O chá de chambá é feito de uma planta medicinal, canelinha, anador, trevo-cumaru, entre outros. Com efeitos anti-inflamatórios e broncodilatadores, é indicado para diversos malefícios que acometem nosso organismo.

Propriedades medicinais do chá de chambá

O chambá contém altos níveis de salicina, um importantíssimo composto orgânico. Por esse motivo, vem sendo usado para o alívio da dor, a febre e a inflamação.

Este produto químico é tão poderoso que acabou por ser isolado, surgindo então o ácido salicílico, um importante desenvolvimento que levou à invenção da aspirina e de outros fármacos de ação anti-inflamatória e não esteroides.

Atuando junto com flavonoides – poderosos antioxidantes que podemos encontrar em frutas e legumes – a salicina no chá de chambá tem alguns usos terapêuticos incríveis.

Enxaqueca

Apelidado de “aspirina natural”, o chambá é usado há muito tempo como um tratamento eficaz para episódios de enxaqueca.

Seu efeito não é tão rápido quanto dos medicamentos alopáticos. No entanto, o alívio da enxaqueca pode durar mais, e é mais suave do que o ibuprofeno e a aspirina no estômago.

Lombalgia

Em estudos, foi comprovado que o chá de chambá é bastante eficaz em casos de dor crônica na lombar, justamente por ser rico em salicina.

Osteoartrite

Causando rigidez nas articulações e dor, a osteoartrite é uma das muitas formas de artrite. Ocorre devido a deterioração da cartilagem com o tempo.

Em testes feitos com o chá de chambá como tendo efeitos analgésicos para quem sofre de osteoartrite, descobriu-se que a salicina contida nele, oferece alívio moderado da dor.

Doença cardíaca

Por ser semelhante quimicamente com a aspirina, o chambá pode ser usado como um diluidor do sangue, prevenindo ataques cardíacos e derrames.

Acne

O ácido salicílico é um ingrediente principal em muitos produtos comercializados para o combate a acne. Nós temos que agradecer ao chambá por isso.

Como a salicina é antimicrobiana, essa planta consegue erradicar as bactérias que estão associadas à acne, reduzindo as lesões da pele e as erupções cutâneas.

Para isso, além de consumir o chá tomando-o, umedeça uma gaze com a bebida e coloque sobre a área afetada por 20 minutos diários.

Mais usos medicinais do chá de chambá

Embora mais pesquisas sejam necessárias para comprovar esses usos, o chá de chambá também pode ser efetivo para as seguintes condições:

Febre, resfriados e gripe

O chambá possui propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias. Sendo assim, usa-se a planta para combater infecções virais e bacterianas.

Cólicas da menstruação

Acredita-se que essa planta seja eficaz no alívio de cólicas dolorosas da menstruação. Contudo, como ela dilui o sangue, também pode causar períodos mais longos e intensos do que o normal.

Receita de chá de chambá

Ingredientes:

  • 2 colheres de chambá;
  • 2 xícaras de água.

Modo de preparo:

Ferva o chambá junto com a água por aproximadamente 10 minutos. Desligue o fogo e deixe tampado por mais aproximadamente 30 minutos. Coe e adoce a gosto, se preferir. É recomendado tomar até 3 xícaras por dia.

Contra indicações e precauções do chá de chambá

Não se tem relatos de efeitos colaterais graves devido ao consumo do chá de chambá. No entanto, por esse motivo, grávidas, lactantes e crianças pequenas devem evitar seu uso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *