Chá de aroeira – benefícios

Bruno G. Costa

Saiba mais em CLIQUE AQUI
Sou mineiro "Uai", psicólogo de formação e estudioso ...
Bruno G. Costa

Últimos posts por Bruno G. Costa (exibir todos)

Este texto tem como objetivo difundir o conhecimento dos benefícios do chá de aroeira que é bastante conhecido e muito usado pela medicina alternativa.

O “fruto” da aroeira, se é que pode-se chamar dessa forma, é a pimenta-rosa, que tem esse nome por queimar um pouco.

Tanto a pimenta-rosa quanto a planta, em si, a aroeira, têm propriedades benéficas para o corpo.

Aqui mostraremos apenas os benefícios do chá de aroeira.  Acompanhe.

Tipos de aroeira

Há uma série de tipos de aroeira, mas nem todos podem e devem ser consumidos.

A aroeira prejudicial pode ser a branca e a brava, e ambas podem causar problemas como edemas, urticárias e eritemas. A aroeira da qual este texto fala é a aroeira mansa, na qual há espécies como a aroeira do campo, a rasteira, a mole e algumas outras.

É importante conhecer o tipo de aroeira que se está consumindo para que não haja complicações ao ingerir o chá ou aplicá-lo para benefícios externos.

É a aroeira mansa que tem propriedades incríveis e positivas para o corpo, as quais você pode ver abaixo.

Benefícios do chá de aroeira

imagem: reprodução
  • O chá de aroeira ajuda na perda de peso, isso porque é diurético, ou seja, reduz a retenção de líquidos, os quais são eliminados pela urina. Por esse motivo, ajuda também a eliminar a gordura e desincha a barriga, já que muitas pessoas ficam com a barriga inchadas por causa dessa retenção de líquidos. O efeito da perda de peso ainda é mais eficaz quando aliado a uma dieta saudável e a exercícios físicos frequentes. Dependendo do caso, pode ser necessário consultar um nutricionista, pois ele é o especialista que pode te ajudar a chegar em uma dieta que te ajuda a perder peso mas que não te faz mal.
  • O chá de aroeira tem propriedades antibacterianas, antifúngicas, anti-inflamatórias e até cicatrizantes, e, juntando tudo isso, o chá se torna uma bebida perfeita para limpar o útero e deixá-lo saudável. Mas apesar de ser uma bebida cheia de benefícios para as mulheres, as grávidas têm de falar primeiro com seu médico sobre se devem ou não fazer o uso, uma vez que, dependendo do caso, o chá de aroeira prejudica a gravidez.
  • Esse chá ainda é eficaz para tratar o corrimento vaginal. A aroeira, como dito anteriormente, tem benefícios antifúngicos e antibacterianos, e por isso se torna muito eficaz para tratar o corrimento vaginal. O tratamento deve ser auxiliado ao tratamento que o ginecologista receitar, e é importante conhecer seu corpo, prestando atenção na cor, no cheiro e na textura do corrimento, já que algumas doenças graves possuem sintomas semelhantes a um simples corrimento, mas com algumas diferenças que são importantes.

Outros benefícios da aroeira

Acima, você encontrou os principais benefícios do chá de aroeira e agora você vai ficar por dentro de outros problemas que podem ser tratados com o consumo da bebida. O chá de aroeira também é:

  1. Útil para tratar a diarreia;
  2. Útil para aumentar o fluxo menstrual;
  3. Útil para tratar a azia;
  4. Útil para tratar a cistite;
  5. Útil para tratar a gastrite;
  6. Útil para tratar a uretrite;
  7. Útil para tratar a febre;
  8. Útil para tratar a gonorreia;
  9. Útil para tratar o reumatismo;
  10. Útil para tratar a gota;
  11. Útil para tratar a dor de dente e a dor ciática;
  12. Útil para tratar a tosse, a bronquite e a íngua.

O chá de aroeira pode ser usado de três formas. 

A primeira é bebendo, a segunda é por meio de banhos e a terceira é por meio de compressas.

Usar compressas com o chá de aroeira é eficaz para tratar doenças dermatológicas e outras doenças, como reumáticas e artríticas. Para esses casos, também é eficaz fazer banhos elaborados com aroeira.

Mais informações

A aroeira pode ser encontrada de diversas formas, como em casca, cápsulas ou folhas.

Há pessoas que preferem um tratamento mais natural, então, para elas, nada de comprimidos.

Elas preferem, portanto, fazer o tratamento com a casca ou as folhas da planta, e o resultado é satisfatório.

A pessoa pode encontrar o chá em lojas especializadas nesses produtos ou até mesmo pela a internet, no caso de ela já estar acostumada e preferir comprar pela rede online, nesse caso, há sites especializados em chás.