Chá para sinusite

Nariz entupido, dor nos ossos do rosto, dor de cabeça, dor de ouvidos e até tontura são alguns dos sintomas da sinusite. O desconforto e a dor são causados pela inflamação das mucosas na região do crânio formada pelas cavidades ósseas ao redor do nariz e olhos. Poeira, alergia, choque térmico ou até alteração na anatomia nasal podem resultar em sinusite. A dificuldade das secreções nasais de serem drenadas geram a sinusite, especialmente se há algum quadro de infecção.

Quem tem , ou já sofreu, sabe o uão difícil é ter que levar uma vida normal de trabalho e estudo quando há uma crise. Há muitos remédios caseiros tradicionais e a medicina curativa utiliza-se de anti-inflamatórios para tentar aliviar as dores que podem ser tão excessivas ao ponto de prostrar o paciente por dias. Em alguns quadros, antibióticos são utilizados como tratamento, mas nem sempre são eficazes, já que a sinusite pode ocorrer não só através de bactéria, mas vírus ou fungos.

A sinusite pode ser aguda, subaguda, crônica ou recorrente, dependendo do tempo que leva a inflamação. Para casos graves e recorrentes é aconselhável procurar tratamento médico adequado. Apesar de ser muito comum e atingir milhares de pessoas, a sinusite pode desencadear enxaquecas fortíssimas, febre e em alguns casos até vômito devido ao extremo mal estar.

Há quem viva com a condição, e uma sinusite crônica pode significar um tratamento à base de muita medicação. Por isso, para aliviar um pouco as consequências da ingestão de remédios tradicionais, os chás podem auxiliar bastante no bem estar do paciente.

Chás para tratar a sinusite

A natureza oferece inúmeras fontes alternativas e de suporte para o tratamente de inflamações como a sinusite. Caso a sinusite seja grave, a combinação de medicamentos com chás e tratamentos naturais pode ser de grande benefício.

Algumas plantas e ervas que auxiliam nesse processo são geralmente plantas com propriedades anti-inflamatórias.

imagem:reprodução

Considerada uma planta medicinal, a carqueja é poderosíssima e tem propriedades não somente anti-inflamatórias, mas tônicas, antianêmicas, antigripais e antibióticas. Apesar de tantos benefícios, não é recomendado o chá de carqueja a mulheres grávidas ou em processo de amamentação, pessoas com diabetes e hipertensos. Nesses casos é prudente sempre consultar um especialista ou um clínico geral para o consumo seguro das plantas medicinais sem qualquer risco.

As caracteríisticas anti-inflamatórias da carqueja aliviam os sintomas da dor de cabeça causada pela sinusite. 3 copos do chá sem açúcar ou adoçante, diariamente até diminuírem os sintomas, é recomendado.

Outro chá que é bastante benéfico no tratamento da sinusite é o chá de eucalipto. Aliás, a planta tem uma utilização abrangente para quem sofre de problemas respiratórios. A infusão aromática da planta ajuda a limpar a cavidade craniana inflamada e ajuda a descongestionar as vias nasais.

O chá tem os mesmos benefícios descongestionantes e anti-inflamatórios e é facilmente encontrado em todo o Brasil.

Um dos piores sintomas da sinusite e que provoca grande mal estar e dor nos ossos e seio do rosto é a congestão nasal. A sensação de nariz entupido pode inclusive prevenir que o paciente descanse. O sono geralmente é incomodado com a congestão nasal e para uma boa recuperação, dormir é fundamental.

casca de cebola

Um chá que pode ajudar muito nesse problema e é facilmente encontrado, é o chá caseiro de cebola. Um alimento riquíssimo em vitaminas, sais minerais, ferro e magnésio, a cebola tem inúmeros benefícios para a saúde. A cebola, tanto usada como alimento quando infusão em chá tem poderes curativos, diuréticos, digestivos e expectorantes, ou seja, um alimento muito potente e que deveria ser mais utilizado. Quem não tem cebolas em casa!

Para a infusão caseira, pode-se utilizar tanto a fruta quanto a casca. É aconselhável beber 3 xícaras por dia nara ajudar na congestão nasal provocada pela sinusite.

imagem: reprodução

Ainda uma planta que merece destaque é a murta. A bela planta com flores perfumadas tem propriedades poderosas expectorante, adstringente e antibacteriana. O chá das folhas (nunca das flores) ajudam consideravelmente no alívio da sinusite porque atuam diretamente no aparelho respiratório. É aconselhável consumir não mais que 3 copos diários de chá de murta pela sua imensa potência.

Merece destaque ainda, o chá de camomila. Com fortes propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, o chá de camomila pode auxiliar bastante na congestão e no tratamento da inflamação da cavidade nasal