Chás para acabar com o inchaço

O inchaço é causado pela famosa retenção de líquidos que ocorre quando há uma alta concentração de água em nosso corpo, especificamente entre as células. Essa retenção pode ser causada por inúmeros fatores como:

  • problemas hormonais;
  • consumo excessivo de sal;
  • as mulheres observam certo inchaço durante a menstruação;
  • gravidez;
  • sedentarismo;
  • clima quente;
  • certos medicamentos também provocam inchaço;
  • e problemas mais sérios como, por exemplo, problemas cardíacos, renais ou hepáticos.

Geralmente é observado o inchaço, também chamado de edema, na barriga, pernas, mãos e tornozelos. Em circunstância em que o inchaço não é causado por problemas mais graves, ele pode ser tratado com a prática de atividades físicas, e consumo de água e chás diuréticos. Dessa forma, quanto mais líquido a pessoa ingerir mais urina será produzida e eliminada juntamente com toxinas e assim ajuda a acabar com o inchaço.

A seguir é apresentada uma lista de chás diuréticos que irão auxiliar no combate a retenção de liquido e, dessa forma acabar com o inchaço.

Hibisco

 O nome científico do Hibisco é Hibiscus sabdariffae é reconhecido mundialmente como uma planta de alto poder medicinal. Ele é conhecido também como quiabo do inferno, groselheira, azedeira e vinagreira. É nativo da África e da Ásia, e nasce com muita facilidade nesses continentes, como mato. Já no Brasil é necessário plantar.

Ele é muito utilizado como chá diurético e dessa maneira ajuda no tratamento da retenção de líquido. A parte do Hibisco que é usado para o preparo do chá são seus botões florais vermelhos e fechados.

Veja também = 27 benefícios do chá de hibisco

Precauções como  chá de hibisco

Quem tem problemas com reumatismo gotoso (gota) é aconselhável evitar o consumo do chá de hibisco, pois ele pode aumentar a produção de ácido úrico.

Homens que tem problema de baixa fertilidade e estão tentando ter filhos não devem consumir o chá de Hibisco, pois ele interfere na espermatogênese, ou seja, na produção de espermatozoides.

Consumir o chá em excesso por períodos prolongados não é aconselhável, porque o chá de Hibisco pode ser prejudicial ao fígado.

Chá de salsa

A salsa ou salsinha é uma planta muito comum e conhecida, muito utilizada na culinária e possui grandes propriedades medicinais. O nome científico da salsa é Petroselinum Crispum.

Popularmente o chá de salsa é muito utilizado como diurético. Ele ajuda os rins a funcionar e assim eliminar muito líquido, por isso o chá da salsa ajuda a diminuir o inchaço provocado pela retenção de líquido.

Veja também = Mais benefícios do chá de salsa

Chá de chapéu de couro

O chá de chapéu de couro tem excelentes benefícios, um deles e o mais reputado é seu poderoso efeito diurético. O chapéu de couro é uma planta herbácea e nasce normalmente em lugares alagados como, beiradas de córrego.

É possível encontrar duas espécies do chapéu de couro: Echinodorus Grandiflorus o Echinodorus Macrophyllus, mas ambas tem as mesmas propriedades medicinais o que difere uma da outra é que o primeiro tem folhas maiores e a segunda possui folhas um pouco menores.

Veja também = Poderes do chapéu de couro

Chás das folhas de dente de leão

O chá das folhas de Dente de Leão tem também excelente ação diurética. Ele consegue elevar significativamente o volume de urina em apenas 5 horas depois de tomar a primeira dose do chá das folhas.

O nome científico do Dente de Leão é Taraxacum officinale. Ela é uma planta comum e nasce em muitos lugares, dessa forma é possível encontra-la facilmente.

Veja também = vários benefícios do chá de dente de leão

Modo de preparo dos chás para acabar com o inchaço

Todos os chás apresentados devem ser feitos por infusão e consumidos em até 3 vezes ao dia para acabar com o inchaço provocado pela retenção de líquido.

Todos devem ser usados na proporção de 1 colher de sopa da planta picada, no caso do Hibisco utilizar os botões florais, para cada xícara de água.

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.