Chá branco e seus benefícios

Bruno G. Costa

Bruno G. Costa

Saiba mais em CLIQUE AQUI
Sou mineiro "Uai", psicólogo de formação e estudioso ...
Bruno G. Costa

Últimos posts por Bruno G. Costa (exibir todos)

Você já ouviu falar no chá branco? Caso não faça ideia do que seja esse chá, é recomendado que acompanhe este texto até o fim, pois ele mostrará vários benefícios do chá branco, além de outras informações de suma importância sobre ele. O chá branco é uma bebida repleta de benefícios para manter estável nossa saúde em diversas áreas. Quer saber mais? Acompanhe.

Quando falamos no chá branco, estamos nos refetindo a uma bebida de sabor delicado e requintado, sendo uma das bebidas mais saudáveis para consumirmos no café da manhã.

O chá branco nasceu há mais ou menos 5000 anos na China, e desde aquela época passou a ser consumido por mutias pessoas.

Há uma lenda que diz que o imperador Shen Nung um dia sentiu sede e ferveu água para jogar nas folhas de chá branco. O resultado foi uma bebida muito boa e que é cheia de benefícios. Ela ainda aliviou a dor de cabeça do imperador.

Benefícios do chá branco

Sente-se em uma cadeira e pegue uma xícara de chá, pois agora você conhecerá alguns benefícios dessa bebida usada desde a antiguidade. Temos certeza que, assim que você acabar de ler o texto, pode começar a pensar em comprar as folhas desse chá para extrair os seus benefícios delas.

Antioxidante

Um dos seus benefícios que realmente chama a atenção é a capacidade antioxidante do chá branco, que assombrosamente boa.

O chá branco costuma ser mais caro do que o chá verde e o chá vermelho, mas é uma bebida cujo consumo vale a pena, principalmente se a tomamos nas primeiras horas da manhã. Isso funciona porque é nesses momentos que o nosso corpo está mais receptivo para aceitar os benefícios do chá. Portanto, tome em jejum ou junto com o café da manhã.

A quantidade de antioxidantes presentes do chá branco é gigantesca, sendo maior do que a quantidade de antioxidantes presentes no chá verde e no chá preto.

O chá branco é um item que contém EGCG, que se trata de um tipo de catequinas polifenólicas antioxidantes. Essas catequinas são eficientes para proteger do cancro.

O chá branco também contém taninos, que são substâncias importantes para o corpo mas que o chá branco possui em menor quantidade. Isso poderia ser uma desvantagem, mas o chá branco fica mais gostoso com essa baixa quantidade de taninos, apresentando um sabor mais suave e menos adstringente. Temos também as teaflavinas, que são polifenóis que dão o sabor adocicado a esse chá.

Perda de peso

É isso mesmo que você está lendo. O chá branco é um item imperdível para quem planeja perder peso, pois contém ingredientes essenciais nesse processo. Você também quer diminuir uns quilinhos? Pode consumir o chá branco para se beneficiar disso e propiciar a perda de peso de maneira rápida e saudável.

Seu poder de emagrecimento se dá por conta de diversos fatores. Em primeiro lugar, esse chá inibe a formação de novas células adiposas. Em segundo, mobiliza as células adiposas mais resistentes. Em último lugar, o chá branco estimula a lipólise, acelerando o nosso metabolismo. Com o metabolismo acelerado, os processos corporais acontecem de uma forma muito mais rápida, o que automaticamente faz com que percamos gordura.

“Veja mais sobre o chá branco e emagrecimento”

Pele e cabelo

O mundo pode estar caindo, mas se tivermos a pele e o cabelo com uma aparência admirável, conseguimos resistir. Nãovamos dizer que esses dois itens são necessários para qualquer pessoa, mas qualquer um que trate com carinho a si mesmo merece um ponto. Afinal, não se trata apenas de beleza, mas também de saúde.

Um cabelo e pele saudáveis são muito importantes para levantar a autoestima de uma pessoa.

O chá branco contém uma grande quanbtidade de antioxidantes, o que também sere para fortalecer o tecido conjuntivo para evitar problemas como inflamações na pele, caspa e eczema. Se você consome o chá branco com frequência, pode aliviar os casos de dermatite seborreica e tratar e prevenir a queda de cabelo.

Essa bebida ainda é importante para a nossa pele por cuidar a juventude dela, deixando-a com uma aparência jovial. O conteúdo de fenóis presentes no chá branco estimula e fortalece a produção de elastina e colágeno, que são dois itens importantes para a nossa pele, pois são encontrados no nosso tecido conjuntivo. Isso significa que essa bebida é recomendada para prevenir e tratar rugas.

Energia

Você procura por mais energia no seu dia a dia? Acontece de você ficar cansado com o passar das horas e praticamente esgotar quando chega no fim do dia? Então, os benefícios do chá branco serão bem aproveitados por você.

O chá branco possui um item natural muito interessante para quem quer manter a energia durante toda a manhã. Trata-se de um aminoácido que aumenta o estado de alerta e pode acalmar a nossa mente. Essa bebida funciona como um ótimo hidratante, fazendo com que o seu corpo permaneça saudável com o consumo regular do chá.

Esse aminoácido ainda é importante para aumentar a nossa produção de serotonina e dopamina no cérebro. Esses dois itens são neurotransmissores-chave para que permaneçamos sempre com o bom humor e em estado de alerta. Não vão fazer com que não nos sintamos tristes, mas é ideal para pessoas que têm quantidade baixa desses neurotransmissores, que se sentem depressivos mesmo nada ruim tendo acontecido.

Fígado

Como último benefício, temos o fato de que ele é um item que melhora a saúde do nosso fígado, o que o torna um grande aliado para tratar e prevenir problemas hepáticos, como a hepatite.

O chá branco melhora a qualidade desse órgão para que a nossa saúde melhore também. Então, se você estava em dúvida sobre consumir o chá ou não, não se preocupe, pois essa bebida é ideal para os casos que citamos.

O fígado é o órgão responsável pela desintoxicação do organismo. Quando consumimos o chá branco, estamos fazendo com ele esteja em boas condições para desempenhar suas funções corretamente. Se você tem problemas com a função hepática, pode melhorá-la ao consumir esse chá, pois os seus benefícios existem e devem ser aproveitados.

Quanto é possível beber por dia?

Para se beneficiar e para o consumo não fazer mal, é recomendado que você consuma um ou dois copos de chá branco. Você não precisa consumi-lo puro, pode misturá-lo com café (apesar de que para os apreciadores de chá isso é uma ofensa)

Consuma no café da manhã uma xícara de chá branco, um pouco de fibra, um pouco de proteína e frutas. Mais tarde, depois do almoço, você pode consumir uma outra xícara de chá branco.

“Como preparar o chá branco”

Existem contraindicações?

Muita gente pensa que, por se tratar de um produto natural, não existem contraindicações, esse é um equívoco. Os produtos naturais também têm contraindicações, como o chá branco.

O chá branco não é recomendado para pessoas que sofrem de nervosismo, ansiedade, estresse ou para pacientes que tomam remédios para pressão alta.

O chá branco também não é recomendado para mulheres grávidas e crianças menores de 12 anos de idade e pessoas que sofrem de algum tipo de alergia ao chá branco.

É recomendado que as pessoas limitem seu consumo de chá branco se sofrem de anemia e estão consumindo ferro no momento. Se você não exagerar no consumo desse chá, provavelmente ocorrerá tudo bem.