Chá de sene – Todos os benefícios que você precisa saber

O chá de sene traz inúmeros benefícios para a saúde que incluem:

  • Combate queda de cabelo;

  • Alívio da constipação;

  • Eliminação de vermes;

  • Tratamento de indigestão;

  • Emagrecimento;

  • Tratamento de doenças da pele;

  • Tratamento de hemorroidas;

  • Purificação do cólon;

  • Aumento da imunidade;

  • Ajuda no equilíbrio de fluidos;

  • Impede a multiplicação de bactérias;

  • Promove saúde;

  • Previne o mau hálito.

Benefícios surpreendentes do chá de sene

Combate queda de cabelo

O chá de sene é capaz de melhorar a condição do couro cabeludo, ajudando a tratar a caspa. Também previne a queda dos fios. É usado como um condicionador para auxiliar no fortalecimento e para dar volume ao cabelo.

A planta também desempenha um papel no aumento do fluxo sanguíneo para os folículos pilosos e ajuda a fornecer umidade para que o crescimento do cabelo seja melhorado.

Fornece alívio da constipação

O uso mais conhecido do chá de sene é por sua ação laxativa e no alívio da constipação. Acredita-se que a erva atue estimulando os músculos do intestino grosso para que haja a rápida expulsão da matéria fecal.

Pode também ser capaz de amolecer as fezes ajudando o intestino grosso a absorver mais água e a adicionar volume às fezes. Isso se dá de modo que o movimento intestinal seja rápido e suave conforme as fezes passam pelo intestino grosso.

Elimina vermes

Os vermes intestinais removem nutrientes vitais do corpo e, se não forem eliminados, podem crescer rapidamente e causar sérias complicações à saúde.

O chá de sene auxilia no combate aos efeitos desses vermes, não apenas eliminando os adultos, mas também as larvas imaturas deixadas para trás. Apenas esteja ciente de que um potente efeito laxante acompanhará essa propriedade.

Trata indigestão

As propriedades purgativas do chá de sene podem ser eficazes para tratar problemas que afetam o sistema digestivo, incluindo a indigestão. Esta planta pode promover o esvaziamento gástrico do estômago e aliviar o trato intestinal.

Ela também auxilia no controle da flatulência e proporciona alívio da náusea, do inchaço, exercendo uma ação neutralizadora e redutora de ácido no estômago.

Promove o emagrecimento

O ganho de peso e a subsequente obesidade têm sido implicados em várias complicações graves de saúde, incluindo pressão alta e distúrbios relacionados ao coração.

Embora o exercício e a dieta sejam a principal forma de conseguir uma perda de peso mensurável e saudável, o uso do chá dessa erva pode contribuir. O sene contém alguns fitocompostos que auxiliam no emagrecimento natural.

 A erva faz com que haja um aumento na taxa de metabolismo para que a queima de gordura seja aumentada e o armazenamento seja inibido.

Trata hemorroidas

O chá de sene é capaz de tratar eficazmente as hemorroidas ou a inflamação das veias que rodeiam a passagem anal. Ao reduzir a inflamação, pode promover uma cicatrização rápida e facilitar a passagem das fezes. Sua propriedade laxativa proporciona alívio da dor e irritação, e também contribui na redução da resistência das fezes à passagem.

Limpa o cólon

A limpeza do cólon pode ser necessária para apoiar a sua saúde geral, especialmente quando ele não funciona adequadamente. Pode ser também por estar em risco aumentado de câncer de cólon devido ao esvaziamento das fezes retardadas e exposição prolongada a resíduos e toxinas associadas.

Acredita-se também que a limpeza do cólon seja capaz de melhorar os níveis de energia e melhorar a absorção de vitaminas e nutrientes pelo organismo.

Aumenta a imunidade

O sistema imunológico é responsável por combater doenças. Pode, no entanto, diminuir conforme envelhecemos. Sendo assim, precisa de alguma forma de assistência na realização de suas funções.

O chá de sene auxilia a impulsionar o sistema de defesa do corpo para que ele detecte efetivamente patógenos estranhos que podem ser perigosos para a nossa saúde. Além do mais, o consumo regular da bebida estimula os glóbulos brancos, permitindo que eles combatam doenças de forma mais eficiente.

Ajuda no balanço hídrico

O chá de sene auxilia na desintoxicação do corpo, eliminando toxinas através da urina. O excesso de sais e água é removido do corpo quando a bebida é usada regularmente, ajudando a regular o equilíbrio de fluidos. A erva também é conhecida por ser capaz de melhorar a continência urinária

Impede a multiplicação de bactérias

As infecções bacterianas só se tornam verdadeiramente perigosas quando um agente infeccioso começa a se replicar, sobrecarregando os sistemas de defesa do corpo e causando danos.

O sene possui propriedades bacteriostáticas, o que retarda a replicação de bactérias, mesmo que não as mate. Isso, juntamente com um sistema imunológico eficiente, geralmente é suficiente para cuidar da maioria das infecções.

Promove a saúde respiratória

O chá de sene pode contribuir com a melhora da função dos pulmões e pode ser um remédio eficaz para a asma e outras doenças respiratórias. Funciona reduzindo a inflamação nos pulmões, eliminando as dificuldades respiratórias.

Também pode ser eficaz em limitar as atividades prejudiciais de vírus, que podem ser responsáveis ​​por infecções respiratórias. É possível inibir a deposição de fleuma nos revestimentos dos alvéolos, as pequenas unidades respiratórias dentro dos pulmões.

Evita o mau hálito

O mau hálito pode resultar de má higiene dental e pode ser agravada por outros hábitos pouco saudáveis. Na maioria das vezes, antissépticos bucais são usados ​​para tratar o mau hálito. No entanto, o sene também podem ser eficazes na prevenção dessa condição.

Uma boa maneira de usar a planta para essa finalidade é mergulhar as folhas em água fervente e deixar esfriar antes de passar pela boca.

Receita de chá de sene

Ingredientes:

  • 2 gramas de sene esmagado;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo:

  1. Aqueça a água (não ferva). Em seguida, derrame por cima da erva na xícara e deixe em infusão por 10 minutos.
  2. Coe e tome por até 2 vezes ao dia.

Evite usar saquinhos de chá, pois eles podem conter muito ou pouco da erva. Com infusões tão poderosas, é sempre melhor que você controle exatamente o que entra em sua xícara de chá.

Método alternativo; Você também pode consumir o sene, colocando as folhas em água fria por 12 horas. Diz-se que esse processo reduz a quantidade de resina no chá.

Contra indicações e efeitos colaterais do chá de sene

De cor âmbar, odor fraco e sabor amargo, não deve ser consumido por mais que 2 vezes ao dia. O chá de sene também não deve ser tomado por mais de 7 dias consecutivos. Isso salvo orientação médica.

Sendo a primeira vez a se experimentar o chá de sene, tome quantidades menores para ver como o organismo reage à erva. Sendo assim, você evitará possíveis reações indesejadas.

Mulheres grávidas ou em fase de lactação, assim como crianças pequenas não devem consumir esse chá sem orientação de um profissional da saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *