Chá de mil-folhas: Excelente para o tratamento de gases

Bruno G. Costa

Bruno G. Costa

Saiba mais em CLIQUE AQUI
Sou mineiro "Uai", psicólogo de formação e estudioso ...
Bruno G. Costa

Últimos posts por Bruno G. Costa (exibir todos)

Dentre tantos chás que ajudam no alívio dos gases intestinais queremos mostrar aqui neste texto o benefício do chá de mil-folhas que também recebem muitos outros nomes populares como mil em rama, novalgina, atroveran e tantos outros nomes.
Seu nome científico é Achillea millefolium e seu uso para o tratamento de gases está prescrito no Formulário de Fitoterápicos Farmacopeia Brasileira da Anavisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), não só para esse problema, mas para outros.

imagem: reprodução/internet

Chá de mil-folhas e o tratamento de gases

Os gases intestinais não representam maiores problemas, normalmente apenas um incômodo quando a pessoa não consegue expeli-los. Quando uma pessoa não consegue soltar os seus gases produzidos pelo intestino pode sentir muita dor e ficar com a barriga mais inchada e dura do que de costume.
O chá de mil-folhas é um dos tantos que existem que podem ajudar muito a cuidar da prisão de ventre e da flatulência. Este chá ele tem propriedade antiespasmódica, ou seja, ele irá aliviar a dor e também a eliminar os gases.
Geralmente faz-se uso desse tipo chá quando a dor ocorre ou quando a pessoa percebe o problema. É possível também evitar esse problema de diversas maneiras e uma delas é tomando o chá de mil-folhas de vez em quando, principalmente pessoas que já sabem que têm prisão de ventre freqüente.
Outra coisa que ajuda muito no consumo do chá é que ele é feito com água e esta por sua vez ajudará a hidratar o bolo fecal que contribuirá para soltar o intestino

Como fazer o chá de mil-folhas para o tratamento de gases

Você encontrará essa erva em casas especializadas em produtos naturais e chás. É muito simples de ser feito, basta fazer em infusão, ou seja, deixe a água levantar fervura e depois desligue o fogo, acrescente a erva e espere por 10 minutos.
Use a medida de uma colher de sobremesa da erva para cada xícara de água e tome até 3 vezes ao dia.

Outros benefícios do chá de mil-folhas

Além da prisão de ventre este chá serve como:

  • Anti-inflamatório
  • Antidispéptico (má digestão)
  • Colerético (aumenta quantidade de bile excretada)
  • Antiespasmódico (espasmos musculares)

Quem não deve tomar o chá de mil-folhas

Este é um chá de uso muito seguro, mas há um grupo de pessoas que devem evitar o seu uso. Nessa lista se encontram gestantes, lactantes, crianças menores de 12 anos e diabéticos. Pessoas que já apresentaram alergia à essa planta ou plantas da família Asteraceae.
Pessoas com úlceras gastroduenais e com fechamento das vias biliares e também pessoas que fazem uso de anticoagulantes e remédio para hipertensão.