Benefícios dos vinhos

Bruno G. Costa

Bruno G. Costa

Saiba mais em CLIQUE AQUI
Sou mineiro "Uai", psicólogo de formação e estudioso ...
Bruno G. Costa

Últimos posts por Bruno G. Costa (exibir todos)

O vinho é muito apreciado para se consumir em jantares, almoços especiais ou em outras ocasiões. Muita gente não acredita nos benefícios dessa bebida pelo fato de ela conter uma porcentagem de álcool, mas o vinho, principalmente o tinto, é muito benéfico para a saúde quando não consumido em excesso, mas com certa regularidade. Por isso, consumir um copo de vinho por dia pode ser o suficiente para prevenir e tratar problemas de saúde.

Quer saber os benefícios dos vinhos? Então você não pode perder este texto.

Benefícios do vinho tinto

O vinho tinto é um item que você tem que ter em casa todos os dias, embora tenha que ter em mente que não pode consumir mais do que o indicado, que é uma taça por dia.

Abaixo, você encontra 10 benefícios maravilhosos dessa bebida que deveria ser consumida — com prudência — por todos os adultos.

Perda de peso

Provavelmente, uma das coisas que mais tem nos sites de produtos naturais são elementos que se dizem benéficos para ajudar a emagrecer. Alguns deles realmente são capazes de fazer isso, e, dentre esses alimentos e bebidas você pode encontrar o vinho tinto, um item que é eficaz para ajudar na perda do seu peso.

O vinho tinto é eficaz para isso porque tem um gene que impede a formação de novos adipócitos, impedindo que o seu peso aumente em grande quantidade.

Mas não é apenas isso — além da prevenção, o vinho tinto proporciona a eliminação dos quilos pouco a pouco, mobilizando-os e purificando-os para que você perca peso.

O consumo de vinho tinto é realmente eficaz para evitar ganhar peso e proporcionar a perda dos quilos, mas você não deve tomar mais que um drinque por dia, o que dá um pouco menos que um copo cheio.

O vinho tinto por si só pode ajudar na perda de peso, mas seus efeitos serão melhor sentidos se você combinar o consumo do vinho com uma alimentação balanceada e sem gordura, além de fazer exercícios físicos todos os dias, podendo ser uma simples caminhada de alguns minutos na praça.

Melhora cognitiva

O vinho tinto é um item que causa uma melhora cognitiva, impulsionando o nosso cérebro a exercer seus processos com uma melhor desenvoltura e impedindo que a pessoa sofra de doenças que afetam a cognição, como é o caso da demência e doenças degenerativas do cérebro.

Os composto presentes no vinho tinto fazem com que ele seja uma eficiente solução para curar inflamações, prevenir o endurecimento das artérias e melhorar o fluxo de sangue — uma vez que inibe o poder coagulativo do corpo. Você provavelmente não se arrependerá ao consumir uma taça de vinho por dia.

Infecções da gengiva

Você sofre de infeção na gengiva? Esse problema bastante desconfortável pode ser tratado com a ajuda do vinho tinto, um item que, como já dissemos neste texto não pode faltar na sua alimentação.

A inflamação nas gengivas é um problema que podem trazer sangramentos nessa região.

Para se beneficiar você apenas precisa ingerir um copinho de vinho tinto com as refeições. Isso funciona porque as uvas têm compostos que são fermentados e impedem o aparecimento de estreptococos e bactérias que normalmente estão ligadas ao surgimento das cáries, da gengivite e dores de garganta.

Cansaço

O vinho tinto é uma bebida feita com uvas que são frutas muito boas para a nossa saúde. As uvas contêm resvaratrol que são itens que nos ajudam a descansar e eliminar um pouco da apaticidade.

Se você sofre disso costumeiramente, pode se beneficiar ao consumir um copinho de suco de uva natural ou vinho.

Endorfina

A endorfina é um elemento que é liberado para o nosso corpo quando fazemos exercícios. Você já ouviu alguma pessoa que frequenta a academia dizer que lá é o seu refúgio, que é o lugar onde ela consegue relaxar? Isso acontece porque, durante o treino é liberado a endorfirna, um hormônio que ajuda a relaxar e a fazer você aproveitar melhor o momento.

De acordo com estudos, é liberado endorfina quando você consume um pouco de vinho. Dessa forma você se sentirá bem melhor consigo mesmo. Lembre-se apenas de maneirar na dosagem, pois, como o álcool é um depressor do sistema nervoso central, pode fazer com que você fique muito sonolento.

Paladar

Outro benefício do vinho tinto acontece quando você o consome junto com a comida, pois ele dá um sabor mais atraente aos alimentos que você come, diminuindo a sensação de estar ingerindo as gorduras da carne e tornando todos os alimentos mais saborosos. É por isso que muita gente não evita comer sem um copo de vinho do lado. Não é só chique, como algumas pessoas dizem, mas também é agradável.

Colesterol

O colesterol alto é um problema que muita gente ao redor do mundo enfrenta, seja por causa da má alimentação ou de outros fatores que fazem com que o colesterol “ruim” suba de forma desnorteada.

O vinho tinto é um item rico em polifenóis, um deles sendo o resvaratrol, que é cheio de antioxidantes. Esse item é importante para a nossa saúde porque protege os nossos vasos sanguíneos, impedindo que sejam formando coágulos e reduzindo o colesterol LDL, o chamado colesterol “ruim”.

Coração

É possível que você já tenha ouvido dizer que o vinho é bom para o nosso coração. Sim, isso é verdade. O vinho tinto contém polifenóis, como já dissemos, mas contém também vitamina E, responsável por limpar nosso sangue, prevenir coágulos e proteger os tecidos dos vasos sanguíneos. Isso significa que o vinho tinto é muito bom para o nosso coração e que basta consumir um copinho por dia para receber os maravilhosos benefícios desse item.

Câncer

O câncer é uma doença é pode estragar muitas vidas, diminuir a vontade de viver e causar outros problemas horríveis. Portanto, se você quer ter menos chances de sofrer desse problema, pode consumir um copinho de vinho tinto por dia. Isso não garante que você não irá sofrer de câncer, mas é uma forma de preparar melhor o seu corpo para não sofrer da doença.

Com o consumo de vinho, você tem menos chances de sofrer desse problema de saúde. Os tipos de câncer que podem ser evitados com o consumo de vinho tinto é o câncer de mama e o câncer de pulmão. As mulheres são as que mais podem ser beneficiadas.

Infecções do trato urinário

Em último lugar, é importante dizer que o vinho tinto é eficiente para tratar as chamadas infecções do trato urinário, as quais são muito incômodas.

Esse benefício pode ser aproveitado graças às propriedades antioxidantes e adstringentes do vinho tinto. Essas propriedades impedem que a pessoa sofra com a ação das bactérias que atingem os rins ou a bexiga.

Além disso, essas propriedades do vinho são importantes para estimular e otimizar a filtragem e a purificação desses órgãos. Lembre-se apenas de consumir o vinho nas quantidades indicadas, não mais do que um copinho por dia, pois nesse caso você pode sofrer dos efeitos colaterais do álcool.