Chá de japecanga

A Japecanga é pouco conhecida, mas desde muito tempo ela é utilizada pelos índios da América do Sul. Quando os colonizadores europeus chegaram na América do Sul encontraram a Japecanga sendo utilizada como tônico e como fortificante para tratar reumatismo entre outras enfermidades.

Por conta dessa funcionalidade os europeus levaram a Japecanga para a Europa onde foi usada por muito tempo como planta medicinal tônica (energético e revigorante), fortificante, depurativa (que tem a propriedade de eliminar as toxinas e resíduos do organismo) e diurética.

O chá de Japecanga é benéfico e poderá servir como uma excelente alternativa para alguns tratamentos de saúde, uma vez que trouxe resultados interessantes no combate da hanseníase, DST’s, entre outros problemas que veremos a seguir.

Características da Japecanga

O nome científico da Japecanga é Smilax Japeganga. Ela também é conhecida como Japucanha ou Japicanga – miúda.

As folhas dela parecem um pouco com as folhas do Guaco, mas o caule da Japecanga é mais rígido, ele tem pequenos espinhos na base das folhas, seu caule é cilíndrico e possui raízes em tubérculos; suas folhas são bi-seriadas, as flores pequenas e os frutos são bagas que abrigam uma semente arredondada um pouco achatada.

O chá da Japecanga tem um sabor peculiar, levemente amargo.

Ela é uma planta que cresce em borda de matas, uma área que tenha vegetação. Também é encontrada em margens dos rios e em locais úmidos.

Benefícios do chá de Japecanga

O chá de Japecanga é bastante recomendado para pessoas que sofrem de constantes infecções urinárias, cistites, doenças relacionadas a inflamação, herpes, acnes e espinhas, pois o seu chá limpa perfeitamente o organismo eliminando as toxinas, bactérias e fungos através da urina, assim ela é capaz de diminuir e até mesmo curar tais problemas.

Para aqueles que querem emagrecer, o chá também é indicado, pois ao eliminar mais vezes a urina em quantidades maiores, há uma redução significativa de inchaço no corpo.

Artritismo

O chá de Japecanga auxilia no tratamento da artrite, que pode ser causada pelo excesso de ácido úrico no organismo. Usar o chá pode ajudar no tratamento. Mesmo assim, aconselha-se tomar bastante água para que o efeito desejado seja mais rápido.

Impotência Sexual

As propriedades de ser tônico e fortificante, explica o fato dela ter uma reputação grande como uma planta que auxilia na questão impotência sexual. Sendo assim, os homens que sofrem de impotência sexual pode encontrar no chá de Japecanga um aliado natural em seu tratamento de impotência sexual.

Doenças Sexualmente Transmissíveis

A Japecanga é muito conhecida e reconhecida internacionalmente por atuar no combate das doenças sexualmente transmissíveis, principalmente no caso da Sífilis.

Houve uma pesquisa na China feita com portadores de sífilis e 90 % dos casos tiveram cura da doença. Observou-se também um efeito positivo nos casos de gonorreia e de outras doenças sexualmente transmissíveis. Em ambos caos, pode se fazer compressas ou tomar o chá de Japecanga como antibiótico.

Doenças de Pele

Desde 1959 a Japecanga é uma planta reconhecida como tratamento auxiliar da Hanseníase, conhecida popularmente também como lepra que é um tipo de doença degenerativa da pele.

Pode-se usar então o chá como compressa, emplastro, e, além disso, fazendo uso do chá de Japecanga ele funciona como antibiótico para combater essas doenças. Portanto, no consumo do chá de Japecanga pode-se encontrar um tratamento muito eficiente para dessas doenças.

Modo de Preparo

O chá salvo nos casos abaixo, deve ser feito da seguinte maneira:

  1. após lavar com água filtrada as folhas de Japecanga, leve ao fogo 1 copo de 300 ml de água;
  2. quando levantar fervura desligue o fogo;
  3. acrescente dois gramas ou uma colher de sobremesa da erva e abafe com tampa.
  4. Aguarde aproximadamente 10 minutos;
  5. espere esfriar, coe e tome em seguida.

PARA PROBLEMAS NA PELE (HERPES, ALERGIAS, DERMATITE):

É aconselhável não somente ingerir o chá de Japecanga, mas também usá-lo, ainda fresco e frio, sobre a pele com auxílio de gaze ou pano de algodão limpo, por pelo menos 3 vezes ao dia na pele.

PARA ACNE

  1. Ferva 300 ml de água com cinco colheres de sopa da raiz da erva seca por quinze minutos.
  2. Abafe por 10 minutos e em seguida coe.
  3. Mergulhe gases no chá e aplique sobre a pele por 5 minutos

PARA TRATAR O EXCESSO DE ÁCIDO ÚRICO:

  1. Leve ao fogo e deixe um pedaço da raiz da planta de Japecanga em meio lito de água;
  2. Quando começar a ferver desligue o fogo;
  3. espere esfriar e consuma esse chá 4 vezes ao dia.

PRECAUÇÕES

Antes de iniciar qualquer tratamento utilizando a erva é aconselhável verificar se o chá de Japecanga é realmente recomendado para seu caso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *