Chás para TPM

A TPM é um problema que infelizmente atinge um número significativo de mulheres. A famosa Tensão Pré-Menstrual é caracterizada por uma reunião de sintomas físicos e psicológicos que podem inclusive prejudicar a mulher em suas atividades rotineiras.

Os sintomas da TPM podem aparecer em até 10 dias antes de menstruar ou também durante a menstruação. Esses sintomas incluem:

  • irritação;
  • inchaço;
  • dores de cabeça;
  • mudança nos hábitos alimentares (compulsão por doces e salgados);
  • sensibilidade nas mamas;
  • ansiedade;
  • alteração de humor;
  • baixa autoestima;
  • pouca concentração;
  • entre outros.

A TPM é causada devido às alterações hormonais que as mulheres estão submetidas durante o seu ciclo menstrual. Por exemplo, em um ciclo de 28 dias nos primeiros 14 dias há um aumento do nível do estrógeno, que é o período conhecido como ovulação. Nos outros dias subsequentes, o útero se prepara para receber um possível bebê, e nesse período ocorre uma alteração nos hormônios: o nível de estrógeno diminui e o nível de progesterona aumenta.

Passado esse período a mulher tem novamente outra alteração hormonal, os níveis de estrógeno e progesterona diminuem. Por isso, algumas mulheres têm também sintomas da TPM durante a menstruação.Vale ressaltar que nem todas as mulheres tem essa síndrome pré-menstrual.

Além do tratamento com o auxílio do ginecologista, há formas naturais de combater essa síndrome com o uso de chás que ajudam a aliviar os sintomas da TPM. Esses chás para TPM estão descritos a seguir.

CHÁ DE VALERIANA

A Valeriana tem um potencial medicinal excelente, principalmente para tratar aspectos emocionais. O nome científico da Valeriana é Valeriana officinalis, e é típica da Europa. Para fazer o chá da Valeriana usam-se as raízes da planta.

O uso do chá de Valeriana durante o período da TPM consegue reduzir significativamente os sintomas físicos, os sintomas emocionais, e os sintomas comportamentais das mulheres que sofrem com a síndrome pré-menstrual.

CHÁ DE HIPÉRICO

O nome científico do Hipérico é Hypericum perforatum, e ela é reputada por ser excelente nos tratamentos relacionados à depressão, essa propriedade é comprovada cientificamente. O Hipérico tem origem inglesa e seu uso é desde a Idade Média.

O chá do Hipérico tem a capacidade de melhorar o quadro físico e comportamental das mulheres durante a TPM, e ainda alivia os sintomas gerais que ocorrem nesse período. Então o consumo do chá de Hipérico é indicado para auxiliar no tratamento da TPM.

CHÁ DE CIPÓ MIL HOMENS

O Cipó Mil Homens tem muitos nomes populares no Brasil, por exemplo: Aristolóquia, Jarrinha, Papo de Peru e Milihomi. Essa planta pertence ao um grupo que tem mais ou menos 400 espécies, chamado de Aristolochia.

O chá do Cipó Mil Homens é conhecido por ser muito eficiente em combater os sintomas da TPM e, ainda é facilitador das menstruações. Assim, mulheres que tem uma menstruação difícil e dolorosa o chá é uma ótima opção para esses casos.

CHÁ DE CAMOMILA

A Camomila é de origem europeia, seu nome científico é Chamomilla Recutita e é muito usada no Brasil por seu efeito calmante. Para fazer o chá da Camomila usa-se suas flores.

O chá da Camomila já é muito conhecido por sua propriedade calmante, e por isso é indicada para usar nos períodos menstruais para ajudar a controlar a irritação. Além disso, possui princípios ativos que ajudam a aliviar as cólicas menstruais.

CHÁ DE MARACUJÁ

O nome científico do maracujá é Passiflora edulis, e é muito comum no Brasil e conhecido por seu efeito calmante.

Tomar o chá das folhas de maracujá é uma boa opção para a TPM, pois ele tem Passiflorina e a Crisina, que ajudam a combater a ansiedade, que é um sintoma da TPM. Também reduz o estresse a insônia.

PRECAUÇÕES: Não é aconselhável tomar o chá das folhas de maracujá por muito tempo, pois ele possui uma substância, o glicosídeo cianogênese, que se converte em ácido cianídrico e pode levar à uma intoxicação. Recomenda-se fazer o chá por decocção, onde você deve cozinhar as folhas do maracujá para eliminar essa substância. Vale ressaltar, que o maracujá verde é muito mais tóxico e o maracujá maduro perde sua toxidade.

MODO DE PREPARO DOS CHÁS PARA TPM

Todos os chás podem ser feitos por infusão, exceto o de Maracujá que deve ser feito por decocção conforme mencionado anteriormente.

A quantidade usada para fazer os chás é de 1 colher de sopa picada para cada xícara de água. Os chás podem ser consumidos em até 2 xícaras por dia nos dias anteriores à menstruação.

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.