Chá de cordão de frade

Bruno G. Costa

Bruno G. Costa

Saiba mais em CLIQUE AQUI
Sou mineiro "Uai", psicólogo de formação e estudioso ...
Bruno G. Costa

Últimos posts por Bruno G. Costa (exibir todos)

O Cordão de Frade é muito conhecido no Brasil e é muito usado na medicina indiana, na África e em toda a América Latina. Ela é considerada uma planta daninha é fácil de encontrá-la em plantações e pastagens.

A planta Cordão de Frade também é chamada de Cordão de São Francisco, Cauda de Leão e Rubim de Bola. O nome científico dessa planta é Leonotis nepetaefolia.

Popularmente o Cordão de Frade é muito utilizado na medicina tradicional para vários problemas de saúde como asma, bronquite, tosse, gripe. Ele ainda trata problemas como gota (reumatismo gotoso), problemas de ácido úrico, pois ela é uma planta depurativa e tem capacidade de limpar do sangue esses cristais que se acumulam nas articulações e que geram tais problemas.

Ela também é muito utilizada para amezizar dores causadas por reumatismo. É considerada eficiente contra infecções urinárias e problemas uterinos (hemorragias uterinas, inflamações no útero, etc).

O chá de Cordão de Frade tem ação de estimular a vesícula, e ainda combate a diarreia.

Propriedade e benefícios do chá de cordão de frade

AÇÃO RELAXANTE DA MUSCULATURA LISA

A musculatura lisa é aquela que envolve os nossos órgãos, por exemplo, em volta do intestino para que ele funcione (peristaltismo: movimento que conduz as fezes por dentro do tubo do intestino). No caso das mulheres quando vão menstruar é a musculatura lisa que se contrai para expulsar o endométrio e isso causa as cólicas. No caso da diarreia, as cólicas abdominais ou intestinais estão diretamente ligadas à contração da musculatura lisa.  Em ambos casos o chá de Cordão de Frade tem uma ação excelente no alívio das dores de cólica.

FORTALECEDOR DO CORAÇÃO

A planta tem a capacidade de aumentar a força de contração do coração. Sendo assim, indicado para pessoas que estão com fraqueza cardíaca ou que estejam fazendo tratamento médico que deprime o sistema cardiovascular, o  chá de Cordão de Frade se tomado como tratamento fortalece o músculo cardíaco e a pressão de contração do músculo fica mais intensa sem aumentar a pressão arterial.

AÇÃO ANTI-INFLAMATÓRIA

Toda a parte aérea dele (flores, talo e folhas) tem ação anti-inflamatória muito interessante para vários tipos de inflamação. Pode então ser utilizado para inflamação de garganta, estômago, intestino, entre outras.

AÇÃO ANTIOXIDANTE

O chá também combate os radicais livres que estão diretamente ligados com os processos inflamatórios e dificultam os processos de cicatrização. O chá de Cordão de Frade combate esses radicais e livres e facilita o nosso próprio organismo combater vários problemas como as inflamações, infecções, até mesmo o câncer, se regenere com mais facilidade.

AÇÃO REGULADORA DA PRESSÃO ARTERIAL

O uso do chá de Cordão de Frade normaliza a pressão arterial. Pra quem já sofre com hipertensão, consumir o chá de cordão de frade de 2 a 3 vezes ao dia, ajuda a controlar a pressão arterial.

ANTIBIÓTICO

Ele ainda tem ação antibiótica, pois em estudos realizados percebeu-se que ele combateu vários tipos de fungos e bactérias. Portanto o consumo do chá ajuda a combater infecções no geral, como infecção de garganta, ouvido, intestinal ou até mesmo uma ferida infeccionada.

CONTROLADOR DA GLICEMIA

O chá tem ainda uma ação fantástica no controle da glicemia. Então, o uso do chá por pessoas que tem hiperglicemia ou diabetes tipo 2, o chá de Cordão de Frade auxilia no tratamento desses problemas.

AÇÃO ANTITUMORAL

O Cordão de Frade foi testado em laboratórios com vários tipos de células de câncer humano e a planta teve uma excelente ação em inibir o crescimento das células cancerígenas.

AÇÃO ANTICONVULSIVA

Para pessoas que têm epilepsia o chá de Cordão de Frade inibi os ataques epiléticos. Essa ação dele é muito relevante, uma vez que pessoas que sofrem com esse problema precisam tomar medicamentos muito fortes, e fazendo o uso de um anticonvulsivo natural ajuda a reduzir a carga de medicamentos que ela precisa tomar.

O cordão de frade tem uma ação sobre o sistema nervoso central muito evidente, ele causa relaxamento muscular e até mesmo prolonga o sono.

Vale ressaltar que antes se deve procurar seu médico antes de iniciar o tratamento para essa finalidade.

Precauções

No uso do cordão de frade é preciso alguns cuidados, por exemplo, não é recomendável o uso por mulheres grávidas, porque ele tem certa capacidade abortiva, impede a ficção do embrião na parede do útero.

O uso exagerado do cordão de frade, ou seja, consumo de doses altas pode levar certa toxidade no fígado, causando uma pequena inflamação nele. Mas assim que deixa de consumir o chá de Cordão de Frade essa inflamação cessa.

De modo geral ela não apresenta alta toxidade se usada corretamente, isto é, sem exageros.

Modo de preparo

  • 1 colher (sopa) de folhas picadas da planta para cada xícara de água.
  • Prepare o chá por infusão, ou seja, quando a água levantar fervura adicione as folhas picadas do Cordão de Frade;
  • Abafe por 10 minutos.
  • Após esse tempo, o chá já poderá ser consumido.
  • Tomar de 2 a 3 vezes ao dia.