Chás para aumentar o apetite

A perda de apetite muitas vezes esta relacionada a fatores como, psicológicos (ex., ansiedade, estresse, nervosismo, tristeza, depressão, etc.); infecção causada por bactérias ou vírus; uso de certos medicamentos e drogas; primeiros três meses da gestação e doenças psiquiátricas como Bulimia e Anorexia.

Algumas doenças também desencadeiam a perda de apetite, como HIV, Hepatite, problemas cardíacos, no rim ou no fígado, e alguns tipos de câncer.

É preciso tomar cuidado com essa perda repentina de apetite, pois ela pode ter relação com alguma dessas doenças citadas. Apesar da perda de apetite não ser nenhum problema grave, o preocupante é que ela trás consequências como a perda repentina de peso, ou ainda problemas digestivos.

Contudo, existem na natureza plantas medicinais que ajudam a aumentar o apetite, já que essa perda de apetite pode levar a desnutrição, principalmente em crianças e idosos.

Chá de manjericão

Além de ser muito usado na culinária, o manjericão é um ótimo estimulador do apetite, e ainda é rico em vitaminas A e K. O nome científico do manjericão é Ocimum basilicum. O chá de manjericão abre o apetite, e ainda fortalece a digestão.

Chá de boldo

O boldo é muito comum no Brasil e cresce facilmente em qualquer lugar. O boldo tem aroma e sabor amargo característico, seu nome científico é Plectranthus barbatus.

O chá do boldo é conhecido por ser um estimulante do sistema digestório, mas também ajuda a abrir o apetite. Dessa forma, pode ser consumido por pessoas que estão com alguma doença que diminui o apetite, e inclusive em idosos.

O chá do boldo pode ser feito do seguinte modo: amasse as folhas do boldo e acrescente a quantidade de água fria ou gelada que achar necessário. Ou ainda pode ser feito por infusão.

Chá de camomila

A Camomila é nativa da Europa e tem várias utilidades, na indústria, por exemplo, é usada para aromatizar cosméticos, bem como produtos alimentícios e bebidas. O nome científico da Camomila é Chamomilla recutita.

Para fazer o chá da Camomila usam-se suas flores, que são pequenas margaridinhas. O chá é indicado ajuda na digestão e estimula o apetite.

Chá de açafrão

O chá do açafrão, que pode ser preparado com o pó de açafrão ou com suas raízes, também é indicado para aumentar o apetite. O açafrão é extraído dos estigmas das flores de Crocus Sativus.

O açafrão é uma planta bastante utilizada na culinária como corante alimentício, mas possui inúmeras propriedades medicinais, como a ação de estimular o apetite e ainda é digestivo. Basta tomar o chá para se beneficiar de todas as suas propriedades.

Chá de louro

O nome científico dessa planta é Laurus nobilis, e é usado há milhares de anos. Os gregos inclusive achavam o louro uma planta nobre, tanto que pessoas importantes daquela sociedade, como o imperador, usavam uma coroa feita com as folhas de louro.

O chá de louro também é outro chá que aumenta o apetite e ainda estimula a digestão. Esse fato deve-se ao fato de que o louro é aromático e, por isso, estimula o apetite. Acontece que devido ao seu aroma, o cérebro entende que é hora de se alimentar e começa a se preparar para a alimentação, provocando a fome nas pessoas.

Modo de preparo dos chás para aumentar o apetite

Todos os chás podem ser preparados por infusão na proporção de 1 colher de sopa da planta picada para cada xícara de chá de água.

Precauções

Mulheres gestantes nos primeiros três meses de gestação não devem usar nenhum preparo com manjericão, inclusive o chá. O manjericão pode interferir de algum modo no desenvolvimento fetal.

O chá de Camomila não deves ser usado em mulheres grávidas, já que ele tem uma ação sobre o útero e por isso é importante o acompanhamento médico.

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.