folhas de poejo

Chá de poejo: Benefícios e contraindicações

O poejo, conhecido também pelo nome “hortelãzinho”, é uma planta herbácea que cresce em locais úmidos e possui uma série de benefícios para nosso corpo.

Você pode consumi-lo de diversas maneiras, mas no texto de hoje vamos nos focar no chá de poejo, que é feito por infusão de forma que os benefícios são melhor aproveitados.

O hortelãzinho é conhecido mundialmente por conta de seu efeito relaxante que alivia o desconforto no estômago e ajuda a melhorar a digestão. Entretanto os pontos positivos não param por aí. Abaixo você vai encontrar esse e outros benefícios, além das contraindicações da planta.

Benefícios do chá de poejo

  • Elimina os sintomas que causam uma digestão lenta e pesada, facilitando o processo, e ajuda a eliminar os gases e as dores acumulados no intestino. Por isso, é indicado para pessoas que sofrem de flatulência ou inchaço.
  • Por ser rico em mentol, o chá de poejo é recomendando para tratar gripes e resfriados. Aumenta a produção de suor corporal, diminui a febre e combate o desconforto. É um excelente expectorante natural por suas propriedades mucolíticas.
  • O chá de poejo tem propriedades anticoagulantes que ajudam a melhorar a nossa circulação sanguínea. Ajuda também a tratar o desconforto causado por lugares altos, que vem em forma de dores de cabeça, tontura e náusea por causa da pressão atmosférica.
  • Tem propriedades calmantes, o que faz com que seja útil no tratamento de problemas de articulações, principalmente a artrite reumatoide.
  • Pode ser usado na pele para desintoxicar e ajudar na cicatrização de feridas, além de reduzir a coceira e dar frescor e alívio. Também é útil para pessoas que têm a pele descamada.
  • Se você sofre de retenção de líquido, o chá de poejo é ideal. Além disso, as propriedades digestivas e diuréticas juntas possibilitam uma perda de peso, se associada a uma alimentação saudável e exercícios.
  • O último benefício apresentado é para o tratamento da bronquite.

Contraindicações do chá de poejo

  • O hortelãzinho é totalmente contraindicado durante a gravidez e a lactação. No primeiro caso, a contraindicação é porque pode levar a mulher a abortar o feto. No segundo, é porque o chá de poejo pode envenenar o leite materno passado para o bebê.
  • O chá de poejo é contraindicado para pessoas que têm baixos níveis de açúcar, porque a bebida os reduz ainda mais, e para quem tem baixos níveis de ferro, porque o chá dificulta a absorção do mineral pelos alimentos. Portanto, quem tem anemia não deve tomar chá de poejo. Se você toma alguma medicação, converse com seu médico sobre o uso do poejo, pois o chá pode interferir com alguns remédios.
  • Pessoas com obstrução biliar não devem tomar chá de poejo, porque, se o fizerem, a obstrução piora.
  • A dose recomendada de poejo é 10 gramas por dia. Não se deve passar disso.
Siga-nos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook