chá de hortelã

Bruno G. Costa

Bruno G. Costa

Saiba mais em CLIQUE AQUI
Sou mineiro "Uai", psicólogo de formação e estudioso ...
Bruno G. Costa

Últimos posts por Bruno G. Costa (exibir todos)

É quase certo que você já ouviu falar do chá de hortelã, pois no mundo todo ele é muito conhecido por causa do seu gosto agradável e por suas propriedades curativas para o corpo. Entretanto, mesmo um chá conhecidíssimo como esse possui contraindicações e efeitos adversos, que devem ser levados em conta antes de tomar o chá. Além disso tudo, há informações de suma importância sobre esse chá tão bem recebido. Por isso, neste artigo você vai descobrir tudo sobre o chá de hortelã.

Um chá para outros usos

O chá de hortelã é comumente usado para tratar problemas digestivos e outros problemas, e, para esses usos, ele deve ser ingerido. Mas o chá de hortelã ainda pode ser usado topicamente para tratar problemas específicos, os quais você ainda verá mais à frente neste artigo.

A diferença entre as hortelãs

os dois tipos de hortela

É importante dizer que a hortelã (Mentha spicata)muitas vezes é confundida com a hortelã-pimenta (Mentha x piperita) que se trata de uma variação dessa planta, e que, por conta disso, tem propriedades muitas vezes parecidas mas muitas vezes diferentes. Neste texto você vai conhecer os pormenores do chá de hortelã e não do chá de hortelã-pimenta.

Qual é a origem do chá de hortelã?

É praticamente impossível dizer ao certo onde o chá de hortelã foi originado, pois algumas fontes de estudos dizem que a origem da planta se deu na Europa, enquanto outros estudos falam que isso aconteceu na Ásia e no norte da África.

A história começa com um costume

Assim como os vários costumes que se têm hoje em dia, o costume com o chá de hortelã começa há muitos anos. Inicialmente, o oferecimento desse chá era como um sinal de coleguismo em que com ele você fazia com que o convidado se sentisse bem-vindo em sua casa. Também era usado costumeiramente antes e depois das refeições, assim como momentos e ocasiões específicas.

Qual o sabor do chá de hortelã

O chá de hortelã é uma bebida considerada azeda, mas ela fica muito agradável quando você a adoça, seja com açúcar, mel ou outro tipo de adoçante. O recomendado é que você adicione mel se não quer tomar o chá de hortelã puro, pois ele traz muitos benefícios para o corpo também, ou seja, você é beneficiado não só por um produto.

Em que temperatura pode ser tomado?

O chá de hortelã foi feito para ser tomado quente, mas, como os costumes mudam ao longo dos anos, hoje é uma bebida que é tomada tanto quente quanto fria. Já ouviu falar no termo Chá gelado? O próprio nome indica o que é: um chá que é bebido frio. Alguns chás gelados são indicados para serem bebidos nessa temperatura em tempos de calor, porque são refrescantes, e, se você sabe um pouquinho sobre o chá de hortelã, deve saber que ele proporciona frescor, pois essa é uma característica que é bem perceptível.

O que está incluído no chá de hortelã?

Quando você consome o chá de hortelã, está recebendo muitas substâncias que compõem esse chá, como vitaminas e minerais importantes para o funcionamento do corpo. Entre as substâncias presentes, destacam-se as de maior importância, que são:

  • Vitamina A;

  • Vitamina C;

  • Ferro;

  • Potássio;

  • Cobre;

  • Manganês;

  • Folato;

  • Cálcio;

  • Antioxidantes;

  • Ômega 3.

Benefícios do chá de hortelã

Chegou a hora de falar do que é mais aguardado por muitas pessoas que consomem ou querem consumir chás. É hora de falar dos benefícios que o chá de hortelã proporciona para a pessoa que faz uso dele.

Saúde digestiva

O chá de hortelã é a bebida ideal para você que sofre de problemas digestivos e gastrointestinais tais como flatulência e dores no estômago. A hortelã possui propriedades carminativas que são aquelas que ajudam a expulsar os gases acumulados. O chá de hortelã vai estimular o fluxo da bile, de modo que o processo de digestão vai acontecer de maneira mais rápida e correta. Dessa forma, o intestino fica livre de problemas.

E por falar nos problemas digestivos que podem atingir qualquer pessoa, também deve ser comentado que o chá de hortelã tem propriedades analgésicas que melhoram os quadros de cólica, inchaço abdominal e indigestão. Isso acontece pelo fato de o chá de hortelã servir como um calmante para o intestino e os músculos lisos do trato digestivo.

Benefícios antiespasmódicos

Os benefícios antiespasmódicos do chá de hortelã reduzem drasticamente as chances de náusea e vômito. Muitas pessoas sentem esses sintomas em viagens de avião e/ou navio, e para esses casos o chá de hortelã também é indicado.

Redutor da febre

Isso mesmo, o chá e hortelã tem propriedades incríveis para quem sofre de sofre, pois faz com que o corpo sue do lado de fora e fique mais frio do lado de dentro. Dessa forma, é diminuída a febre e a inflamação e o desconforto que vêm junto.

Saúde do sistema respiratório

O chá de hortelã tem uma propriedade muito importante que beneficia pessoas que sofrem de problemas respiratórios, como a tosse. Isso acontece pelo fato de a bebida ser antiespasmódica e, por isso, relaxar os músculos do peito e da garganta. Dessa forma, a pessoa que o consome fica livre dos sintomas típicos do resfriado e da gripe.

Outros problemas respiratórios, como a asma, também são aliviados ao consumir o chá de hortelã, principalmente porque essa bebida ajuda na expulsão dos fleuma, que é o muco produzido nesse sistema. Para tratar isso, você pode acrescentar gengibre, mel e/ou limão.

Saúde do sistema imunológico

Você tem um bom sistema imunológico? Esse é o sistema de defesa que cada pessoa tem em seu corpo, podendo ser mais ou menos eficiente. As pessoas que têm o sistema imunológico frágil costumam ficar muito doentes, e, como o chá de hortelã promove a eficiência desse sistema por causa das propriedades antibacterianas, a pessoa que consome esse chá vai ficar menos doente.

Um outro ponto em relação ao sistema imunológico e o chá hortelã é que esse chá, como dito anteriormente, contém substâncias importantes para o funcionamento do corpo, como a vitamina B, potássio, cálcio e os antioxidantes, que absorvem os nutrientes para ajudar no combate às doenças.

Contra o estresse

O chá de hortelã é uma bebida indicada para pessoas que sofrem de estresse constante. Se você tem problemas com isso, basta tomar que os efeitos sedativos do chá vão te ajudar a se acalmar. O chá de hortelã ainda reduz a temperatura do corpo e a pressão sanguínea.

Ajuda na perda de peso

Esse chá tem um benefício que muita gente diz precisar: propicia a perda de peso. Entretanto, no caso desse chá isso não tem nada a ver com efeitos diuréticos ou laxantes. O chá de hortelã faz a pessoa perder peso pois o aroma mentolado da bebida diminui o apetite. Se você come mais do que deveria, pode fazer chá de hortelã e inalar o aroma, o que vai diminuir sua vontade de comer.

Bom para o cabelo

Se você não gosta do sabor do chá de hortelã, pode usá-lo como benefício para o seu cabelo. Nele, o chá de hortelã funciona como um produto com propriedades regeneradoras, estimulantes e antissépticas, o que é eficaz para o tratamento de piolhos e caspa, além de melhorar o quadro de ressecamento no couro cabeludo e irritação, promovendo, por fim, o crescimento saudável dos fios. É um ótimo chá para ser aplicado a fim de fortalecer a fibra capilar, dando maciez e brilho.

Bom para a circulação

Se você sofre de varizes ou outros problemas causados pela má circulação, vai se beneficiar com o consumo do chá de hortelã, que tem se mostrado um grande aliado para quem sofre dessas enfermidades.

Redutor da dor

Você costuma sentir dores? O chá de hortelã pode ser a solução, pois alivia as dores de cabeça e as dores musculares, além de aliviar a dor, inflamação e sensação de queimação na pele. Reduz os sintomas pré-menstruais, entre eles a famosa cólica que deixa muitas mulheres na defensiva nesses períodos.

Benéfico para a pele

O chá de hortelã é uma bebida que não ajuda apenas o cabelo, sendo útil também para quem sofre de problemas comuns da pele. Você será beneficiado se sofre de problemas como acne, prevenindo-as, além de ajudar em casos de celulite e pele oleosa.

Bom para a retenção de líquidos

A retenção de líquidos é um problema comum que pode ter muitas causas. Para saber se você está com retenção de líquidos, é interessante ir ao médico, mas, uma vez que o problema está diagnosticado, você pode fazer um tratamento caseiro com o chá de hortelã.

Esse problema de saúde dificulta a expulsão dos líquidos do corpo, fazendo com que a pessoa ganhe peso e fique com a barriga mais inchada. Além disso, pode ser até uma condição que causa inchaço nas pernas no final do dia.

Regula os hormônios

As mulheres que tomam esse chá têm uma diminuição perceptível dos pelos faciais e púbicos, pois a hortelã tem efeito sobre o hormônio chamado de testosterona livre. Como já dito anteriormente, o chá de hortelã regula os hormônios de modo que reduz os sintomas da síndrome pré-menstrual.

Contra a azia

Se você toma chá de hortelã, vai se beneficiar com o poder que essa bebida tem para prevenir e lidar com a azia, um problema comum e que causa muito desconforto.

Melhora o hálito

Você já ouviu falar na halitose? Trata-se de um problema de saúde caracterizado pelo mau hálito. Tomando o chá de hortelã ou fazendo bochechos com ele, você vai se livrar desse problema que atinge tantas pessoas. Você já reparou que muitos produtos de saúde bucal levam a hortelã? Pois não é à toa.

Chá de hortelã e a pressão arterial

Quando esse chá estimula a circulação sanguínea, como foi explicado anteriormente, pode prevenir problemas do coração, como a hipertensão e os coágulos sanguíneos que prejudicam toda a circulação de sangue. Assim, o chá de hortelã trata as veias varicosas e reduz os triglicerídeos e o colesterol.

A relação do chá de hortelã com a alergia

O chá de hortelã não trata nenhum tipo de alergia. O que ele faz é aliviar a coceira e a vermelhidão, além de refrescar a pele, quando a pessoa tem uma reação alérgica. Basta aplicar o chá na pele.

Quais são as contraindicações do chá de hortelã?

Não se fala muito nisso, mas o chá de hortelã é uma bebida potencialmente perigosa para alguns casos. Primeiramente, é tóxica, ou seja, não deve ser consumida por mulheres grávidas — pois pode causar danos ao feto, especialmente até o fim do primeiro trimestre de gravidez — ou que estão a amamentar — pois pode mudar a qualidade e a produção do leite, e pode prejudicar a alimentação, o sistema respiratório e causar irritação no bebê —, além crianças e bebês. Não é só isso; o chá de hortelã não deve ser consumido por vários dias seguidos ou em doses altas, pois provoca a intoxicação da pessoa que o consome.

O chá de hortelã reduz os níveis de glicose no sangue, mas isso não significa que ele é totalmente benéfico. Se tomado com frequência, pode propiciar a hipoglicemia, um estado que se caracteriza por níveis extremamente baixos de açúcar no sangue. Além disso, provoca inflamação na vesícula biliar. Se você pretende tomar esse chá para ajudar na luta contra o diabetes, deve falar antes com um médico. Se usado constantemente, também pode causar problemas vesiculares e distúrbios do sono.

Mais informações sobre o chá de hortelã

Apesar de as informações acima serem muitas, ainda há mais algumas coisas sobre o chá de hortelã:

    1.  A primeira delas é a relação dela com a melhora do quadro de câncer. O chá de hortelã não tem efeito nenhum sobre o tratamento do câncer. A pessoa pode sentir melhoras na questão de ser proporcionado um alívio no corpo, mas não ajuda a eliminar a doença nem aumenta as chances de a pessoa ser curada.
    2. A segunda informação é sobre o prazo de validade do chá de hortelã. O chá de hortelã já preparado deve ser consumido no mesmo dia. O chá de hortelã que ainda não está preparado não tem prazo de validade. O que pode acontecer é, se o produto não for fresco, ele perder as propriedades com o passar do tempo, o que não vai adiantar consumi-lo para benefícios da saúde. O ideal é consumi-lo apenas quando o produto é fresco.
    3. O terceiro ponto é na verdade o resumo do que foi explanado neste artigo, no que diz respeito aos benefícios e aos malefícios que o consumo do chá de hortelã pode causar. Se consumido de forma correta, ou seja, de 2 a 3 vezes por dia, mas nunca passando desse limite e nunca tomando por muitos dias seguidos, não há malefícios, exceto se você estiver incluído em um grupo de risco, como no caso das gestantes e das crianças. Tomar de forma correta garante que você aproveita os benefícios da melhor forma possível.