Andiroba e seus benefícios

Bruno G. Costa

Saiba mais em CLIQUE AQUI
Sou mineiro "Uai", psicólogo de formação e estudioso ...
Bruno G. Costa

Últimos posts por Bruno G. Costa (exibir todos)

Você já ouviu falar na andiroba? Trata-se de uma árvore talvez não tão conhecida em algumas regiões do Brasil, mas que deveria, pois é cheia de benefícios para o nosso corpo.

Além disso é uma árvore comum no nosso país, em especial na região norte, onde é usada com mais frequência. Quer conhecer um pouco mais sobre a andiroba e os seus benefícios? Então, não pode perder este texto.

O fruto da andiroba tem uma coloração marrom e se abre, quando maduro, caindo no chão e revelando as sementes que se parecem com castanhas. É das sementes, que contêm até 63% de gordura, que é extraído o óleo de andiroba. Esse óleo está repleto de ácidos palmítico, oleico, linoleico e esteárico.

O que da andiroba é usado?

Você pode usar praticamente tudo da andiroba, mas há aquelas partes que são mais usadas e há aquelas que são menos usadas. É o óleo o que mais é usado dessa árvore, mas em menor escala são usadas a casca, as sementes e as folhas.

Quais são os benefícios da andiroba?

A andiroba está repleta de benefícios. Nós podemos, por exemplo, usar a casca, as folhas e as sementes para tratar problemas inflamatórios e reumáticos. Além disso, o consumo dessas partes da andiroba, seja por meio de chá ou outra preparação, é eficaz para tratar infestações de parasitas no intestino. Essas partes da andiroba ainda funcionam como um tônico geral, e, externamente, pode ser usado para lavar feridas e para tratar a herpes genital e labial.

Inseticida

O óleo de andiroba tem propriedades inseticidas e repelentes, sendo mais indicado para afastar insetos do que os próprios inseticidas. O óleo ainda pode ser usado para tratar úlceras na pele e parasitas na pele. Se você sofre de psoríase, um tipo de dermatite que causa descamação, pode fazer uso do óleo de andiroba nas regiões em que a psoríase aparece em seu corpo.

Antisséptico

O óleo de andiroba tem forte ação antisséptica, e por esse motivo é recomendado que você pingue algumas gotas dele no canal auditivo, caso sofra de algum problema nessa região. Dessa forma, você vai melhorar.

Tratamento para o câncer

É isso mesmo que você ouviu. A andiroba pode ser usada para tratar o câncer. É claro que ela provavelmente não curará o câncer, mas servirá como uma ajuda para que isso possa acontecer. Certamente você terá um suporte, impedindo que a doença avance em um nível muito rápido. Combine esse produto com o tratamento que o médico solicitar para tratar essa doença.

Faringite

O óleo de andiroba pode ser usado como gargarejo para os casos de faringite. Mas você deve usar algumas gotas desse óleo diluído em água, pois não é recomendado o consumo puro disso. Se você sofre de faringite, experimente esse remédio.

Os melhores remédios com andiroba

Agora que você conhece os benefícios da andiroba para a nossa saúde, está na hora de ficar por dentro de como preparar remédios para algumas das questões que citamos. Está curioso? Está logo abaixo.

Remédio com andiroba para picada de insetos

Esse remédio é muito simples de ser feito, então mesmo se você não estiver habituado a essas preparações não terá dificuldade em fazer o procedimento.

Para o remédio você precisa de dois ingredientes, sendo:

  • 5 gramas de óleo de andiroba e
  • 2 gotas de amônia comum.

Primeiramente, você precisa misturar esses dois itens em uma jarra com tampa. Esse remédio precisa ser aplicado várias vezes ao dia nas áreas onde você foi picado. Isso vai aliviar a coceira de maneira eficaz e diminuir o desconforto.

Remédio com andiroba para os piolhos

Se você sofre de piolhos ou conhece alguém que está sofrendo disso, pode usar esse remédio para matar e expulsar esses seres da cabeça.

O tratamento consiste em aplicar algumas gotas de óleo de andiroba no cabelo, para então fazer uma massagem com os dedos, distribuindo o óleo da raiz às pontas. Se a pessoa com piolhos é uma criança, você pode usar esse remédio todos os dias antes de a criança ir para a escola.

Como infestações de piolhos acontecem muito na escola e esses seres passam de uma cabeça para a outra, você pode prevenir seu filho de sofrer com isso passando o óleo de andiroba.

Remédio caseiro com andiroba para dores musculares

Se você sofre de dores musculares, usar o óleo de andiroba é uma boa forma de melhorar, a fim de que essas dores cessem e você possa voltar às suas atividades sem se sentir impedido por causa da dor. Para isso, você vai precisar misturar 5 gotas de óleo essencial de cedro, 30 g de óleo de andiroba e 5 gotas de óleo essencial de alecrim.

Com esses três ingredientes misturados, você tem o remédio perfeito. Aí, para se beneficiar você apenas precisa usar a mistura para massagear os músculos afetados. Essa massagem precisa ser suave, e você deve fazer isso duas ou três vezes por dia.

Existem contraindicações?

O óleo de andiroba tem pesquisas insuficientes para saber se ele é contraindicado ou não. Por esse motivo, é interessante que você não faça uso da andiroba se estiver grávida ou amamentando, e é importante que o seu médico supervisione o seu tratamento, a fim de garantir que tudo está bem. Dessa forma, você será assistido ao ter qualquer possível desconforto causado pelo remédio caseiro com andiroba.