chá verde ajuda a perder peso

Depois da água o chá verde talvez seja a bebida mais saudável do mundo, ele tem muitas substâncias que fazem muito bem para nossa saúde, e dentre esses inúmeros benefícios está o de perda de peso. Inúmeros estudos já comprovaram que o chá verde pode aumentar a queima de gordura e consequentemente na perda de peso. Vamos explicar a você com um pouco mais de detalhe a seguir.

O chá verde possui substâncias que podem ajudar a perder gordura

O chá verde é muito mais do que uma bebida quente que pode aquecer em dias mais frios, quando suas folhas se dissolvem na água várias substâncias bioativas se transforma na bebida final que nos faz tanto bem.

Quando você toma uma boa xícara de chá verde está recebendo uma grande quantidade de substâncias benéficas e potente para sua saúde.

Uma dessas potentes substâncias que ingerimos ao tomar chá verde é a cafeína tão conhecida aqui no nosso país. Uma xícara de chá verde tem menos cafeínas do que uma xícara de café sim, mas ainda um efeito suficiente para ter um efeito leve. Vale lembrar que a cafeína é bastante benéfica para a perda de peso ajudando na queima de gordura e nos ajuda muito a ficarmos mais ativos durantes atividades físicas.

A maior fama do chá verde se dá por causa dos antioxidantes, nele há potentes antioxidantes chamados catequinas que é uma substância que pode estimular o metabolismo.

Esses benefícios podem ser adquiridos tanto pelo consumo do chá verde quanto pelo consumo de seu extrato como suplemento, apesar de que a maioria dos estudos se dão com o uso do extrato.

O chá verde pode quebrar as células de gordura

Para que haja a queima de gordura é necessário que para isso ela seja quebrada na célula adiposa para aí depois ser jogada para a corrente sanguínea.

Alguns compostos do chá verde podem ajudar nesse processo de quebra de gordura. O principal antioxidante desse chá, catequinas EGCg, ajuda na inibição de uma enzima que quebra o hormônio noradrenalina e quando esta enzima é inibida, a quantidade de norepinefrina aumenta. Este hormônio é usado pelo sistema nervoso como um sinal para as células de gordura, dizendo-lhes para quebrar a gordura. Portanto, mais noradrenalina leva a um sinal mais forte sendo enviado para a célula adiposa e mais gordura é quebrada.

O resultado final desse processo com o uso de chá verde é que com mais células de gordura quebradas e liberadas na corrente sanguínea o corpo pode usá-las como fonte de energia

O chá verde é especialmente bom para a queima de gordura durante a atividade física

Muitos suplementos existente para a queima de gordura terá lá entre seus componentes o chá verde, isso por que o ele se mostrou um poderoso quebrador de gorduras durante a atividade física.

Há estudos com homens que demonstraram que ao se exercitarem consumindo esses suplementos tiveram 17% mais perda de gordura do que aqueles que apenas se exercitaram sem um uso do suplemento.

Há diversos estudos que demostraram que o uso do chá verde não ajuda a perda de gordura quando se faz exercícios, mas quando também se está em repouso.

O chá verde aumenta a taxa metabólica e faz você queimar gorduras mais rápido

O tempo inteiro nosso corpo está consumindo energia e consequentemente queimando gordura, mesmo quando estamos parados em repouso o nosso corpo trabalha. Ele precisa de energia para se manter vivo, para manter nossos corpos funcionando, dão o nome dessa queima para os órgãos quando estamos em repouso de taxa metabólica basal.

Queimar gordura vamos de qualquer jeito a diferença está na quantidade que calorias que podemos ingerir e também podemos fazer uso de algum suplemento que aumente esse gasto, mesmo parado

O chá verde aumenta nossa taxa metabólica e faz com que gastemos mais energias, mesmo parados. Realmente não é muita coisa, gira em torno de 4 a 8% a mais, mas isso somado ao longo de um ano, por exemplo, faz muita diferença.

Nem todos os estudos mostraram esses efeitos em todos os indivíduos testado, esse efeito irá depender de cada um.

O chá verde pode fazer que consumamos menos calorias?

O resultado para essa resposta é conflitante, não há nenhum estudo que demonstrou de forma definitiva que o chá verde é capaz de diminuir o apetite, alguns mostraram que sim e outros que não.

Seria muito bom que um produto natural assim pudesse ajudar a diminuir a quantidade de calorias ingeridas, assim a queima de gordura seria menos importante.

Mas infelizmente não a nada que comprove isso, o que se sabe mesmo é que o chá verde ajuda na queima de gordura, e por enquanto é só.

Perda da gordura nos órgãos

O que conseguiram observar de mais importante nessa perda de gordura promovida pelo consumo do chá verde é que ele ajuda principalmente na perde de gordura visceral que é a mais perigosa para nossa saúde.

A gordura visceral é aquela que se aloja em torno dos órgãos, ela causa inflamação e resistência à insulina que desencadeia doenças graves como a diabetes tipo 2 e doenças cardíacas.

Mesmo que a perda de gordura induzida pelo chá verde seja pequena e muitas pessoas podem achar que nem vale a pena, vale pensar que se ao longo de um ano a pessoa perder um pouco de peso é muito melhor do que ganhar.

Além do mais o chá verde possui outros inúmeros benefícios além desses citados, então o seu consumo promoverá a saúde de forma geral


fontes:

https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1207/S15327914NC340112#.U2tK7fl_t8E

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/14684395

https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/07315724.2006.10719518#.U2tMX_l_t8E

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18326618

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17882140

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.