Cana de macaco e seus benefícios

Bruno G. Costa

Saiba mais em CLIQUE AQUI
Sou mineiro "Uai", psicólogo de formação e estudioso ...
Bruno G. Costa

Últimos posts por Bruno G. Costa (exibir todos)

A cana-de-macaco é uma planta que pode ser conhecida por diversos outros nomes como Canarana, cana-roxa ou cana do brejo e que tem muitos benefícios para o nosso corpo.

Seu nome científico é Costus spicatus

Seu poder curativo pode ser até maior do que o de alguns remédios, e portanto ela é indicada para várias pessoas.

Essa planta é nativa do México e se adequa bem a climas quentes, semi-quentes e temperados.

É mais fácil de se desenvolver com uma melhor aparência quando está à sombra e recebe apenas um pouco de sol.

Benefícios da cana-de-macaco

A cana-de-macaco é benéfica para vários problemas da nossa saúde, ajudando-nos a revitalizar, recuperar com uma velocidade maior do que se tomássemos apenas os remédios.

Entre as propriedades dessa planta, encontra-se o fato de ela ser diurética, antiespasmódica, anti-inflamatória — servindo para todos os tipos de inflamações —, anticancerígena, antiepiléptica e antioxidante.

Essas são as propriedades. Abaixo, você encontra uma lista com os usos medicinais da cana-de-macaco.

Cálculos renais

A cana-de-macaco é uma planta que nos ajuda a tratar cálculos renais e outros problemas nos rins, graças às suas fantásticas propriedades.

Ela faz todo um tratamento de limpeza e purificação dos rins, deixando-os sempre saudáveis para exercerem sua função de forma adequada.

Distúrbios menstruais

Se você sofre de distúrbios menstruais, como retardamento da menstruação ou problemas onde sai uma quantidade anormal de sangue, pode consumir a cana-de-macaco para beneficiar.

Doenças venéreas

Elas são as doenças sexualmente transmissíveis, as quais normalmente são transmitidas pelo contato sexual, embora outras situações possam causá-las, como compartilhamento de agulhas e seringas.

Uma forma interessante de auxiliar o processo de cura dessas doenças é com a cana-de-macaco, que exerce um poder importante no controle dos sintomas, a fim de que a pessoa não piore.

Dores

Algumas dores podem ser aliviadas com o consumo de cana-de-macaco, como por exemplo as dores reumáticas e dores nas costas.

Câncer

As pessoas que sofrem de câncer e consomem esse produto natural estão mais preparadas para lidar com os pesados efeitos do câncer.

Sendo uma doença que nem sempre é possível ser curada e que ainda tem chance de voltar, a cana-de-macaco serve como apoio para pessoas que sofrem de câncer.

Não estou dizendo que ela vai impedir que você sofra disso ou curá-lo, mas sim que vai te ajudar a não contrair a doença e controlá-la.

Problemas urinários

A cana-de-macaco é adequada para tratar os problemas urinários, como as infecções que atingem o trato urinário e a dificuldade para urinar.

Se você sofre qualquer problema urinário, pode consumir a cana-de-macaco para se beneficiar dela.

Outros benefícios

Além de todos esses benefícios, você ainda pode se beneficiar consumindo a cana-de-macaco se sofre de problemas como a hérnia, a inflamação na uretra, inchaço e úlceras.

Como podemos ver, a cana-de-macaco serve para uma gama de problemas de saúde. Se usado da forma correta, é possível aliviar e até mesmo curar doenças que nos afetam em grande escala.

Como usar a cana-de-macaco

Para usar a cana-de-macaco de maneira eficaz, você vai precisar das folhas, das cascas e das hastes do produto natural.

O chá funciona da seguinte forma:

  • você deve colocar 20 g de folhas e hastes de cana-de-macaco em 1 litro de água fervente, deixando lá por 10 minutos.
  • Após o tempo passado, você deve coar a beber quando estiver em uma temperatura agradável.
  • O chá precisa ser bebido de 4 a 5 vezes por dia para ter efeitos positivos e não fazer mal.
  • Você pode adoçar o chá, mas é recomendado que para isso use mel ou açúcar mascavo.

Você ainda pode usar a cana-de-macaco de duas formas. A primeira delas é para o benefício dos olhos, no caso de você sofrer de alguma infecção ocular.

Você apenas precisa pegar um pedaço de haste mole, cortá-la e espremê-la para extrair algumas gotas delas.

São essas gotas que serão colocadas nos olhos. Você também pode usar a cana-de-macaco para ter benefícios em sua boca.

Funciona quando você mastiga um pedaço de caule. Se você está sofrendo de febre, precisa descascar o caule e retirar o suco, para então misturá-lo com água e se banhar.

Existem efeitos colaterais?

Se você está perguntando sobre os efeitos colaterais da cana-de-macaco, saiba que não foram descritos quaisquer efeitos colaterais com o consumo dessa planta.

Entretanto, isso não significa que eles não existem. Você deve sempre tomar as quantidades adequadas de cana-de-macaco, para que não surja qualquer imprevisto.

E as contraindicações?

Alguns sites dizem que a cana-de-macaco não possui contraindicações, enquanto outros dizem que essa planta não deve ser consumida por mulheres grávidas e que amamentam. Na dúvida, não consumia se você está nessas condições.