chá de canela: malefícios

Bruno G. Costa

Saiba mais em CLIQUE AQUI
Sou mineiro "Uai", psicólogo de formação e estudioso ...
Bruno G. Costa

Últimos posts por Bruno G. Costa (exibir todos)

Que o chá de canela e a canela de forma geral traz muitos benefícios à saúde isso é indiscutível, mas como quase tudo na vida a canela também tem seus malefícios ou contra-inidicações.

Para saber mais sobre os benefícios da canela há outros textos em nosso site que trata a respeito.

Assim como a maioria dos chás, o de canela precisa ter um uso moderado, não dá para exagerar em busca de benefícios rápidos.

O uso em excesso é o que traz os maiores problemas no consumo do chá de canela.

Geralmente uma xícara de chá por dia não trará efeitos ruins, a menos que a pessoa se encaixe em no rol daquelas que não podem consumir esse chá.

Altas doses do chá de canela pode ser tóxicas para o organismo e assim poderá reações adversas não desejadas.

A dose de chás e nesse caso de canela é algo um tanto que individual, uma quantidade que faz mal a um talvez não faça a outro.

Alguns dos efeitos no organismo além da toxidade a pessoa pode experimentar algumas reações como diarreia, náuseas, vômitos e até danos aos rins

Outros efeitos colaterais da canela são:

Insônia

A canela como é um alimento termogênico ele atrapalhará no sono, afinal os termogênicos deixa o organismo mais alerta e acelerado, tudo que uma pessoa que deseja dormir não pode ter.

Então o uso da canela, em especial antes de dormir não é recomendado, apesar de haver alguns chás por aí feitos com canela e outros ingredientes para combater a insônia. Vale a máxima que ela é um termogênico e acelerará seu metabolismo

Veja mais = Tudo sobre o chá de canela em um só lugar

Hipertiroidismo

Mais uma vez é por causa de ser um alimento termogênico, que são alimentos que o organismo trabalhará mais para fazer a digestão e assim aumentará a temperatura corporal, por esse motivo que muitas pessoas os utilizam para a perda de peso.

A pessoa que tem hipertiroidismo já possui um funcionamento diferente do metabolismo, normalmente essas pessoas têm um metabolismo acelerado, inclusive perdem peso por causa disso.

Se a pessoa já têm o metabolismo acelerado e consome um alimento como a canela que acelerará mais ainda, não é bom

Problemas cardíacos

Pessoas que têm problemas cardíacos devem evitar a canela para que assim não não tenha aceleramento no coração de forma que ele possa não suportar.

É importante uma consulta com o médico para saber se o consumo é indicado.

Ansiedade

A pessoa ansiosa tende a ser mais acelerada do que o normal, vive em mais alerta por causa da antecipação do futuro.

Como a canela pode deixar o metabolismo mais acelerado a pessoa poderá se agitar mais do que seria confortável para ela.

Gravidez

O chá de canela não é recomendado para mulheres que estejam grávidas, pois há uma probabilidade que ele seja abortivo, como ainda não têm essa confirmação a indicação é não usar.

Geralmente as grávidas só devem tomar chás de maneira geral sob supervisão médica, pois os efeitos podem fazer mal para o bebê. Assim como as grávidas as mulheres que estejam amamentando deve consultar o médico para saber do consumo de chás de forma geral, em especial o chá de canela

Crianças

Assim como as grávidas e lactantes, as crianças fazem parte do grupo que deve evitar tomar chás sem a orientação médica, elas não têm o funcionamento como de adultos e precisam de mais cuidados, em especial crianças abaixo dos 6 anos de idade

uso medicamentos anticoagulantes

Pessoas que usam medicamentos anticoagulantes devem evitar o uso da canela por causa da substância chamada de cumarina que se presente em excesso no nosso corpo pode comprometer a coagulação sanguínia e assim gerar hemorragias em pessoas que fazem uso de anticoagulantes.

________________________________________

fonte: www.cinnamonvogue.com/cinnamon_side_effects.html