Chá de picão: benefícios, como tomar e contraindicação

Bruno G. Costa

Saiba mais em CLIQUE AQUI
Sou mineiro "Uai", psicólogo de formação e estudioso ...
Bruno G. Costa

Últimos posts por Bruno G. Costa (exibir todos)

O chá de picão é bem conhecido em nossa cultura, de forma especial ele usado em bebês que tem icterícia, apesar de ser um uso popular a própria Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) reconheceu a sua eficácia. Infelizmente há profissionais de saúde que tem muita resistência com o uso de plantas medicinais, mas muitas deles tem comprovação científica de seus benefícios.

Você já tomou o chá de picão? Para quê? Deixe seu comentário abaixo

O chá de picão é conhecido por outros nomes como picão-preto, carrapicho, carrapicho-agulha, erva-picão e tantos outros nomes. Há duas espécies do picão que são a Bidens alba e a Bidens pilosa.

Com certeza você conhece essa erva, ela é até considerada erva daninha, pois nasce em qualquer lugar sem ninguém ter plantado. Quando criança ela deve ter garrado na roupa de muita gente que está lendo este texto. Veja o que é o picão.

Para que serve o chá de picão?

O chá de picão tem muitos benefícios para nossa saúde, pode ser que um deles sirva para você.

1) Icterícia

A icterícia recebe também o nome de “amarelão”, pois a pessoa fica com a pele amarela e também a parte branca dos olhos muda de cor. A icterícia é um sintoma, ela indica que há um problema no nosso corpo e nesse caso é por que a bilirrubina (pigmento de cor amarela que o corpo produz quando há problemas com as hemácias) está em excesso no sangue.

A icterícia ocorre mais em recém nascidos e não é motivo de muita preocupação, a menos que essa condição continue por muito tempo.

Quando isso ocorre deve levar o recém nascido para um médico que ele fará o tratamento necessário e que pode ser o banho de luz. Tomar sol é uma das coisas que ajuda a acabar com a icterícia. O banho com picão também pode ajudar.

2) Protetora do nosso organismo

O chá de picão é um excelente antioxidante, isso significa que ele é protetor do nosso corpo. Ser antioxidante significa que ele é muito bom para evitar o envelhecimento precoce, evita doenças crônicas, evita inflamações, pois combate os radicais livres que tanto mal nos faz, inclusive causam câncer.

Atualmente a vitamina E é o melhor antioxidante que há, mas o chá de  picão demonstrou ser ainda melhor. Poderíamos parar por aqui, pois só o fato de ser um excelente protetor do nosso organismo já seria suficiente, mas há outros benefícios muito importantes.

3) Melhora nosso sistema de defesa

Muitas pessoas adoecem com muita mais facilidade do que outras, um dos motivos pode ser que o seu sistema de defesa esteja fraco, o chá de picão ajuda o sistema de defesa de nosso corpo (sistema imunológico) a ficar mais forte para lutar contra as doenças que tentam surgir.

Todos os tipos de inflamações e infecções aparecem quando o nosso sistema de defesa está fraco, gripes, por exemplo, quando pega em uma pessoa com o sistema imunológico baixo demora mais para desaparecer e deixa a pessoa bem mais prostrada.

Para aquelas alergias de contato que chamam de Tipo 1, o chá de picão é muito bom. Alergias de contato é quando a pessoa alérgica tem contato com o que lhe causa alergia, por exemplo, há pessoas que têm alergia a pelo de gato. Ao tomar o chá de picão ele atua no sistema imunológico e evita o processo alérgico.

4) Bom contra vírus, inclusive da herpes

O picão é em excelente antiviral, ou seja, combate a presença de vírus em nosso corpo, de forma especial ele é muito bom contra o vírus da herpes simples, que nesse caso deve ser tratado com o extrato do picão.

5) Reduz a acidez estomacal, refluxo, azias, gastrite

O uso do picão em pessoas que sofrem com alguns problemas estomacais derivados da acidez é bem interessante, pois ao diminuir ou acabar com a acidez estomacal vários problemas são evitados como azia, gastrite, refluxo e até úlcera.

6) Fortalecedor do útero

Para mulheres que têm problemas para menstruar o picão é um fortalecedor do útero, isso significa que o seu uso é bom para que mulheres possam expulsar a menstruação com mais facilidade.

No trabalho de parto, o picão auxilia no fortalecimento da musculatura do útero aumentando a potência das contrações e com isso facilita o trabalho de parto

7) Controla a diabetes

Infelizmente no mundo de hoje o consumo de açúcar é bastante alto e muitas pessoas acabam por exagerar e algumas até pode desenvolver a diabetes. Com o uso contínuo do picão os níveis de açúcar no sangue podem ser reduzidos.

Também a disponibilidade de insulina na corrente sanguínea é aumentada com o uso do picão e as células beta do pâncreas (produtoras da insulina) são protegidas.

8) É bom para pressão alta

Com a chegada da idade mais avançada, aliada a fatores genéticos e sobrepeso algumas pessoas desenvolvem hipertensão arterial. Segundo estimativas do Governo, em 2015 havia no país cerca de 30 milhões de pessoas no país que sofrem com a pressão alta.

As causas da pressão alta são muitas, mas saiba que o picão é capaz de baixar a pressão arterial e sem alterar a frequência cardíaca. Isso ocorre por que ele causa relaxamento não do coração e sim da musculatura que envolve as artérias.

9) Triglicerídeos

Quando vemos no nosso exame de sangue que as taxas de triglicerídeos estão altas ficamos preocupados e não é por menos. É importante baixar os níveis de triglicerídeos, eles podem ter alguma ligação com alimentação inadequada e excesso de peso.

Saiba que o chá de picão pode ajudar a baixar os níveis. Se for seu caso faça um teste e consuma este chá.

10) Anti-inflamatório

O chá de picão também é um anti-inflamatório comprovado, ele controla vários processos inflamatórios. Se você estiver sofrendo algum tipo de processo infeccioso faça uso dessa erva.

Como fazer o chá de picão

Depois de saber tantos benefícios em uma plantinha tão simples de ser encontrada é hora de saber como pode ser feito o seu chá. É bem simples de ser feito o chá de picão, veja abaixo:

Para o chá de picão você pode usar a proporção de 3 colheres de sopa para cada litro de água. Ele pode ser encontrado em qualquer loja de chá ou mesmo em quintais. Toda a planta pode ser usada para fazer o chá.

Faça-o em infusão, ou seja, coloque a água para ferver e quando iniciar desliga o fogo e acrescenta a erva. Basta deixar em repouso por 1 minutos, coar e estará pronto. Tome de 3 a 5 vezes por dia.

O chá de picão faz mal?

O uso do chá de picão é muito seguro, a princípio ele não causa mal algum às pessoas que fazem o seu de forma moderada.

Apenas em uso bastante exagerado o picão demonstrou ser depressor do sistema respiratório, mas reforçando que isso ocorreu apenas com o uso exagerado da planta.

Mulheres grávidas e que estão amamentando sempre aconselhamos conversar com o médico de sua confiança, apesar de que não tem nada que contraindique. Mas precisamos sempre aconselhar mulheres grávidas conversar primeiro com o seu médico.