chá mate

Se você não faz o consumo regular do chá mate com certeza depois deste texto mudará seus hábitos e passará a consumir essa erva. Se você já faz só terá a certeza que deve continuar a beber sempre o chá mate.

Não sei de que região do Brasil você é, caso não seja da região Sul leia o texto até o final para saber o quanto este chá pode contribuir para sua saúde.

Na região Sul e em outros países da América do Sul o consumo do chá mate já é bastante comum, é uma tradição antiga herdada dos antepassados. Um dos motivos que de se fazer o consumo com tanta frequência no sul do país é que lá é a região mais fria de nosso país e um bom chá quente ajuda nos dias mais frios. Mas se você é de região mais quente, saiba que o chá mate pode ser consumido gelado, neste texto lhe ensinaremos como fazer.

Se quer perder peso saiba que também lhe mostraremos que o chá mate é muito bom para isso, você verá em detalhes. Não vamos dar mais spoiler, você terá que ler o texto até o final e se gostar compartilhe com os amigos . Saiba que cada benefício mostrado aqui foi estudo em laboratório, então realmente são informações confiáveis.

Benefícios do chá mate

erva mate
fonte: https://bebrainfit.com/yerba-mate-benefits/

Mais energia para seu dia

Um dos motivos que pode fazer você se interessar mais por este chá é que ele assim como outras bebidas pode ser uma fonte de energia para seu dia. Em nosso país o costume é acordar pela manhã e tomar uma boa xícara de café para dá aquela despertada para a vida. O chá mate pode substituir a xícara de café também, ele pode dar aquele efeito de mais vigília assim como a xícara de café.

Você pode ser perguntar por qual motivo trocaria o café pelo mate? Algumas pessoas, por mais que adorem, não podem tomar café por causa de seus efeitos colaterais. O chá mate nesse caso pode ser uma boa opção para essas pessoas, ele também possui cafeína, mas geralmente não interfere no sono (isso dependerá de cada pessoa) e nem causa nervosismo.

Segundo fontes pesquisadas o teor de cafeína encontrada no chá mate geralmente é menor mesmo que no café, mas alguns fatores podem influenciar e esses valores podem ser modificados. Alguns fatores que podem influenciar e fazer com que o chá mate tenha mais ou menos teor de cafeína são:

  • região de plantio da erva
  • como o produto é processado
  • quantidade de água usada no processo

O chá mate tomado pelas pessoas do Sul do Brasil e também em algumas regiões da América do Sul que nessas regiões é chamado de chimarrão geralmente têm uma quantidade de cafeína mais alta do que quando compramos o chá torrado das indústrias.

Pessoas que praticam atividade física pode se beneficiar com o aumento da energia que o chá mate pode trazer assim como pessoas com fadiga mental ou física.

Veja também = cuidado com os chás que tiram o sono

Ajuda a perder peso e a acabar com a gordura abdominal

Isso é tudo que queríamos ouvir, saber que uma erva é capaz de ajudar na perda de peso corporal e de forma especial da gordura da barriga.

estudos que demonstram em animais que a erva mate é capaz de ajudar realmente a perder peso pelos seguintes motivos

  1. Ela reduz o nosso apetite
  2. Aumenta o nosso metabolismo
  3. Diminui a gordura da barriga e quadris

Houve um estudo em que as pessoas que consumiram 3 gramas da erva mate por dia  durante 12 semanas perderam em média de um quilo e meio. Claro que não adianta tomar esse chá e comermos de forma desregrada, a dieta nunca deve ser descartada.

Talvez esse será o benefício mais interessante para muitas pessoas, afinal tudo que pode contribuir para ficarmos em paz com a balança é bem vindo. Nos dias atuais temos muitas comidas que contribuem para o ganho de peso, comidas repletas de açúcares, especialmente as bebidas como os refrigerantes. Para termos uma ideia de como algumas bebidas são calóricas podemos citar uma marca de refrigerante muita famosa que segundo dizem um copo grande dessa bebida pode chegar a ter 44 colheres de açúcar.

Pense que bacana se fizermos a substituição de bebidas industrializadas por uma totalmente natural, sendo que esta pode ainda ajudar a perder peso ao invés de ganhar. Vale lembrar que podemos beber o chá mate gelado, principalmente em dias mais quentes.

Veja também = Lista de chás para emagrecer

Livra você de doenças

Segundo as fontes pesquisadas há probabilidade de que a erva mate nos ajude na defesa contra as doenças, pois em testes de laboratório ela apresentou algumas propriedades que como vitamina C, vitamina E, selênio e zinco que podem fortalecer o sistema imunológico.

Também descobriram que a erva mate contém saponinas que ajudam a combater inflamações.

Ajuda a diminuir o nível de açúcar no sangue

Para pessoas que tem problema de diabetes o uso da erva mate pode ser uma boa ideia, afinal ela é capaz de diminuir o nível de açúcar em nosso sangue. Sabemos que há um limite aceitável para o nosso corpo de açúcar, quando esses nível são ultrapassados podemos adoecer seriamente, por isso que devemos sempre ter uma alimentação adequada.

A diabetes é uma doença muito série que traz consequências muito ruins para aquelas pessoas que não conseguem controlá-la, e estudos demonstraram que o chá de erva mate pode ser eficaz para baixar os níveis de açúcar. Infelizmente nas fontes pesquisadas não há a certeza que isso ocorre em humanos, ainda faltam pesquisas para tanto, mas tudo indica que essa ação também é eficaz para nós.

Pessoas interessadas no consumo do chá de erva mate pode fazer o teste, veja qual a média do nível de açúcar em seu sangue. Faça o consumo por 3 meses e veja os resultados, com certeza mal não fará.

Veja também = Chás para a diabetes

Ajuda a combater o envelhecimento precoce

A erva mate contém vários nutrientes que são excelente para nossa saúde, dentre eles podemos destacar:

  • xantinas = substância estimulante do chá
  • derivados de cafeoil = os principais antioxidantes
  • saponinas= redutora do colesterol e anti-inflamatória
  • Polifenóis =  grupo de antioxidantes

Como notado acima, na erva mate há muitas substâncias antioxidantes e estes por sua vez são responsáveis pela saúde celular. Os antioxidantes limpam as células dos radicais livres (lixo celulares) e assim combatem o envelhecimento precoce e previnem o câncer.

Quem deseja ser mais jovem por mais tempo pode investir no consumo de alimentos antioxidantes e pode acrescentar o mate nessa lista.

Mais benefícios do chá de erva mate

Podemos acrescentar mais benefícios deste chá à lista já citada acima, são muitos benefícios e pode ser que alguns deles possa interessar mais a você.

  • Muito bom para o sistema digestivo
  • É um diurético
  • Contém vitaminas – A, B1, B2, C e E
  • É rica em sais minerais como cálcio, ferro, fósforo, potássio e manganês
  • É vasodilatador, ou seja, aumenta o calibre das nossa veias e artérias, o que pode ser muito bom para quem tem hipertensão.
  • Auxiliar no combate ao colesterol ruim (LDL);
  • Previne a osteoporose;
  • Contribui na estabilidade dos sintomas da gota (excesso de ácido úrico no organismo)
  • É rico em fibras que contribuem para o bom funcionamento do intestino
  • Regulador das funções cardíacas e respiratórias
  • Segundo o Instituto Pasteur da França e a Sociedade Científica de Paris, a erva-mate possui praticamente todas as vitaminas essenciais à manutenção da vida humana

Como fazer o chá de erva mate

Prepara o chá de erva mate é bastante simples, só observe de onde está comprando a erva. faz muita diferença a origem da erva. Infelizmente nem todas as ervas que compramos têm a mesma qualidade, há locais que não oferecem ervas com boa qualidade. Às vezes vale a pena pagar um pouco mais por um produto de qualidade. Faça essa pesquisa, teste comprar de vários locais e saberá qual é o melhor.

