Chá vermelho e seus benefícios

Bruno G. Costa

Saiba mais em CLIQUE AQUI
Sou mineiro "Uai", psicólogo de formação e estudioso ...
Bruno G. Costa

Últimos posts por Bruno G. Costa (exibir todos)

O chá vermelho Pu Erh é um chá maravilhoso para o nosso organismo, pois além de ter um sabor requintado é cheio de propriedades para deixar o nosso corpo e a nossa mente saudáveis.

Algumas dessas propriedades são dificilmente encontradas em outras ervas, então é bom aproveitar todos os benefícios dessa bebida. Este texto é uma homenagem a essa bebida, mas também é uma indicação para que você o consuma. Aproveite o texto.

Propriedades do chá vermelho

A primeira coisa que devemos saber sobre o chá vermelho é a quantidade e a qualidade das propriedades que essa erva carrega. Afinal, são essas propriedades que garantem os benefícios desse chá. Abaixo você encontra uma lista com todas as suas propriedades e os benefícios advindos delas.

Melhora a digestão

Uma das propriedades e benefícios notáveis do chá vermelho é que ele melhora a nossa digestão, fazendo com que todos os problemas digestivos sejam resolvidos. Dessa forma você não terá dificuldades para evacuar corretamente e o processo da comida desde que cair no estômago vai ser facilitado.

O chá vermelho promove a secreção dos ácidos gástricos e acelera a metabolização dos alimentos que precisam ser digeridos. Consumir o chá vermelho fará com que as toxinas ingeridas e produzidas pelo corpo sejam eliminadas, o que é um verdadeiro processo de desintoxicação.

Diurético

Além de eliminar as toxinas por conta do processo digestivo do chá vermelho, consumi-lo fará com que mais toxinas sejam eliminadas pela urina pelo fato de o chá possuir propriedades diuréticas que auxiliam a eliminação de fluidos em excesso e das toxinas presentes no corpo.

Além disso, as propriedades diuréticas auxiliam o corpo a perder gordura, principalmente pelo fato de o chá ter sido submetido a uma fermentação mais longa do que os outros chás.

Reduz o colesterol

Essa é uma boa notícia para quem tem o nível de colesterol mais alto do que deveria estar e que por isso precisa reduzir essa substância no sangue. Uma forma muito eficaz de fazer isso é tomar o chá vermelho de forma frequente. Vários estudos afirmam sua eficácia, e as pessoas que consumem essa infusão se sentem beneficiadas.

Emagrecimento

Já falamos um pouquinho sobre os benefícios do chá vermelho para emagrecer por conta das suas propriedades diuréticas, mas você concorda que deve ser falado um pouco mais sobre isso? Uma das famas do chá vermelho é a de queimar a gordura de maneira eficaz, mesmo que a comunidade científica não tenha ainda confirmado isso.

Se você quer um exemplo de estudo feito que gerou resultado, preste atenção a essa informação: no hospital universitário de Tainan, foi feito um estudo com pacientes que tomaram o chá vermelho e perderam uma média de mais de 15% de gordura corporal, uma quantidade muito importante para pessoas com sobrepeso e obesidade. O chá vermelho potencializa a chamada termogênese, aumentando a temperatura corporal e ajudando na queima de gordura.

Humor

O chá vermelho é um item que não pode faltar na sua casa se você procura por uma solução para aumentar a atividade do sistema nervoso central. Isso automaticamente ajuda a melhorar o humor e evita que a pessoa sofre de depressão.

Sistema imunológico

O sistema imunológico é o sistema de defesas do nosso corpo. Ele é útil para prevenir e tratar as doenças que podem chegar ou já chegaram até nós. Para estimular o sistema imunológico, você pode consumir o chá vermelho regularmente. Trata-se de um ótimo remédio caseiro para ativar as defesas.

Propriedades curativas

Por último, podemos falar das propriedades curativas do chá vermelho, que consistem em curar vários tipos de doenças e problemas de saúde, tanto dentro quanto fora do nosso corpo. Se você precisa desses benefícios, não hesite em consumir o chá vermelho.

Como preparar o chá vermelho

O chá vermelho é simples de ser preparado, mas não custa nada explicar. Você pode utilizar os saquinhos de chá já preparados para o uso, daqueles que você compra mesmo no mercado, ou pode utilizar o chá em folhas.

As duas formas de preparo são simples. Se você tem os saquinhos para fazer o chá, precisa primeiramente colocar a água para ferver.

Quando estiver fervendo você precisa tirar do fogo, colocar os saquinhos na água e deixar a mistura agir por 3 ou mais.

Você também pode aquecer a água no micro-ondas de 60 a 80 segundos, dependendo da potência do aparelho. Assim que terminar, você deve adicionar o saquinho de chá vermelho, cobrir o copo com um prato e deixar a água absorver as propriedades por 5 minutos.

Você ainda pode drenar o saquinho para extrair as últimas gotas dele. Dessa forma, as propriedades e o aroma vão sendo passados por essas gotas para a água.

Se você tem o chá em folhas, não precisa se preocupar, pois o modo de preparo é tão simples quanto o anterior. Você apenas vai precisar coar o chá para não beber suas folhas.

É interessante que você combine esse chá com outros, pois assim os benefícios podem ser melhor aproveitados. Se você quer experimentar uma variedade de chá misturado ao chá vermelho, pode acrescentar o chá verde.

Se você quer perder peso, pode acrescentar a canela ou o gengibre. As opções são muitas. Você ainda pode acrescentar limão, mel, ginseng, açúcar, rooibos.

É ideal que você consuma esse chá com o estômago vazio e meia hora depois de almoçar. O chá pode ser bebido gelado, frio ou quente, dependendo da sua preferência.

Uma dica para você que quer perder peso com esse chá é de evitar adoçar o chá vermelho, seja com açúcar ou mel, além de evitar esses tipos de açúcares diariamente. Dessa forma, é mais fácil que você consiga perder peso.

Há contraindicações para esse chá?

Mesmo sendo um produto natural, o chá vermelho tem contraindicações. É o que a gente sempre busca explicar nos nossos tetxtos, pois apesar desses alimentos e bebidas serem considerados “remédios santos” por muitos, têm contraindicações que vale a pena que você conheça para saber se pode ou não consumir.

O chá vermelho não deve ser consumido em grandes quantidades por mulheres grávidas ou que amamentam. Você também deve ter cuidado para consumir com cuidado se sofre de problemas como a hipertensão, taquicardia e nervosismo.

Se você tem problemas para pegar no sono, é bom não tomar esse chá muito tarde, pois é uma bebida que contém teína, ou seja, uma substância similar à cafeína que faz com que fiquemos em estado de alerta, bem acordados.

Mesmo assim, o chá vermelho é considerado uma bebida segura para quem a consume nas doses indicadas (2 xícaras por dia) e para quem não sofre dos problemas descritos acima.

Portanto, não precisa ficar com medo. Se você não está dentro das contraindicações, pode consumir o chá sem problemas. Procure-o nas lojas de produtos naturais, pois não deve ser difícil de encontrá-lo nesses lugares.