Chá de hibisco faz mal?

Quando se ouve falar que algum produto natural faz mal muita gente contorce o rosto e não acredita, afinal, tem-se a falsa crença de que os produtos naturais, como por exemplo os chás, apenas trazem benefícios, mas nunca malefícios. Mas até mesmo os produtos da natureza podem fazer mal, e nesses produtos estão incluídos as infusões e os chás, como o chá de hibisco. Este texto tem o objetivo de falar um pouco sobre se o chá de hibisco faz mal.

Contraindicações do chá de hibisco

Pode-se dizer que o chá de hibisco pode fazer mal para determinadas pessoas. A seguir, você encontra as contraindicações desse chá, ou seja, você fica sabendo dos tipos de pessoas que devem limitar o consumo ou mesmo deixar de consumir totalmente esse chá.

  • O chá de hibisco é contraindicado para mulheres grávidas e para mulheres que planejam engravidar logo, já que diminui as taxas de estrogênio que prejudicam o efeito das terapias de reposição hormonal e tratamentos de fertilização. O consumo de hibisco antes da gravidez pode prejudicar o processo de reprodução, e, uma vez que você está grávida, não deve de forma alguma tomar o chá de hibisco, pois ele pode trazer problemas para o feto. Em último caso, as consequências de uma grávida tomar chá de hibisco é o aborto espontâneo, porque o chá aumenta o fluxo da menstruação.

  • Esse chá é muito conhecido por reduzir a hipertensão arterial, reduzir a pressão sanguínea e por suas propriedades diuréticas. Tudo isso junto contribui para que os vasos sanguíneos sejam expandidos, o que não é nada bom para quem tem pressão arterial baixa. Se você sofre disso e toma chá de hibisco, sua pressão arterial vai cair, o que pode ser realmente muito danoso. Outras pessoas que não podem tomar o chá de hibisco são aquelas que têm hipertensão e tomam medicamentos para reduzir, pois, se esses medicamentos forem usados junto com o hibisco, a pressão pode cair muito e causar os problemas típicos da pressão baixa.

  • O chá de hibisco também não pode ser administrado para pessoas que usam medicamentos ou fazem tratamentos para o câncer, como a quimioterapia, pois ele interfere nesses tratamentos e pode diminuir as chances de cura de quem o consome. É verdade que o chá de hibisco é conhecido por ter uma grande taxa de antioxidantes, os quais, dentre outras coisas, são eficazes para a prevenção do câncer. Mas com um câncer já estabelecido na pessoa, o chá de hibisco pode interferir com o tratamento e provocar problemas para quem o consome.

  • Se tem uma coisa que assusta no consumo de chá de hibisco é o fato de ele poder causar efeitos alucinógenos. Essas alucinações são acompanhadas de tontura e de intoxicação, muitas vezes, e é necessário ter um cuidado especial para você que precisa dirigir ou usar máquinas, pois o chá de hibisco pode causar efeitos que potencializam as chances de acidentes e de descuidos.

  • Além dos efeitos alucinógenos do chá de hibisco, muitas pessoas que o consumiram afirmam ter ficado sonolentas, o que não parece ser uma contraindicação, mas, como dito acima, pode interferir quando você planeja dirigir ou usar alguma máquina.

Se você não estiver inserido nas categorias acima, pode consumir o chá de hibisco. Entretanto, deve ficar atento para caso perceber alguma mudança no corpo que possa ser derivada de alergia.

Mas não adianta muito falar das contraindicações se não for falado, pelo menos brevemente, dos benefícios dos chá de hibisco. Abaixo, você encontra uma lista que os contém, para que saiba das indicações desse chá.

Benefícios

O chá de hibisco é muito usado para diminuir o colesterol LDL, o chamado colesterol “ruim”, e com isso previne várias doenças graves. Ele também é eficaz para tratar a pressão alta, mas não deve ser misturado com um tratamento farmacológico. O chá de hibisco também ajuda a lidar com os resfriados e outras doenças causadas por infecções, além de melhorar o estado de feridas.

Se você planeja ter uma velhice saudável, tomar o chá de hibisco é um grande primeiro passo para chegar lá, já que ele diminui o envelhecimento das células e ajuda a prolongar a vida. O hibisco é uma planta que inibe o apetite naturalmente, então ajuda em casos em que a pessoa tem compulsão por comida ou que quer emagrecer. Se o objetivo é o emagrecimento, você vai se surpreender com as propriedades diuréticas desse chá, que ajudam a eliminar as impurezas do corpo pela urina, além de diminuir o inchaço abdominal causado pela retenção de líquidos.

O chá de hibisco ajuda na melhora da digestão por causa das suas propriedades antiespasmódicas. Se você sofre de constipação dolorosa ou a síndrome do intestino irritável, provavelmente vai se beneficiar com esse chá. Essa bebida ainda é muito eficaz para prevenir alguns tipos de câncer, já que contém grandes quantidades de antioxidantes. Além disso, é bom para tratar os dois tipos de diabetes e doenças do fígado.

Se você não está em algum grupo de risco que o consumo do chá de hibisco pode fazer realmente mal, fique tranquilo sobre tomar o chá de hibisco. E, se além disso você ainda sofre de algum problema que o hibisco pode ajudar, não hesite em tomá-lo. Lembre-se que a saúde deve estar em primeiro lugar para que toda e qualquer área da vida se movimente.

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.