Chás que tiram o sono

Você tem dificuldades para dormir? Você gasta horas se virando na cama e contando ovelhinhas? Se esse for o seu caso você deve evitar o consumo de alguns chás que tiram o sono.

E quais são eles? Bom, existem várias plantas que, ingeridas em forma de infusão, podem interferir no sono com mais potência ou menos. Mas os que estão no topo de qualquer lista é o chá preto, o chá verde, o chá branco e o chá oolong.

A insônia é um problema comum entre a população adulta em muitos países (cerca de 40% dos adultos sofre). As mulheres parecem ser as mais afetadas pelo mal, devido a mudanças e preocupações hormonais e responsabilidades familiares.

Existem diversos remédios naturais usados para dormir, como infusões de valeriana, tília ou lavanda. Beber um copo de leite morno antes de ir para a cama, ou fazer exercícios regulares também é uma boa ideia.

Mas os especialistas também enfatizam a importância da dieta para adormecer, pois há alimentos e bebidas que interferem no sono e causam insônia. Então, se você tiver problemas para dormir, é melhor evitar esses chás que tiram o sono antes de jantar.

Quais são os principais chás que tiram o sono?

Chá preto

O chá preto é uma erva com propriedades medicinais que podemos apreciar graças à espécie  Camellia sinensis . Há muitos benefícios notáveis, no entanto, há uma contra – indicação que deve ser ressaltada: ele é um dos chás que tiram o sono e podem aumentar os níveis de ansiedade.

Tal como acontece com o resto dos chás, o chá preto tem substâncias chamadas alcaloides com efeitos estimulantes. Entre essas moléculas estão a cafeína ou a teína, que em alguns casos são benéficas, mas possuem também efeitos adversos. Elas estimulam o cérebro e o restante do sistema nervoso a manter o estado de vigília.

Pessoas com hipertensão podem apresentar sintomas de nervosismo ou mesmo arritmias. O consumo de chá preto nesses casos deve ser estritamente moderado.

As mulheres que estão grávidas ou amamentando também não devem tomar muitas doses.

Chá branco

Embora alguns tipos de infusões sejam muito benéficas para dormir bem, outros são chás que tiram o sono. Um bom exemplo é o chá branco, que não é recomendado para beber perto da hora de dormir porque pode causar insônia.

O chá branco tem teína. Esta substância se acumula no corpo, e pelo consumo excessivo, faz com que o cérebro fique alerta.

Por um lado isso é bom, pois a fadiga e cansaço são reduzidos e a pessoa tem mais energia. Mas, em contrapartida, à noite a pessoa pode sofrer de insônia, não descansando adequadamente.

Chá verde

Diversos estudos já comprovaram que consumir chá verde em quantidades maiores que a indicada pode causar insônia e ansiedade em quem as ingere.

A dosagem média seria de 2 xícaras ao máximo, durante o dia e antes do período tarde/noite.

Embora o chá verde contenha polifenóis com um claro impacto positivo sobre o nosso corpo, cuidados devem ser tomados ele também é um potente estimulante cerebral.

Por isso, mulheres grávidas e crianças pequenas não devem consumi-lo, uma vez que possui a propriedade de acelerador metabólico. Além disso, seu teor de cafeína deve ser evitado em pessoas hipertensas.

Chá oolong

O chá oolong, que também é chamado de chá azul, é uma das bebidas do gênero mais procuradas. Isso se dá por causa da suavidade e delicadeza de seu sabor, além de suas propriedades.

Mas, como todos as infusões, também possui alguns efeitos colaterais. Embora não existam muitos, vale a pena conhecer um dos principais: o oolong é um dos chás que tiram o sono.

Pessoas que sofrem de ansiedade, nervosismo ou insônia, não devem consumi-lo e, se o fizerem, que seja em pequenas doses.

Sua contribuição de cafeína no organismo pode despertar o cérebro de tal maneira, bem como as funções nervosas do corpo, que a pessoa é capaz de passar uma noite inteira acordada.

Agora que você já sabe quais são os chás que tiram o sono, passe longe deles depois de certa hora da tarde. Isso irá garantir seu descanso durante a madrugada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *