Chá para azia

Bruno G. Costa

Bruno G. Costa

Saiba mais em CLIQUE AQUI
Sou mineiro "Uai", psicólogo de formação e estudioso ...
Bruno G. Costa

Últimos posts por Bruno G. Costa (exibir todos)

A azia é um problema comum que atinge muitas pessoas todos os dias e que está relacionado com o refluxo gástrico. Algumas pessoas sofrem desse problema apenas ocasionalmente, por conta de um ou dois fatores que potencializam as chances de ela sentir azia, mas outras pessoas têm esse problema todos os dias, ou seja, são constantemente prejudicadas por conta de algumas coisas que você conhecerá logo abaixo.

Mais sobre a azia

A azia se trata de uma condição normal do estômago já que os ácidos dele ajudam no processo de digestão. O problema começa quando esses ácidos aumentam devido a alguns fatores como:

  • Comer determinados alimentos prejudiciais a uma boa parte das pessoas;

  • Comer determinados alimentos prejudiciais a você, como uma exceção;

  • Comer muito rápido, sem mastigar, ou então comer muito;

  • Deitar logo após comer.

A azia também tem sintomas característicos do problema que são a sensação de queimação abaixo ou por trás do esterno, começando a partir do esôfago, uma sensação de gosto amargo na garganta e na boca, que vem logo depois e pode ser sentida dor dependendo da gravidade. Essa sensação ruim falada no começo deste parágrafo pode durar alguns minutos ou até algumas horas.

Chás e infusões para a azia

foto: reprodução

Não são poucas as infusões e os chás capazes de acalmar a acidez do estômago e abaixo você encontra os mais recomendados por pessoas que tomam e que sentem a melhora. Acompanhe:

  • chá de gengibre: o gengibre tem muitos benefícios para o corpo, isso as pessoas que gostam de chás e infusões costumam saber. Mas o gengibre é eficaz também contra a azia, uma vez que acalma a irritação desde o estômago, minimiza o desconforto sentido após as refeições e mesmo antes delas e impede que a acidez cause problemas mais graves no estômago.

  • chá de maçã: assim como o gengibre, a maçã tem muitos benefícios para a saúde, mas a diferença entre os dois é que os benefícios da maçã não são tão comentados. Se você faz uma infusão de maçã, vai eliminar a azia de maneira eficiente e rápida. É uma fruta que não pode faltar na sua casa, pois, além de saborosa, tem benefícios maravilhosos para quem sofre de acidez estomacal elevada ou para quem sofre de problemas digestivos. É possível ainda melhorar o efeito da infusão de maçã para quem sofre de azia, e, para isso, basta acrescentar um pouco de canela.

  • Chá verde: a última recomendação que este site dá para quem sofre desses horríveis episódios de azia é a do chá verde, que, diferente dos anteriores, é realmente um chá. O chá verde contém uma substância chamada teína, que é o equivalente à cafeína porque tem composição parecida e também estimula o sistema nervoso central (SNC). Em outras bebidas, a teína pode ser prejudicial à azia, mas no caso do chá verde isso não acontece, porque ele tem uma quantidade elevada de antioxidantes, que ajudam a regenerar as paredes do estômago, de modo que as feridas causadas pela queimação vão diminuindo. A teína poderia, sim, ser um problema para quem sofre de azia, mas os benefícios do chá são compensatórios, então não vai fazer mal.

MAIS CHÁS PARA AZIA

Alimentos e hábitos que previnem a azia

Você pode beber água de coco todos os dias para que os ácidos no estômago sejam regulados. Você também pode comer iogurte por algum tempo, pois ele tem substâncias antiácidas excelentes que promovem um alívio a partir do momento de consumo. Pode comer legumes, verduras, carnes magras, peixe e grãos inteiros, pois são alimentos que previnem a azia.

Pode beber um copo de suco de repolho para que os ácidos diários do estômago fiquem em equilíbrio. Outros chás que ajudam a regular o ácido estomacal e que vale a pena serem usadas são os de mostarda amarela e o chá de ervas com hortelã e alcaçuz.

Um hábito que faz aumentar a produção de ácidos gástricos em excesso é o consumo de cafeína que está presente no café, nos refrigerantes feitos de cola e alguns chás específicos. Também deve evitar tomar álcool, comer chocolate, açúcar refinado, frutas cítricas, grande quantidade de carboidratos e alimentos fritos e gordurosos.

Aqui no site você encontra muitas outras matérias sobre chás e infusões para as mais diversas finalidades, como emagrecimento e para tratar doenças comuns e até mesmo incomuns.