8 benefícios principais do chá de canela

Este texto tem como objetivo mostrar para nossos usuários leitores os benefícios do chá de canela, temos como propósito aqui escrever apenas os benefícios que realmente são comprovados e também as contraindicações. Infelizmente sabemos que nem sempre há tantas pesquisas sobre chás, mas para isso recorremos à artigos escritos em inglês e também em português.

A canela é uma especiaria que está em nosso cotidianos e que podemos ter acesso sem muito custo. Pelo número de benefícios da canela vale a pena iniciar o uso desse chá, além de saboroso ele pode trazer muitas coisas boas para a nossa saúde.

Os benefícios comprovados do chá de canela para nossa saúde

A cultura popular atribui vários benefícios para as plantas, a maioria deles realmente são verdadeiros. Abaixo listaremos para você quais são os principais e logo após mostraremos a fonte que retiramos a informação.

  • Diminui o nível de açúcar no sangue – Benefício muito importante para quem tem diabetes do tipo 2 ( 1)
  • Reduz o peso  – Por causa da redução do açúcar no sangue a pessoa irá emagrecer ( 2 )
  • Reduz o nível de colesterol – Comprovadamente o chá de canela diminui a gordura ruim do nosso corpo (3)
  • Protege contra doenças – Por fortalecer o nosso sistema imunológico que é a defesa de nosso corpo, este chá é capaz de nos proteger contra doenças ( 4 )
  • Previne contra doenças crônicas – Por conter antioxidantes, o chá de canela ajuda na prevenção de diversas doenças crônicas como o câncer. ( 5 )
  • Excelente para a má digestão – O chá de canela auxilia o sistema digestivo, pois estimula os sucos gástricos, sendo muito bom em dias de má digestão. ( 6)
  • Para inflamações – Excelente no tratamento de inflamações em geral como a dor de garganta ( 7)
  • Trata cólicas menstruais – Por causa de seus efeitos analgésicos e anticoagulantes o chá de canela é muito bom para reduzir as cólicas menstruais

Veja tambémChá de canela e emagrecimento 

Como fazer o chá de canela

Assim como a maioria do chás, o de canela é bem simples de ser feito. Não é necessário nenhuma medida extremamente exata como acontece com os remédios comprados em farmácias, claro que deve haver bom senso.

Para uma xícara de água podemos usar um pau de canela, ou mesmo uma colher de chá da canela moída. Basta levar a água para ferver e deixe o pau de canela por 5 minutos na fervura.

Uma dose equilibrada de uso desse chá pode ser até 3 xícaras ao dia, caso sinta alguma reação adversa suspenda o uso.

Como é um chá termogênico, pode ser usado antes de atividades físicas para ajudar na queima de gordura e para dá mais energia ao corpo.

Os benefícios da canela não está apenas em seu chá, como todos sabemos podemos consumi-la de outras formas. Na culinária a canela é muito utilizada e isso é muito bom para a nossa saúde, além do sabor agradável que ela traz ao alimentos.

Evite apenas tomar o chá de canela antes de dormir, ela pode elevar sua temperatura e acelerar seu metabolismo, o que pode atrapalhar o sono.

Cuidados com o uso do chá de canela

Mulheres grávidas devem ter uma atenção especial, o chá de canela pode ser abortivo, por isso não deve ser consumido por elas. Tanto o chá de canela como qualquer outro deve ser evitado por mulheres grávidas. Mulheres que estão em fase de amamentação também devem evitar o uso desse chá.

O chá de canela pode causar insônia, como já dissemos anteriormente, principalmente se consumido pouco antes da hora de deitar.

Pessoas com hipertensão deve ficar atentas, em algumas pessoas a canela pode elevar a pressão arterial, o correto é essas pessoas procurem orientação médica antes de fazer o uso

Pessoas com problemas no figado e/ou rins devem também pedir orientação médica para fazer o consumo regular do chá de canela.

VOCÊ IRÁ SE INTERESSAR TAMBÉM

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.