chá de hibisco trata a pressão alta

O número de pessoas que têm hipertensão arterial é bastante elevado e tem subido ao longo dos últimos. Existem diversas formas de controlar a pressão arterial elevada e uma delas é com o uso do chá de hibisco.

O chá de hibisco é bastante conhecido por seu efeito antioxidante contra o envelhecimento precoce e também para o emagrecimento, mas muitos não sabem que há estudos que comprovam o uso do chá de hibisco para a hipertensão.

O chá de hibisco reduz a pressão arterial

Há diversos alimentos que podem contribuir para o controle da pressão arterial elevada e dentre eles está o Hibiscus sabdariffa L (nome científico do hibisco). Abaixo colocaremos as fontes que demonstram tudo que afirmaremos aqui.

Há diversos estudos que demonstram a eficácia do hibisco para a redução e controle da hipertensão arterial. Notam em estudos que em doses normais o chá de hibisco não trouxe efeitos indesejados para os pacientes que tomara para baixar a pressão (1)

Esses estudos ainda não são conclusivos, mas observaram a ação do hibisco principalmente em pessoas que estão no início da hipertensão ou que tenha hipertensão leve (2)

Houve um estudo na Nigéria em que chegaram a conclusão que o chá de hibisco é mais eficaz que a hidroclorotiazida, que é uma medicação, para o tratamento da hipertensão arterial.

Apesar de haver vários indícios que dos benefícios do chá de hibisco para o tratamento da hipertensão é aconselhável sempre seguir as recomendações médicas e avisá-lo caso resolva experimentar o tratamento com o uso do chá de hibisco. Nunca suspenda tratamento sem a permissão médica.

Um pouco mais sobre o hibisco

  • Há diversas espécies de hibisco a mais comum e utilizada para a diminuição da hipertensão é a Hibiscus sabdariffa L. Há quem goste do sabor do chá de hibisco, mas normalmente as pessoas acha um sabor não tão bom e forte.
  • Assim como todo chá devemos estar atentos a possíveis efeitos indesejados. Há muitas pessoas que fazem o uso indiscriminado do chá de hibisco, mas devemos saber que ele pode afetar o fígado com o uso em excesso. O consumo de no máximo 4 xícaras por dia é uma quantidade adequada para evitar problemas futuros.
  • Mulheres grávidas não devem consumir o chá de hibisco ele pode fazer mal ao feto e causar até aborto. É sempre indicado que mulheres grávidas consultem seu médico de confiança antes de fazer uso de qualquer tipo de chá. Assim como as grávidas, as mulheres que estão amamentando também deve procurar um médico para se aconselhar sobre o uso deste chá.
  • Pessoas que fazem uso de medicação para baixar a pressão arterial não devem consumir o hibisco, pois como já dito acima ele pode diminuir a pressão, então a junção dos dois não seria interessante. O indicado é buscar um médico para fazer o acompanhamento, caso resolva consumir o chá.
  • Como o chá de hibisco diminui os níveis de açúcar no sangue, pessoas que tomar remédio para controlar a diabetes devem evitar fazer o uso do chá, a menos que seja indicado pelo médico.
  • Pessoas que tomam cloroquina para malária deve evitar o uso do chá de hibisco, pois este diminui a eficácia daquele.
  • O chá de hibisco também é bom para: baixar o colesterol e triglicerídeos, envelhecimento das células, combate o câncer, ajuda na perda de peso, antidepressivo natural e previne pedras nos rins.

Um pouco mais sobre a hipertensão

Mais do que ficar tomando remédio para baixar a pressão arterial devemos evitá-la e por isso é importante sabermos quais são as suas causas. Dentre elas se destacam:

  • Não fazer atividade física regularmente
  • Fumar
  • Estresse
  • Consumo de bebida alcoólica
  • Elevado consumo de sal
  • Colesterol alto
  • Obesidade

Sabe-se que a incidência da hipertensão é maior em pessoas negras e diabéticas e com o avançar da idade (3)

Infelizmente a pressão alta é uma doença silenciosa e que só dá sinais quando já está bem mais séria a situação. Geralmente ela vai dá sinais quando subir muito e aí pode aparecer sintomas como dor de cabeça, peso nos ombros, dores no peito, zumbido no ouvido, fraqueza, sangramento nasal e visão embasada.

Há uma série de medicamentos indicados para tratar a hipertensão, mas eles só devem ser indicados por médicos, nunca se automedique.

Como fazer o chá de hibisco para tratar hipertensão

Agora que sabe de como o chá de hibisco é bom para baixar a pressão arterial, veja como fazê-lo e é bem simples. Normalmente as pessoas não têm essa erva em casa por isso precisam comprá-la. Compre apenas em lugares de sua confiança e caso não queira tomar o chá existe também o extrato do hibisco que você pode achar em casas especializadas.

Deve-se fazer o chá de hibisco em infusão, ou seja, colocar a água no fogo e esperar levantar fervura. Depois basta acrescentar o hibisco e esperar por aproximadamente 10 minutos e há estará pronto.

Pode ser usado a proporção de uma colher de sopa de hibisco seco para cada litro de água. Tome de 3 a 4 vezes ao dia de preferência 30 minutos antes das principais refeições.

Fontes

(1) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4863543/

(2) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20018807

(3) http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/hipertensao

Deixe seu comentário

Um comentário em “chá de hibisco trata a pressão alta

  • em
    Permalink

    eu tenho pressão alta a 45 anos tenho 53 semana passada a minha pressão foi até 25 por 15 pensei que iria morrer. agora estou tomando chá e esta mas baixa pela primeira vez na minha vida

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.