chá preto é bom para problemas digestivos

O chá é, na verdade, a bebida mais consumida em todo o mundo depois da água, então é bem provável que você já esteja adquirindo os benefícios do chá preto regularmente. Mas o chá preto é bom para você?

Carregado com antioxidantes chamados polifenóis que protegem as células humanas dos danos perigosos dos radicais livres, o chá preto definitivamente faz parte da lista de um dos principais alimentos antienvelhecimento.

Além disso, o chá preto tem sido associado a um melhor estado de alerta mental, menor risco de câncer ovariano e uma possível diminuição da probabilidade de desenvolver a doença de Parkinson , diabetes e doenças cardíacas.

Embora seja normalmente consumido “preto” e quente no Oriente, no Ocidente é frequentemente consumido frio com limão como chá gelado ou quente com leite e um adoçante como açúcar ou mel.

Hoje, o chá preto é de longe o mais popular das variedades de chá, e é comumente consumido diariamente nos países ocidentais, bem como no sul da Ásia, como Sri Lanka e Índia. Então, nós definitivamente sabemos que tem muitos fãs, mas quão saudável é o chá preto?

Vamos dar uma olhada em como o chá preto beneficia sua saúde, se você já é um devoto de longa data ou se está considerando torná-lo sua nova escolha de consumo de cafeína.

O que é chá preto?

chá preto

O chá preto vem das folhas jovens e botões de folhas da planta, Camellia sinensis. Chá preto, branco e verde são todos derivados desta mesma planta. O que os diferencia é como as folhas são tratadas depois da colheita.

O chá preto é mais oxidado que os chás oolong, verde e branco, o que também o torna mais forte no sabor. É também o mais alto em cafeína das variedades. O teor de cafeína do chá preto é considerado moderado.

Os chás pretos de grau inferior consistem em folhas quebradas e pó. O chá preto que você encontra nos saquinhos é mais freqüentemente comercializado somente o pó, o que permite uma fermentação mais rápida, mas também um sabor mais forte e áspero. Os chás pretos de folhas inteiras tendem a ser menos duros e mais florais.

Todo o chá preto é feito de folhas de chá oxidadas ou, em outras palavras, folhas de chá que foram deixadas murchar e marrom depois de serem colhidas.

Como escolher e fazer o melhor chá preto

Para otimizar os benefícios do chá preto, opte por um chá preto orgânico e solto. Para evitar pesticidas, é melhor comprar preto orgânico. Também é uma boa ideia comprar chá preto solto em vez de sacos de chá preto para evitar produtos químicos nos sacos e obter o chá preto da mais alta qualidade.

Efeitos colaterais potenciais, interações de cautela e medicação

Uma overdose de cafeína é um risco inerente que vem com o consumo de chá preto, mas é fácil evitar se você não exagerar. É recomendado que você não consuma mais de cinco xícaras por dia. Mais do que isso é considerado inseguro e pode causar dependência por conta da cafeína.

Se você está grávida ou amamentando, não beba mais do que três xícaras de chá preto, pois seu uso além dessa quantidade tem sido associado a um risco aumentado de aborto, síndrome da morte súbita infantil e outros efeitos negativos, incluindo sintomas de abstinência de cafeína em recém-nascidos e menor peso ao nascer.

O chá preto pode diminuir a absorção de ferro do corpo.

É possível ter uma alergia alimentar ao chá preto. O teste pode determinar se você tem um. Interrompa o consumo de chá preto se você apresentar algum sinal de alergia alimentar, especialmente se for grave.

Benefícios do chá preto

  • Dores de cabeça e alerta mental: até 250 miligramas de cafeína por dia para aliviar dores de cabeça e melhorar o estado de alerta mental;
  • Ataque cardíaco e pedras nos rins: pelo menos uma xícara de chá preto por dia para reduzir o risco de ataque cardíaco e risco de pedra nos rins;
  • Aterosclerose: uma a quatro xícaras (125 a 500 mililitros) de chá preto preparado todos os dias para evitar o endurecimento das artérias;

Como o chá preto age no estômago e na digestão

Se você tem uma dor de estômago e está com diarreia, então uma boa e forte xícara de chá preto pode ser a resposta. Os taninos presentes no chá preto têm um efeito adstringente útil no revestimento intestinal, que pode ajudar a acalmar a inflamação nos intestinos e controlar a diarreia.

Se você está preocupado com o fato de estar desidratado, pode optar pelo chá preto descafeinado.  Os comprimidos de chá preto não são apenas uma maneira eficaz, mas também segura e barata de ajudar a controlar a diarreia não causada por bactérias.

O chá preto é rico em taninos, têm propriedades antibacterianas, antioxidantes, compostos fenólicos e outros componentes químicos que têm um efeito positivo e relaxante no sistema digestivo do corpo. Esta qualidade anti-inflamatória do chá também é útil para curar desordens digestivas. Os compostos químicos presentes no chá preto são capazes de combater as úlceras do estômago.

Receitas de chá preto para digestão

Chá preto de folhas soltas

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de chá preto;
  • 3 xícaras de água.

Modo de fazer:

  1. Ferva a água;
  2. Adicione o chá preto;
  3. Aguarde de 3 a 5 minutos em infusão;
  4. Adoce à gosto e sirva em seguida.