chá infeccao urinaria

Bruno G. Costa

Bruno G. Costa

Saiba mais em CLIQUE AQUI
Sou mineiro "Uai", psicólogo de formação e estudioso ...
Bruno G. Costa

Últimos posts por Bruno G. Costa (exibir todos)

As ervas e a infecção urinária

Sabemos bem o quanto as ervas beneficiam o corpo humano no tratamento de doenças que variam de infecções graves a resfriados comuns. Também foi comprovado em muitos casos que elas têm potencial para curar uma infinidade de males que nos afligem. Desde a antiguidade até os dias de hoje, o chá sempre foi uma cura para vários efeitos prejudiciais à saúde. E como não poderia ser diferente, existem chás de ervas podem ser usados ​​para curar infecções do trato urinário.

Infecção urinária, também denominada como ITU, são as segundas infecções mais comuns. A ITU causa agonia e desconforto entre suas vítimas. Algumas infecções do trato urinário tendem a curar naturalmente por conta própria em poucos dias, enquanto outras requerem medicação em forma de antibióticos. Às vezes, a ITU pode se transformar em uma condição grave, como insuficiência renal ou envenenamento do sangue, se não for tratada.

Ir ao banheiro é normal. É crítico para a saúde. Você elimina as toxinas quando você urina. No entanto, infecções urinárias (ITU’s) são dolorosas. Cada viagem para o banheiro é uma experiência terrível. Você prefere segurar seu xixi do que sentir a dor. Até mesmo a intimidade pode sofrer com uma ITU, pois é possível que torne o sexo doloroso.

Antibióticos fazem parte do tratamento convencional para esse tipo de doença. No entanto, os antibióticos não só matam as bactérias más no trato urinário, como também destroem as boas bactérias que existem no nosso organismo. Além disso, a prescrição excessiva de antibióticos levou a aparecerem as superbactérias, que são imunes a antibióticos.

A maior parte do seu sistema imunológico reside em seu intestino. Em vista disso, o uso repetido de medicamentos alopáticos, em especial aos antibióticos, enfraquece o sistema imunológico. Isso sem contar com o fato de que sem bactérias boas o suficiente, você fica mais vulnerável ao desenvolvimento de doenças autoimunes.

Mas o que você deve fazer se tiver uma ITU? Existe um tratamento natural eficaz? Já se ouviu falar de vinagre de maçã para essa doença, no entanto, existe algo muito mais gostoso e mais fácil de usar. Estamos falando dos chás.

Chá para infecção urinária

Chás de ervas podem ajudar naturalmente a tratar as infecções urinárias e também podem ser muito melhores para o seu sistema imunológico do que os antibióticos. No entanto, beber chá não é necessariamente uma cura, e certamente não elimina a causa raiz das ITU’s. É sempre aconselhável buscar ajuda médica para se aprofundar nas causas desse mal para que todo o tratamento seja totalmente eficaz e que a doença não apareça com freqüência, prejudicando cada vez mais seu organismo.

Eficácia do chá para o tratamento de infecção urinária

Você está freqüentemente sofrendo de infecção do trato urinário? Bem, como já foi citado anteriormente a alta quantidade de antibióticos é extremamente preocupante para a manutenção geral do nosso organismo. Mas quando se ouve falar sobre a multiplicidade de benefícios para a saúde que os chás trazem, isso te faz pensar, eles são bons chás ITU também?

Até a pouco tempo atrás, antes da era tecnológica e da facilidade de acesso à internet, as buscas por informações a respeito dos efeitos das ervas no trato de inúmeras doenças eram feitas basicamente nos livros medicinais. Hoje em dia basta um clique e um mundo de benefícios dos chás e infusões se abre na sua frente.

ITU, ou infecção do trato, ou simplesmente infecção urinária, geralmente se manifesta com uma forte necessidade de urinar e sensação de queimação ao fazer xixi. O culpado comum por esta infecção é a bactéria E.coli. Quando essas bactérias entram no trato urinário, elas começam a crescer na bexiga, resultando em uma infecção maciça.

Comumente, as ITU’s acontecem na bexiga e na uretra. Por outro lado, a infecção que afeta a uretra pode acontecer quando a bactéria gastrointestinal tiver proliferado o ânus e a uretra.

A boa notícia é que os chás contêm ativos poderosos para a ITU. De fato, vários estudos encontrados na internet podem confirmar que o chá verde tem propriedades antimicrobianas para ajudar a combater a bactéria E.coli que causa a infecção urinária.

O chá de gengibre pode ser bom para a ITU, pois reduz a síntese de prostaglandinas, o que pode ajudar a aliviar a dor. Chá de hibisco é citado por ter habilidades antifúngicas para lutar contra a Candida albicans, que é um fungo que também causa essa doença.

O chá preto pode ser o único chá que pode agravar a condição da ITU, uma vez que seu alto teor de cafeína é capaz de irritar a bexiga. No entanto, outros chás de ervas farão bem a sua terrível enfermidade, pois ajuda a reduzir os sintomas. Lembrando que nenhum chá é milagroso e cura a infecção urinária em definitivo.

Você pode usar as folhas secas ou flores para preparar o chá ou você pode comprar seus saquinhos de chá prontos nos mercados. Para preparar seu chá de ervas fresco, tudo que você precisa é de um infusor de chá de folhas soltas, um bule, uma xícara.

Instruções que você deve seguir

  • Obtenha suas ervas frescas;

  • Coloque no infusor de chá e mergulhe no bule;

  • Deixe em infusão por cerca de 10 minutos ou mais;

  • Despeje em sua xícara de chá e beba para desfrutar.

Se você estiver usando os saquinhos de chá que comprou na loja, você pode deixá-lo em sua xícara de água quente por cerca de 5 minutos. Para obter os melhores resultados, beba de 2 a 4 xícaras de chá todos os dias. Uma vez curado, você pode beber um pouco de chá de ervas, pelo menos, de 2 a 3 vezes por semana para a prevenção da ITU.

Embora os chás possam ser bebidos sozinhos, você também pode aumentar sua potência combinando-os. Por exemplo, você pode combinar dente-de-leão com cavalinha para fazer uma mistura eficaz contra a infecção urinária. Em um copo, basta misturar uma colher de sopa de cavalinha seca e uma colher de sopa de dente de leão. Deixe em infusão por cerca de 10 minutos e coe para beber.

Outra dica muito importante é a ingestão adequada de água, essencial na prevenção da ocorrência de ITU e na hidratação diária básica de nossas células e tecidos. Em média, é recomendável que uma pessoa consuma entre 2 a 3 litros de água por dia, variando de organismo para organismo. Quando uma infecção urinária se desenvolve, é extremamente importante aumentar o consumo de água para mais de 3 litros por dia por pelo menos 3 a 5 dias, a fim de lavar o trato urinário continuamente para ajudar na remoção das bactérias.

O mundo das plantas tem muito a nos oferecer no tratamento e prevenção das ITU’s. As ervas fornecem uma variedade de ações úteis no trato da infecção, além da simples ação antibiótica.

  • Ervas antimicrobianas para eliminar a infecção bacteriana;

  • Ervas anti-inflamatórias para aliviar a dor e o desconforto ;

  • Ervas adstringentes para aliviar qualquer sangramento que possa estar presente na urina;

  • Ervas diuréticas ajudam a limpar o trato urinário, fazendo com que os rins excretem mais líquidos;

  • Ervas antiespasmódico, se necessário para a dor intensa