Chá de canela

O chá de canela talvez seja um dos mais conhecidos e provavelmente mais consumido em nosso país. Além de ser um chá considerado saboroso ele traz inúmeros benefícios à nossa saúde, então nada melhor do que aliar o útil ao agradável.

Praticamente todo mundo pode se beneficiar com o consumo do chá de canela, dentre seus benefícios podemos destacar o de ajudar na perda de peso, ajudar no controle do diabetes, ajuda no controle do colesterol alto, ajuda na digestão, entre tantos outros que você verá logo abaixo.

A canela é tão querida por todos que ela é usada na culinária e até em doces e balas. É um produto fácil de ser encontrado e também barato.

Acreditamos que depois da leitura desse texto você irá ter muita vontade de consumir mais canela e esperamos que isso realmente possa acontecer, compartilhe com os amigos também para disseminarmos a cultura do natural.

Você encontrará alguns números após o final de alguns parágrafos, são links para as fontes pesquisadas. Infelizmente os texto estão em inglês, mas você poderá ativar o tradutor do Google.

Leia o texto até o fim e ficará convencido que vale a pena incluir esse chá na sua alimentação diária, não vai ser apenas a perda de peso que você notará como benefícios, há tantos outros, veja a seguir.

Chá de canela auxilia realmente na perda de peso

Não é apenas crendice popular, realmente o chá de canela pode auxiliar na perda de peso. Claro que sempre a dieta e atividade física são indispensáveis, não há nada que possa substituir esses dois pilares. Mas vamos falar para você os motivos que a canela realmente ajuda na perda de gordura.

A canela tem o poder de reduzir a quantidade de açúcar no sangue e insulina produzida e isso por consequência trará uma maior perda de peso. A insulina tem como função metabolizar a glicose e há um certo equilíbrio entre o açúcar no sangue e a quantidade de insulina liberada (1). Pode acontecer muitas vezes de haver uma resistência à insulina e o corpo ter necessidade de produzir bem mais para que ela consiga metabolizar o açúcar. O ganho de peso é um dos fatores que contribuem para que haja essa resistência à insulina e como consequência pode surgir a diabetes. Com o consumo do chá de canela haverá a diminuição da insulina e do açúcar e consequentemente haverá a perda de peso.

Para obter esse resultado faça o teste de tomar duas xícaras ao dia do chá de canela por alguns meses, tento perceber se realmente ele tem ajudado você a perder peso.

O chá de canela pode contribuir para baixar o colesterol

Várias são as atitudes que devem ser tomadas pelas pessoas que desejam diminuir seu nível de colesterol ruim, dentre elas podemos destacar a atividade física e uma dieta balanceada.

A canela também tem como benefício a diminuição do LDL que é o colesterol ruim e que faz mal à nossa saúde (2) . Fazer o consumo regular do chá de canela é uma boa opção para aquelas pessoas que estão com os níveis de colesterol alterados. Claro que pessoas que têm os níveis de colesterol altíssimos devem buscar um médico imediatamente, provavelmente terá que tomar medicação para fazer esse controle. O chá de canela é mais indicado para pessoas que não estão em um grau muito elevado.

O colesterol é uma gordura importante para o nosso organismo, o problema consistem em seu excesso. O colesterol bom é chamado de HDL e esse deve ser alto mesmo dentro dos parâmetros de normalidade, já o colesterol que deve ser combatida a sua elevação é o LDL.

Você pode aliar o consumo de chá de canela aos bons hábitos que são indicados pelos especialistas. É importante repetir novamente que em muitos casos nem apenas uma alimentação balanceada resolve e muito menos o consumo de chá, nesses casos em que há riscos maiores para saúde é importante procurar um médico.

Melhora nossa digestão

Se você é daquelas pessoas que sempre sofrem com algum desconforto gastrointestinal o chá de canela pode ser uma boa saída. Depois de uma alimentação exagerada de final de semana um chazinho de canela pode trazer alívio ao desconforto.

Já é comprovado que o consumo regular da canela faz bem para nosso sistema digestivo, ela é capaz de estimular os sucos gástricos e ácidos estomacais, isso fará a digestão ficar mais leve e eficiente (3) .

Para problemas como gases, indigestão, inchaço, constipação, cólicas e dores no estômago a canela é bastante eficiente, principalmente se o consumo for regular.

Da mesma forma que o chá de canela ajuda emagrecer (por motivos já explicados anteriormente) ela também é um estimulante do apetite.

Cólicas menstruais

Para aquelas mulheres que sentem cólicas menstruais o chá de canela é bastante indicado por causa de seus efeitos analgésicos e anticoagulantes. Ela ajuda também mulheres que têm um fluxo menstrual muito grande (4)

Canela combate infecções

Na canela encontra-se um componente cujo nome é cinamaldeído. Esse componente encontrado na canela pode combater infecções em nosso corpo como infecção do trato respiratório causado por fungos (5)

Canela e saúde bucal

Nem precisa de nenhum estudo para constatarmos que a canela é muito boa para deixar o hálito mais agradável, por esse motivo existem produtos feitos com seu aroma como as gomas de mascar (chiclete). Mas os benefícios da canela não se restringem a um hálito mais cheiroso, ela também tem um efeito antimicrobiano e ajuda a prevenir cáries ( 6)

A canela ajuda a combater o envelhecimento precoce

A canela, assim como vários alimentos, possui propriedades antioxidantes, isso significa que há a capacidade de esses agentes antioxidantes combaterem o radicais livres. É como se os antioxidantes fossem a vassoura e os radicais livres a sujeira, então a canela ajuda a fazer uma “limpeza” em nossas células e como benefício temos o combate ao envelhecimento precoce celular (7).

Houve um estudo em que pegaram 26 alimentos e compararam com a canela e ela foi a vencedora, ela demonstrou ser “mais antioxidantes” que os demais alimentos.

Falando assim parece pouca coisa, mas vale lembrar que esses radicais livres estão relacionados com mais ou menos 50 tipos de doenças como catarata, Parkinson, alguns tipos de câncer, infarto, AVC e tantas outras (8)

Outros benefícios da canela

Os benefícios da canela são inúmeros e vamos citar os demais:

  • ação termogênica
  • previne doenças degenerativas
  • combate resfriados
  • controla os triglicerídeos
  • diminui a fadiga e melhora o ânimo
  • diminui o risco de alguns tipos de câncer
  • melhora a circulação sanguínea
  • estimula as defesas de nosso corpo
  • melhora a energia mental
  • rica em magnésio
  • boa para secar o catarro

Alguns cuidados que devemos ter ao consumir canela

Sempre devemos ter atenção quando resolvemos fazer o uso constante de um determinado chá, além dos benefícios pode também ter algumas contra indicações. Com o chá de canela não é diferente.

Algumas pessoas devem ter uma atenção maior e a primeira delas são as mulheres grávidas. A maioria dos chás não é indicada para mulheres grávidas, há quem diga que ele seja abortivo. Não sabemos ainda se o consumo em exagero do chá de canela seja abortivo, por esse motivo é bom evitar e caso a gestante resolva tomar o chá de canela ou qualquer outro tipo deve sempre buscar opinião de um especialista.

Talvez a fama de chá abortivo se deva ao fato de que ele realmente pode acelerar a menstruação, como ele estimula as contrações uterinas a menstruação pode ser um pouco adiantada.

Há outro mito sobre o uso de canela e problemas estomacais como a gastrite, isso ainda não pode ser comprovado, não podemos afirmar que o chá de canela cause gastrite.

A canela pode causar danos ao fígado se usado em excesso. Realmente fica difícil precisar o que seria excesso, pois há estudos que indicam que pode ser consumido até 5 mg de canela por dia, isso pode equivaler até uma colher de chá (9). O mais correto é pessoas com problemas no fígado procurar um médico ou nutricionista para isso.

Pessoas que tem problemas de pressão alta devem procurar um médico antes de fazer o consumo desse chá, há quem defenda que ele eleva a pressão arterial. Apesar de haver estudos que demonstrem o contrário, é importante pessoas hipertensas procurarem orientação médica.

Saiba também = Outros cuidados com o consumo do chá de canela 

Como fazer o chá de canela

Como a maioria de nós conhecemos, há disponível para comprar a canela em pó e em casca, isso não faz diferença alguma, talvez o que pode mudar um pouco seja na hora de fazer o chá.

Para fazer o chá de canela você pode usar a proporção de um pau de canela para cada xícara de água. Se a canela for em pó pode ser usado a proporção de uma colher rasa de chá para cada xícara. Basta fazer em infusão, ou seja, acrescente a erva quando a água iniciar a fervura.

Informação nutricional

Fonte: wikipedia

 

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.