Chá de barbatimão serve para quê?

Bruno G. Costa

Bruno G. Costa

Saiba mais em CLIQUE AQUI
Sou mineiro "Uai", psicólogo de formação e estudioso ...
Bruno G. Costa

Últimos posts por Bruno G. Costa (exibir todos)

Você já ouviu falar no barbatimão? Então, não sabe o que está perdendo. O barbatimão, planta conhecida por seus inúmeros benefícios para o corpo, também é conhecido por outros nomes, como barbatimão-verdadeiro e barba-de-timão. Não importa com que nome ele vem, pois os benefícios dele certamente estão incluídos. Atualmente, ele vem sendo amplamente utilizado para tratar feridas e dores, além de outros problemas de saúde. Neste artigo, você vai saber exatamente para que o chá de barbatimão serve. Acompanhe.

Quais são as propriedades do barbatimão?

É sempre bom saber das propriedades de um remédio e como elas funcionam. No caso de chás como o barbatimão, que são remédios naturais é também importante saber disso. O chá de barbatimão tem propriedades cicatrizantes da pele e das membranas mucosas, é anti-inflamatório, antimicrobiano, antibacterianos, analgésico, antioxidante, tônico, anti-hipertensivo, desinfectante, antidiabético e anti-interferente, além de ter propriedades diuréticas e de coagulação.

A planta faz com que a sensação de dor diminua, ou seja, faz com que ela não seja tão incômoda, reduz o inchaço e os hematomas na pele e ajuda na liberação das toxinas presentes do corpo, purificando-o.

arvore barbatimao
imagem: reprodução

Veja também: chás que melhoram a pele

O chá de barbatimão serve para quê?

Tendo em vista todas as propriedades citadas acima comprovadas em estudos foi notado também uma série de benefícios que o chá de barbatimão oferece à pessoa que o toma regularmente. Por exemplo, as mulheres que fazem uso desse chá têm maior facilidade para tratar feridas de HPV e reduzir a descarga vaginal. Apesar de isso já ser motivo suficiente para muitas pessoas tomarem o chá, ele ainda tem outros benefícios.

O chá de barbatimão ajuda no controle e até na cura de doenças e infecções de pele, de pressão sanguínea elevada, corrimento vaginal, gonorreia, diarreia, e sangramento e hemorragias em feridas. Se você sofre de malária, hérnia, cancro e problemas renais ou hepáticos, também vai se beneficiar com o uso constante desse chá.

Além disso, você pode se beneficiar com o chá de barbatimão quando sofre de inflamações, contusões ou queimaduras na pele, dores de garganta, diabetes, conjuntivite e gastrite. As propriedades ainda permitem que o barbatimão em chá possa ser usado para tratar a dor generalizada ou localizada, além de reduzir a sensibilidade e o desconforto, tudo o que você precisa para que a dor fique menos perceptível.

Um benefício de destaque é a possibilidade de a pessoa emagrecer ao fazer o uso contínuo de chá de barbatimão, já que as propriedades diuréticas ajudam a expulsar as toxinas e o excesso de líquidos do corpo, de modo que as pessoas que sofrem de inchaço na barriga por causa da retenção de líquidos podem se beneficiar.

Veja também: chá de melão de São Caetano

Com o que é preparado o chá de barbatimão?

O chá de barbatimão é preparado por meio da infusão com as folhas ou a casca do caule da planta. Fazer esse chá não é uma tarefa complicada, mas é recomendado que você siga a receita que está disponibilizada logo mais neste artigo.

Quanto beber desse chá?

A quantidade que deve ser consumida diariamente pode variar de chá para chá, mas, para o caso do chá de barbatimão, você deve beber de forma espaçada de 3 a 4 xícaras por dia. Mais que isso não é recomendado, pois pode causar intoxicação.

Efeitos colaterais do chá de barbatimão

Como praticamente ou absolutamente todo chá, o chá de barbatimão tem alguns efeitos colaterais, ou seja, é importante prestar atenção caso sinta coisas como irritação no estômago e é importante saber que pode causar um aborto, caso esteja grávida. Como dito anteriormente, essa planta pode gerar intoxicação se consumida em excesso, e o mais indicado é que seja usada com a orientação do seu médico.

Os efeitos colaterais, assim como em outros chás e medicamentos, não aparecem para todas as pessoas. É possível que você sinta algo que sua vizinha não vai sentir, por exemplo. Mas o acompanhamento com o médico deve ser feito até mesmo para relatar as mudanças que você sente ao consumir o chá de barbatimão.

Veja também: Chás diuréticos

Contraindicações do chá de barbatimão

Além dos efeitos colaterais, você precisa ficar atento às contraindicações do chá de barbatimão, isto é, os determinados casos em que você não deve consumir o chá, não importando os benefícios que ele pode proporcionar a você. O chá de barbatimão é totalmente contraindicado para mulheres grávidas, por razões já explicadas, e para mulheres que estão amamentando, pois as substâncias do chá podem ser passadas pelo leite materno.

O chá de barbatimão ainda é contraindicado para pessoas que sofrem de problemas graves no estômago, como por exemplo úlceras e cânceres no estômago. Se estiver tomando o chá e possuir alguma dúvida, converse com o seu médico.