Benefícios Chlorella

Bruno G. Costa

Saiba mais em CLIQUE AQUI
Sou mineiro "Uai", psicólogo de formação e estudioso ...
Bruno G. Costa

Últimos posts por Bruno G. Costa (exibir todos)

A Chlorella é uma alga verde com a qual atualmente se fazem muitas pesquisas por conta de seus benefícios nutritivos e das propriedades medicinais.

Neste texto você vai conhecer os benefícios de emagrecimento e outros, malefícios e muitas outras informações sobre o uso da chlorella.

Quando falamos na chlorella, estamos nos referindo a um tipo de alga que é muito utilizada na medicina pelo fato de ser um alimento completo que supre nossas necessidades diárias.

Está cheia de vitaminas, minerais, carboidratos, proteínas, gorduras boas e fitonutrientes que a gente precisa.

Ela é considerada uma das maiores fontes de proteína do planeta. Só com esse informação você já deve ficar atento à chlorella.

Outros itens que a chlorella tem em grandes quantidades em sua composição são a Vitamina A, B2 e B3, magnésio, zinco, ferro, gorduras, fibras e energia, além de vitaminas C, E e K, e minerais como o cálcio, fósforo e potássio.

Quais são os benefícios da chlorella?

Emagrecimento

Esse é o benefício mais procurado da chlorella, pois as suas propriedades emagrecedoras são visíveis com o tempo e comprovadas pela ciência.

Foram feitos estudos em animais e também em humanos usando a chlorella, e em todos os estudos se descobriu que essa alga é eficaz para diminuir o percentual de gordura corporal, além de ter outros benefícios indispensáveis.

Foi feita uma pesquisa recente em 2014 que descobriu que os pacientes com esteatose hepática (gordura no fígado) que foram tratados com chlorella tiveram uma perda de peso significativa, redução no colesterol, redução na glicemia em jejum e muitos outros resultados incríveis.

A chlorella é eficaz para tratar excesso de peso porque acelera o nosso metabolismo, reduz nossa sensibilidade à insulina e ainda reduz a reabsorção de colesterol no intestino.

Outra coisa presente na chlorella que ajuda a emagrecer é a fibra, que diminui a nossa fome por alimentos não saudáveis.

Eliminação de toxinas

A chlorella é importante na eliminação das toxinas do nosso corpo por melhoras as funções do fígado.

Dessa forma, os radicais livres, os quais podem causar doenças como o câncer, são combatidos.

Lembre-se que os radicais livres aparecem por conta de vários fatores, até mesmo da exposição ao sol.

É importante tomar sol, mas é importante consumir chlorella por conter glutationa, um item que ajuda no combate aos radicais livres.

A chlorella é um item indispensável para quem sofre com a presença de metais pesados no corpo, que com o tempo podem causar intoxicação.

A chlorella vai impedir que esses metais pesados se acumulem nos nossos ossos e no sistema nervoso central e vai remover aqueles que já estão acumulados.

Foram feitos estudos importantes sobre isso, e o que se descobriu é que a chlorella é imbatível no que diz respeito a eliminar essas substâncias nocivas, desintoxicando o corpo com eficácia.

Anemia ferropriva

A chlorella previne que o nosso corpo sofra de anemia ferropriva, que é a deficiência de ferro, unicamente por ter uma grande quantidade de ferro em sua composição, estimulando a produção das hemácias para garantir o fornecimento de oxigênio para os tecidos.

Dessa forma, é mais fácil nos manter saudáveis e evitar possíveis colapsos no nosso corpo.

Sistema imunológico

O sistema imunológico é o sistema de defesas do nosso corpo, que nos ajuda no combate de todos os tipos de doenças.

Quem tem um sistema imunológico forte costuma ficar doente menos vezes. Essas células de defesa do nosso corpo podem nos ajudar a tratar infecções virais, tumores e outros problemas de saúde.

Massa muscular

A chlorella contém uma grande quantidade de vitaminas, aminoácidos e minerais, o que a torna um item interessantíssimo para estimular o ganho da massa muscular, por conta dos processos que ela promove no nosso corpo.

Dessa forma, não fica mais tão difícil conseguir massa, o que torna a chlorella um item muito bom para complementar dietas específicas e musculação.

Trata o câncer

A chlorella tem itens que ajudam no combate de cânceres e tumores, além de prevenir que esse problema de saúde tão grave ocorra. Ou ela, esse produto previne as células cancerígenas de aparecerem e combatem aquelas que já estão presentes no corpo de alguém com câncer.

Diabetes

Se você tem propensão a sofrer de diabetes, pode consumir a chlorella como uma ferramenta para impedir que isso aconteça.

A chlorella aumenta a sensibilidade das células ao hormônio da insulina e facilita o controle da glicemia.

Além da glicose, o consumo de chlorella serve para diminuir a quantidade do colesterol LDL, chamado de colesterol “ruim”.

Um dos riscos de sofrer diabetes é o de perder a visão, mas com a chlorella você está mais preparado para não sofrer desse problema de saúde, pois o item fortalece a nossa visão.

Diminui as dores

Se você sofre de dores nas articulações ou outros tipos de dores pode se beneficiar bastante com o consumo da chlorella, que é eficaz para tratar desses problemas de saúde que afetam tanta gente. Se esse for o seu caso, não hesite em consumir.

Rejuvenescimento

A chlorella não pode interromper a passagem do tempo, mas pode reduzir o estresse oxidativo causado pelos radicais livres, substâncias das quais já falamos um pouquinho neste artigo.

Os radicais livres podem ser fruto de má alimentação, exposição ao sol, poluição e tabagismo, ou seja, alguns desses fatores não são possíveis de evitar.

Mas é possível contornar a situação ao consumir alimentos como a chlorella, que melhora a aparência da pele e reduz o envelhecimento.

Coração

O coração e o cérebro são os órgãos mais importantes do nosso corpo. Sem eles, é impossível viver.

Por esse motivo, precisamos cuidar deles. Especificamente falando do coração, é sabido que consumir chlorella pode diminuir as taxas do colesterol LDL e dos triglicérides, além de controlar a pressão arterial.

Portanto, é possível afirmar que a chlorella ajuda a proteger o coração de problemas como a ateriosclerose e o infarto.

Malefícios, contraindicações e como tomar

Geralmente, chlorella não tem malefícios, exceto em pessoas para quem o uso dessa substância é contraindicado.

A quantidade a ser consumida é meio tablete de 125 mg e 1 tablete de 250 mg no almoço e no jantar.

Mas a chlorella não deve ser usada de forma alguma por pessoas que sofrem de doenças renais crônicas ou que fazem hemodiálise, que sofrem de glaucoma de ângulo fechado, estenose pilórica, íleo paralítico, hipertrofia prostática, arritmias taquicárdicas, adenoma da próstata com formação de urina residual, edema agudo do pulmão, estenose mecânica do trato gastrointestinal e megacólon.

Se a mulher está grávida, lactante ou tem metrorragias ou menstruações abundantes, deve falar com o médico antes de consumir.

Se houver suspeita de gravidez, você deve falar com o seu médico imediatamente.

Outra contraindicação é para pessoas com trombose que fazem uso do medicamento Marevam.

Acontece que a chlorella interage com esse medicamento, pelo fato de nela haver clorofila, que não se deve misturar com o Marevam.

Se você não está dentro de nenhuma contraindicação, consuma a chlorella, mas sempre nas quantidades recomendadas.