Chás para perda de peso

Bruno G. Costa

Saiba mais em CLIQUE AQUI
Sou mineiro "Uai", psicólogo de formação e estudioso ...
Bruno G. Costa

Últimos posts por Bruno G. Costa (exibir todos)

No mundo inteiro se bebe chá, seja para pelo simples prazer de degustar uma boa bebida ou em busca de mais saúde.

Fazer é um chá é muito simples, basta um pouco de água quente sobre uma erva e conseguirá extrair os extratos em poucos minutos.

Beber chá é comprovadamente benéfico para nossa saúde, não é uma simples tradição que herdamos. (1)

diversos estudos em todo mundo que mostram os benefícios do chá para a perda de peso, realmente eles são um aliado quando o assunto é dieta

Há diversos chás que ajudam no emagrecimento, mas escolhemos os 6 melhores que ajudarão no combate ao excesso de peso.

Chá verde

Há diversos estudos mostrando a eficácia do chá no auxílio do emagrecimento.

Ele possui algumas substâncias que comprovadamente auxiliam na perda de peso.

O chá verde é um dos advindos de uma árvore chama Camelia Sinensis.

Dentre as muitas substâncias desse chá há uma que se destaca por ajudar a acelerar o metabolismo chamada de epigalocatequina galato (EGCG).

Além dessa substância há a cafeina que combinados se tornam excelentes para acelerar nosso metabolismo (2)

Pu-erh

O chá Pu-erh não é tão conhecido realmente no Brasil, ele é de origem chinesa.

Ele é um chá envelhecido e fermentado e fica compactado passando por esse processo por alguns anos. Alguns o chama de chá preto chinês.

Ele é um chá que estudos mostraram que tem como ação abaixar o nível de açúcar no sangue e de também diminuir a taxa de triglicerídeos no sangue (3), com isso há inevitavelmente a perda de peso.

Há outro estudo que mostra que o chá pu-erh tem efeito anti obesidade se consumido, seja em forma de chá ou mesmo em cápsulas (4)

Chá preto

O chá preto deriva da mesma árvore do chá verde, a diferença entre eles por causa do tempo de oxidação.

Vários estudos já comprovam que o chá preto é eficaz quando o assunto é perda de peso. Tudo indica que sua ação na perda de peso tem a ver com o fato de ele ser rico em flavonas

Também não é um chá tão comum no país, mas não há dificuldade para encontrá-lo em casas especializadas.

Chá oolong

Estudos também indicam que o chá oolong é ajuda na queima de gordura por causa de seu processo de acelerar o metabolismo (5)

Ao acelerar o metabolismo o nosso corpo passa a queimar mais gordura, isso porque basicamente ele vive de reações químicas que fornecem energia o tempo inteiro.

O chá oolong também não está no grupo dos mais famosos aqui, mas é muito usado em outros países. Ele também vem da mesma planta que deriva o chá verde, o que muda é seu processo de oxidação.

Chá branco

Outro chá da planta camelia sinensis, mas a diferença básica é por que ele é colhido enquanto a árvore ainda é jovem.

É um chá extremamente saboroso e aromático. Tem um sabor delicado e nobre, quem o experimenta com certeza se torna um grande apreciador.

Infelizmente o chá branco em nosso país talvez seja pouco difundido por causa de seu preço de mercado, ele normalmente é bem mais caro que os demais.

Além de seu excelente sabor o chá branco possui muitos benefícios e foi descoberto que ele é capaz de degradar as células de gordura e até evita a formação de novas células adiposas (6)

Chá de ervas

Por último não queremos destacar uma erva em si, mas sim um conjunto de ervas que juntas são excelentes para pessoas que querem o auxílio do chá para perder peso.

As ervas que merecem destaque nesse chá de ervas são:

Dessas ervas citadas acima podemos dar ênfase ao chá de rooibos que tem sido muito estudado os seus efeitos contra a obesidade (7)

Observações finais

Sabe-se que os chás isoladamente não são capazes de ajudar no emagrecimento de uma pessoas, é preciso bem mais do que isso.

O chá é um auxílio importante para aquelas pessoas que já diminuíram seu consume calórico e iniciou atividades afim de aumentar o gasto calórico.

Há muitos outros chás que podem ser eficazes na perda de peso, mas os citados nesse texto tiveram destaque no cenário científico.

O chá também pode ser uma forma de substituição a bebidas calóricas como o refrigerante, além de fazer muito bem a nossa saúde.