Capim-santo e seus benefícios

Bruno G. Costa

Saiba mais em CLIQUE AQUI
Sou mineiro "Uai", psicólogo de formação e estudioso ...
Bruno G. Costa

Últimos posts por Bruno G. Costa (exibir todos)

O capim-santo é uma erva muito importante para a nossa saúde, sendo muito usada no Brasil para fins medicinais. Você já ouviu falar nela? É a nossa mesma erva-cidreira, então talvez você a conheça por esse nome.

É uma planta que vem da Índia, pode atingir até dois metros de altura e que você encontra em abundância no Brasil, afinal ela se adapta bem a zonas tropicais e climas mais quentes. O nordeste brasileiro é um grande produtor dessa erva. O seu nome científico é
Cymbopogon citratus

Neste texto você vai conhecer o capim-santo e os seus benefícios.

O capim-santo só é encontrado no nordeste do Brasil?

Não, não é isso. Essa erva pode ser encontrada no Brasil todo, mas os grandes produtores dela no Brasil se encontram na região nordeste, pelo fato de se adaptar melhor ao clima dessa região. No entanto fique tranquilo, bem provável que você não terá dificuldade para encontrá-la estando em regiões como o sul e o sudeste.

Quais são os beneficícios do capim-santo?

Como já dissemos, o capim-santo ou erva-cidreira carrega um monte de benefícios para o nosso corpo e esses benefícios são melhor aproveitados quando se faz o chá da planta.

Na composição do capim-santo você encontra vários tipos de óleos essenciais, os quais são ricos em citral, limoleno, mirceno, dipenteno, geraniol e cibogonol.

O uso do capim-santo é mais de cunho medicinal, mas ele também pode ser usado na cozinha e para produzir cosméticos. Por exemplo, essa planta é muito usada para desenvolver osa produtos de higiene e limpeza que a gente conhece, por conta do seu maravilhoso aroma.

O capim-santo é um item que você deve sempre ter por perto, pois ele contém propriedades analgésicas, antiespasmódicas, inseticidas, repelentes e antimicrobianas. Muita coisa, não é? Isso significa que o capim-santo está cheio de benefícios para nós.

Com o consumo desse chá você pode lidar melhor com problemas como:

Já citamos o citral neste texto, mas você sabe o que ele é e o que ele faz? O citral é um item presente nos óleos essenciais do capim-santo e ele é comumente usado nos produtos de limpeza e higiene pessoal. Por isso, é comum encontrar sabonetes, desinfetantes, detergentes e outros produtos que contêm essa substância.

O citral é recomendado para quem quer tratar fungos e bactérias, o que faz todo o sentido usá-lo nos produtos de limpeza.

O citral também é responsável por espantar os mosquitos, tanto que é usado em alguns repelentes. O citral ainda ajuda o nosso organismo a ter uma melhor absorção da vitamina A.

O chá de capim-santo ainda tem outros benefícios dos quais se fala muito pouco. Ele serve, por exemplo, para ajudar na eliminação do estresse e no alívio da depressão e de seus sintomas, além de aliviar os sintomas de artrite e dores musculares quando é usado em um emplastro com a planta.

Esses forma os benefícios ao consumir o chá de capim-santo, mas há outros benefícios que podem ser sentidos quando você aplica o produto na pele. Se você sofre de feridas que ainda estão abertas, é indicado que use o chá de capim-santo nesses machucados, pois ele tem ação antisséptica, o que vai ajudar a eliminar e prevenir qualquer infecção. Graças à ação fungicida, o capim-santo é indicado para lidar com os fungos de maneira natural.

Como fazer o chá de capim-santo?

Agora, você já está preparado para usufruir dos benefícios do chá de capim-santo? Certo, então é o momento de aprender como se prepara esse chá.

Você vai precisar apenas de dois ingredientes, como acontece com outros chás. Precisa de 1 xícara de café de folhas de capim-santo e 1 litro de água.

O preparo desse chá é bastante simples, então qualquer pessoa consegue fazer, mesmo se não for muito habilidosa na cozinha. Você precisa colocar o 1 litro de água para ferver e, assim que alcançar fervura, deve acrescentar as folhas de capim-santo, abaixar o fogo e deixar o chá agir por 5 minutos.

Depois desse tempo você tem que desligar o fogo e cobrir o recipiente que usou para ferver a água. Então, você vai esperar aproximadamente 10 minutos, para só então poder beber.

Toma-se geralmente esse chá umas 3 vezes por dia, mas ele é um chá bastante seguro, sóvnão exagere no consumo

Contraindicações do capim-santo

As contraindicações existem para todos os tipos de chá e elas devem ser levadas em conta, pois se um chá é tomado por quem não pode tomá-lo, isso pode trazer muitos danos para ele.

Alguns chás têm mais contraindicações enquanto outros têm menos, mas todos têm e você deve levar em consideração pelo bem da sua saúde.

Esse chá não deve ser consumido por mulheres grávidas ou que estão amamentando, pois pode provocar certos danos. Esse grupo de pessoas normalmente deve procurar orientação médica antes de fazer o uso de qualquer tipo de chá para evitar problemas futuros para o bebê.

Se você sofre de hipotireoidismo ou hipotensão deve tomar cuidado ao consumir o chá de capim-santo, pois pode fazer mal.

A última contraindicação é para pessoas que tomam medicamentos calmantes, pois por conta do benefício sedativo do chá de capim-santo a pessoa pode sentir muito sono e ficar incapaz de realizar as tarefas diárias. Isso é ainda mais perigoso para as pessoas que trabalham com máquinas perigosas ou dirigem, pois pode causar acidentes.