Chás para colite

 A colite é uma inflamação do intestino grosso ou colón e pode ser crônica ou aguda. A causa da colite pode ter relação com o stress, fatores genéticos, problemas emocionais, e alimentação. Outros fatores incluem infecções, como a alimentar; problemas inflamatórios; a síndrome do intestino irritável; exposição do intestino grosso em radiação; e falta de fluxo sanguíneo.

Justamente o fato de a colite ter inúmeras causas, existe vários tipos: colite ulcerativa, colite isquêmica, colite causada por infecção viral, doença de Crohn, enterocolite e a colite pseudomembranosa.

Geralmente os sintomas da colite são dor abdominal, sangue nas fezes, abdômen distendido, necessidade frequente de evacuar, diarreia, desidratação, febre e calafrios, e aumento de flatulência. Lembrando que esses sintomas podem variar, pois dependem do tipo da colite.

Apresentando os sintomas acima a forma de detectar a colite é através de exames como, de sangue, fezes, urina e colonoscopia ou a tomografia, que servirão para identificar possíveis inflamações no colón.

Existem chás que ajudam no tratamento e no alívio dos sintomas da colite, como o chá de Alecrim, chá de Chanana, e o chá de Beldroega.

Chá de alecrim

O Alecrim é uma planta muito conhecida e muito utilizada desde a Idade Média. O nome científico do Alecrim é Rosmarinus Officinalis. O alecrim geralmente é utilizado na culinária como tempero, entretanto, ele tem excelentes propriedades medicinais além de um simples tempero.

Estudos mostraram que o chá de alecrim é uma ótima opção para as pessoas que tem colite ou qualquer outro problema inflamatório no trato intestinal (ex. hemorroidas), pois ele é excelente como anti-inflamatório intestinal.

Chá de chanana

A Chanana nasce espontaneamente em áreas de praia, por isso é comum encontrá-la no litoral brasileiro, e é muito utilizada medicinalmente.

Turnera Ulmifolia é o nome científico da Chanana, que também é chamada de flor do meio-dia porque nesse período do dia ela abre a suas flores e quando o sol se põe ela se fecha novamente. Suas folhas é a parte da Chanana que são utilizadas medicinalmente, pois tem muitas propriedades benéficas para a saúde.

O chá da Chanana tem excelente propriedade anti-inflamatória em vários tipos de inflamações. No caso da colite, que são as inflamações do intestino, ela tem ação de proteger as paredes do intestino.

Chá de beldroega

A Beldroega é rica em minerais como potássio, magnésio, entre outros. E tem ainda altas concentrações de Ômega 3, assim estimula o sistema cardíaco e estimula nosso sistema imunológico.

O nome científico da Beldroega é Portulaca oleracea.  A Beldroega tem uma fantástica atuação no sistema digestivo, por isso seu chá é indicado para tratamentos como a colite.

Modo de preparo para os chás para colite

Todos os chás acima são preparados na proporção de 1 colher de sopa da planta picada para cada 1 xícara de água.

Além disso, deve ser feito por infusão, coloque no fogo água e quando levantar fervura desligue o fogo e acrescente a planta. Tampe e deixe descansar por 10 minutos. Feito isso, coe e o chá já pode ser servido. Recomenda-se tomar o chá até 3 vezes ao dia.

PRECAUÇÕES:

– O chá da chanana tomado em excesso pode provocar dores abdominais.

– Mulheres grávidas, lactantes, crianças e portadores de doenças crônicas antes de iniciar o tratamento com qualquer chá, deve buscar orientação médica.

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.