se dá pelo fato de a romã possuir os antioxidantes polifenóis, dos quais falamos um pouco mais acima. Consuma romã todos os dias e logo você voltará no médico com um sorriso no rosto pela redução do colesterol.

Câncer

Temos o câncer como uma das grandes doenças vilãs para a nossa saúde, que pode nos fazer definhar em pouco tempo. O câncer é uma doença difícil de lidar, tanto que algumas pessoas conseguem se curar mas outras não. E o pior é que não é apenas a pessoa com câncer que sofre; todos ao seu redor que se importam com ela também padecem junto.

Por isso, se faz necessário o consumo de alimentos que ajudam a impedir que o câncer avance, melhorando as condições para a pessoas se curar.

Foram feitos estudos em que se descobriu que a romã inibe o crescimento das células cancerígenas e ajuda a fazer com que essas células morram, um processo de nome apoptose.

Foi feito um estudo específico que mostrou que o suco de romã impediu que o câncer de próstata de uma pessoa se desenvolvesse, pois parou a proliferação dessas células ruins.

Um outro estudo comprovou o mesmo resultado em relação às células cancerígenas da mama. Se você sofre de câncer, acho que vale a pena consumir o suco de romã todos os dias.

Não há resultados garantidos, até porque mais estudos precisam ser feitos, mas é uma aposta que pode te salvar.

Contraindicações da romã

A romã tem algumas contraindicações sobre as quais você precisa estar alerta para não correr riscos. Ela interage com medicamentos para pressão alta e para o fígado, então, se você toma algum medicamento desse tipo, é indicado que você não consuma a romã ou pelo menos fale antes com o seu médico, pois ele, conhecendo melhor a sua história clínica, saberia ajustar a dosagem ou dizer se você pode consumir a romã normalmente ou não pode consumir.