Arando e seus benefícios

Bruno G. Costa

Bruno G. Costa

Saiba mais em CLIQUE AQUI
Sou mineiro "Uai", psicólogo de formação e estudioso ...
Bruno G. Costa

Últimos posts por Bruno G. Costa (exibir todos)

O arando uma pequena fruta também chamada de mirtilo e também conhecida pelo termo inglês “blueberry”. A coloração azul dessa frutinha chama muito a atenção, e essa fruta tem benefícios estupendos para a nossa vida.

Para você ter uma ideia, os arandos são frutas que ajudam na prevenção do diabetes e das doenças cardiovasculares. Ajuda a curar cistites, resfriados e melhora o nosso sistema imunológico.

Quer conhecer mais sobre o arando e seus benefícios? Tudo o que você precisa saber está aqui!

Consumo de arandos

Os arandos estão sendo cada vez mais consumidos ao redor do mundo. Aqui no Brasil, por exemplo, muita gente que não conhecia os mirtilos hoje já conhecem, por conta dos inúmeros benefícios dos quais ouviram falar.

Os arandos são apresentados como um alimento ideal cheio de propriedades curativas e nutricionais que fazer dessas frutinhas excelentes produtos para o nosso consumo. De acordo com uma pesquisa do Conselho Americano Highbush Blueberry Council, o número de americanos consumindo mirtilos quase dobrou desde 2005.

O poder de nutrição do arando

O arando é um fruto especial por vários motivos, mas um dos que mais se destacam é que ele é nutritivo de uma forma poderosa, pelo fato de conter uma grande quantidade de antioxidantes.

Além disso, os arandos contêm uma grande quantidade de vitamina C, fibra e potássio, itens muito importantes para a nossa saúde.

Muita gente já considera o mirtilo como um superalimento, por conta de suas propriedades curativas.

Benefícios do mirtilo

Como você já deve imaginar a esse ponto, o mirtilo ou arando — como você quiser chamá-lo — tem muitos benefícios para a nossa saúde, indo de encontro a algumas doenças para curá-las.

Abaixo você consegue uma lista dos principais benefícios do arando. São benefícios assustadoramente bons. Você não pode perder.

Síndrome metabólica

Os arandos são eficientes para tratar a síndrome metabólica. Dessa forma, não é mais necessário — ou pelo menos tão necessário — a intervenção médica ou a medicação, o que se torna até mesmo mais confortável.

Para se beneficiar, você precisa apenas comer 2 xícaras de arandos por dia durante oito semanas. Isso é o suficiente para reduzir os sintomas da síndrome metabólica e você passar a ter uma melhor qualidade de vida.

Esses benefícios foram comprovados por um estudo realizado por pesquisadores da Universidade do Maine.

Polifenóis

Outro benefício dos arandos é que ele é rico em polifenóis que também são eficientes para tratar a síndrome metabólica. E, para quem está se perguntando o que é isso, a síndrome metabólica é um grupo de fatores de risco que podem potencializar as chances de uma pessoa sofrer de doença coronariana, colesterol alto, diabetes, hipertensão e obesidade.

Se você não quer sofrer de nenhum desses problemas de saúde, é recomendado que passe a comer mirtilos com uma maior frequência, pois ele é muito benéfico para prevenir esses problemas de saúde causados pela síndrome metabólica.

Sistema imunológico

O sistema imunológico é o nosso sitema de defesas do corpo. É através dele que prevenimos algumas doenças e curamos as que já temos.

Para não ficar doente com menos frequência, é necessário ter um sistema imunológico ativo e bom. No caso dos arandos, é importante que você saiba que ele melhora o nosso sistema imunológico por conter uma grande quantidade de estilbeno e vitamina D, dois itens que juntos conseguem melhorar as defesas do nosso corpo, o que faz com que possamos melhorar de nossas doenças.

Colesterol

Foi feito um estudo com camundongos que comeram mirtilos, e o resultado foi que o colesterol no sangue diminuiu consideravelmente. O próximo passo é estudar esses testes nos humanos, mas praticamente já temos um resultado.

Diabetes

Você acha que tem maiores chances de sofrer de diabetes? Então, aqui vai uma notícia muito boa para você. Os arandos são frutinhas que diminuem em 26% as chances de uma pessoa sofrer de diabetes tipo II.

Outras frutas também reduzem as chances de isso acontecer, mas apenas em 2%. Entretanto, de acordo com um estudo se verificou que o suco dos arandos não tem esse mesmo efeito, ou seja, você precisa comer os mirtilos sem fazer o suco. Esse estudo foi publicado no British Medical Journal no ano de 2013.

Cérebro

Os arandos ainda têm benefícios para o cérebro, mais uma vez graças a enorme quantidade de antioxidantes presentes nele. Há um suplemento de nome NT 020 que contém 3 ingredientes importantes o cérebro: mirtilos, chá verde e vitamina D3. Esses três itens juntos são responsáveis por uma melhora significativa na função cognifica de adultos mais velhos. O resultado foi que eles passaram a ter uma maior facilidade em processar as informações.

Cistite

Se o suco de arandos não serve para para prevenir a diabetes, serve pelo menos para tratar os problemas do trato urinário, que são muito desagradáveis. Com o consumo do suco de mirtilo, você opta por uma alternativa aos antibióticos para tratar a cistite.

Inteligência

Você quer ter mais inteligência? Os mirtilos são frutinhas que não necessariamente deixam você mais inteligente, mas melhora determinados elementos do seu cérebro. Com o consumo deles, você tem uma melhor acuidade mental e é reduzida a perda dee memória. Se você sofre muito com isso, pode se beneficiar com o consumo de arandos. Foram feitos estudos com o mirtilo e descobriu-se que as propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias são eficientes do retardo do declínio cognifico em cerca de 2,5 anos, o que é muita coisa.

Pressão arterial

Um dos benefícios do mirtilo é o de baixar a pressão arterial. Por isso, você pode se beneficiar caso sofra de hipertensão. Além disso, você pode diminuir em 10% as chances de sofrer de hipertensão ao consumir uma porção de arandos por semana.

Resfriados

Os arandos são frutinhas cheios de vitamina A, B e C, três itens muito bons para melhorar o sistema imunológico. Dessa forma, é possível combater infecções com maior facilidade, lidando com resfriados a partir do momento em que você sofre com eles.

Digestão e visão

Como último benefício, podemos falar que os mirtilos são bons para tratar a diarreia e aliviar a inflamação das membranas mucosas. Além disso, ajuda a melhorar a condição de distúrbios oculares, como a baixa visão noturna, fadiga ocular e até a miopia!

Contraindicações e efeitos colaterais

Os arandos são geralmente bem tolerados, mas as mulheres grávidas devem evitá-los. Se você é diabético, deve consultar seu médico sobre consumir os mirtilos. Em alguns poucos casos, é possível desenvolver reações alérgicas.