Faça o chá de mate em infusão, ou seja, quando as bolinhas começarem a surgir na água (1 litro de água) desligue o fogo. Acrescente 2 colheres de sopa da erva e tampe o recipiente. Basta aguardar 10 minutos e já estará pronto.

Se você quiser saber como fazer o bom e velho chimarrão vamos mostrar abaixo um vídeo em que mostra passo a passo como prepará-lo.

Chá mate gelado

Assim como qualquer tipo de chá é possível tomar o chá de mate gelado, principalmente para os dias mais quentes. Ha algumas maneiras de fazer esse chá gelado. A primeira e mais óbvia é prepará-lo normalmente, esperar esfriar e depois levá-lo para a geladeira.

A segunda forma é você fazer o chá de mate bem concentrado e depois acrescentar bastante gelo, assim as pedras de gelo irão derreter e deixar seu chá gelado e menos concentrado e também é a forma mais rápida de você conseguir que ele fique geladinho em pouco tempo

Uma terceira possibilidade e mais legal é colocar a a quantidade indicada de erva para um litro de água e simplesmente deixar na geladeira, esquece desse chá, assim a erva também passará suas substâncias para a água. Nos dias quentes você pode deixar lá na geladeira  e terá sempre uma bebida gelada para consumir. Quatro horas de infusão da erva já são suficientes.

Deixando sabor do chá mais agradável

Realmente o sabor do chá mate pode não ser muito agradável para aqueles que não tem o costume de consumi-lo e por isso queremos mostrar algumas formas de deixá-lo mais palatável, infelizmente nem tudo é perfeito com este chá.

Usar açúcar é uma possibilidade, mas se o consumo for bastante regular corre-se o risco de ao invés do chá fazer bem passar a fazer mal por causa do excesso de açúcar ingerido ao londo dos dias.

Uma possibilidade que pode ajudar é acrescentar algumas frutas para modificar o sabor, frutas cítricas são as mais indicadas. Não só frutas, mas até outras ervas como hortelã ou canela.

Para modificar o sabor você pode acrescentar frutas ou ervas de sua preferência e fazer testes até encontrar aquele sabor que mais lhe agrada.

O consumo regular do chá também poderá modificar sua forma de percebê-lo, você poderá gostar com o tempo do sabor amargo. Para os apreciadores de chimarrão é um sacrilégio acrescentar outros sabores ao chá, mas isso vai depender de você. O importante aqui é principalmente conseguir obter seus benefícios.

Cuidados com o consumo do chá de mate

Realmente há muitas regiões em que as pessoas consomem bastante o chá de mate, mas isso não significa que isso é aconselhável, sempre dizemos aqui em nosso site que 3 vezes por dia é uma fórmula segura de consumo da maioria dos chás.

Alguns efeitos colaterais podem ocorrer em algumas pessoas e em outras não. Por causa, por exemplo, de seu teor de cafeína algumas pessoas podem sentir alguns efeitos como a falta de sono, ansiedade, nervosismo e palpitações. Os sulistas que fazem o consumo regular dessa erva provavelmente não sentem nada disso, pois já estão acostumados.

Por causa de seu efeito laxativo algumas pessoas também poderão senti-lo com mais força, por isso atenção quando consumir esse chá.

Nunca é aconselhado mulheres grávidas e lactantes fazer o consumo de chás sem a prescrição médica.

estudos que mostram que o consumo prolongado do chá mate pode causar câncer do trato respiratório superior e digestivo.  Um dos motivos é que geralmente as pessoas tomam esse chá em altas temperaturas isso pode danificar o sistema digestivo com o tempo. Claro que você deve conhecer pessoas que sempre fizeram o uso do chimarrão e nunca sentiram nada, mas estamos falando aqui de probabilidades que podem ocorrer.

O consumo da erva mate e alguns medicamentos também devem ser evitados, geralmente são os medicamentos para tratar a depressão e o Parkinson que tem atividade inibidora da monoamina oxidase (MAO).

Valores nutricionais da erva mate

Segue abaixo a tabela com os valores nutricionais da erva mate

tabela nutricional erva mate
fonte: http://tabelacalorias.com

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.