Chá de escrofulária

Às vezes é usada como uma planta ornamental em jardins, o chá de escrofulária, a princípio tem um aroma desagradável e um sabor amargo. No entanto, o uso de seus benefícios para a cura de infecções é notável.

Benefícios do chá de escrofulária

O chá de escrofulária comum contém:

  • Aminoácidos.

  • Flavonoides.

  • Ácidos fenólicos (ácido ferúlico, ácido vanílico, ácido cafeico, ácido cinâmico).

  • Saponinas.

  • Glicosídeo cardíaco.

  • Fitoesteróis.

  • Ácidos graxos essenciais.

  • Asparagina.

Seu nome científico, Scrophularia, vem do uso tradicional da planta como um remédio para a escrofula, uma infecção tuberculosa dos gânglios linfáticos no pescoço.

Este uso deveu-se à semelhança da forma bulbosa dos rizomas da planta às glândulas inchadas. Isso é explicado pela “doutrina das assinaturas”, uma filosofia compartilhada pelos fitoterapeutas da época de  Galeno  (130 – 200 dC).

Essa doutrina afirma que uma erva que se assemelha a uma parte específica do corpo também pode ser usada para tratar doenças que a afligem.

Na Idade Média, o chá de escrofulária foi pensado para ser um dos melhores chás medicinais para tratar inchaços e tumores.

A escrofulária é considerada como um bom diurético e erva de limpeza do sangue. Também contém propriedades laxativas e analgésicas suaves e um efeito estimulante sobre o fígado, coração e circulação sanguínea.

Hoje a erva é usada principalmente por suas propriedades de limpeza e desintoxicação. Acredita-se que estimula o sistema linfático e é usada para doenças de pele crônicas, como  eczema e  psoríase.

Seu chá pode ser consumido também para tratar as  hemorroidas. Além disso, é usado para glândulas linfáticas inflamadas e inchadas e má circulação sanguínea.

Outras ações benéficas do chá de escrofulária

No tratamento de doenças da pele, a erva é frequentemente usada em combinação com  a doca amarela.

A escrofulária pode ser usada como um laxante suave para tratar a constipação.

Ela contém a substância aucubina, um glicosídeo iridóide, que tem um efeito laxante suave e aumenta a excreção renal de ácido úrico.

O composto harpagoside encontrado na planta é bastante apreciado por ter a capacidade de aliviar a dor nas articulações. Os mesmos compostos podem ser encontrados na  garra do diabo.

A escrofulária tem sido usada tradicionalmente como um chá de ervas para tratar o resfriado comum. Muitas vezes é misturada com  erva-de-conde, erva-cidreira ou hortelã – pimenta.

Há alguma indicação de que o chá de escrofulária pode ser eficaz contra alguns tipos de cânceres.

Receita de chá de escrofulária

O preparo do chá de escrofulária é simples e seu consumo vai te beneficiar de diversas maneiras significativas.

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de escrofulária.

  • 2 xícaras de água.

Modo de preparo:

  1. Ferva a água. Ao atingir o ponto de ebulição, desligar o fogo, acrescentar a erva em um recipiente e despejar a água quente.
  2. Deixe esfriando por aproximadamente 15 minutos.
  3. Coe e beba no máximo 3 xícaras diariamente.

Efeitos colaterais e possíveis interações da escrofulária

Recomenda-se que as mulheres grávidas ou lactantes não façam uso do chá de escrofulária.

A planta está intimamente relacionada à dedaleira (Digitalis purpurea) e ambas contêm glicosídeos cardíacos que podem afetar o coração.

Quando ingerida em grandes quantidades, a erva pode causar vômitos e diarreia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *