Contraindicações do chá de cavalinha

Bruno G. Costa

Saiba mais em CLIQUE AQUI
Sou mineiro "Uai", psicólogo de formação e estudioso ...
Bruno G. Costa

Últimos posts por Bruno G. Costa (exibir todos)

O chá de cavalinha é reconhecido no mundo todo como um potente diurético e com outras propriedades para tratar várias das doenças que apresentaremos.

A cavalinha é uma planta que pode ser usada externamente para curar determinados problemas de saúde e internamente, pois ela tem benefícios quando ingerida. É um potente regenerador celular natural, sendo reconhecido no mundo inteiro por sua eficácia.

Antes de falarmos das contraindicações do chá de cavalinha queremos dar destaque também a todos os seus benefícios que são muitos. No final do texto falamos quem pode e quem não pode tomar esse poderoso chá.

Preste bem atenção se você pode consumi-lo ou não, na dúvida é sempre importante consultar um médico para seu de sua individualidade

Cavalinha e seus benefícios

A cavalinha tem muitos benefícios para a nossa saúde, então que tal conhecer todos eles? Abaixo, você encontra todas as indicações para o chá de cavalinha, uma bebida diurética e depurativa que vai melhorar alguns dos seus problemas de saúde.

Vitaminas e minerais

O chá de cavalinha é uma bebida que contém uma série de vitaminas e minerais, sendo indicada para tratar anemias leves, astenia, fraqueza e estágios de desenvolvimento.

Além disso, pode ser muito útil para tratar os problemas de fraqueza que aparecem com a velhice e os períodos de convalescença. Você sofre desses problemas? Então, saiba que pode se beneficiar com o chá de cavalinha.

Diurético

Provavelmente é esse o benefício mais comentado sobre o chá de cavalinha. Trata-se de um diurético potente e que ajuda a resolver problemas de saúde relacionados à urina.

Ele é, por exemplo, indicado para favorecer a emissão da urina e para eliminar junto com ela as toxinas do fígado e do rim. Por esse motivo, trata-se de um remédio caseiro desintoxicante muito importante para a nossa saúde.

“Veja mais sobre a cavalinha”

Retenção de líquidos e perda de peso

O chá de cavalinha remove os líquidos em excesso no nosso corpo, elimina o edema e ajuda na perda de peso. Quer saber como isso acontece?

Esse chá poderoso tem benefícios diuréticos que eliminam o inchaço na barriga causado pela retenção de líquidos. Dessa forma é capaz que você consiga vestir aquela calça que não serve mais há algum tempo.

Se você sofre de excesso de peso ou é obeso, pode se beneficiar com o chá de cavalinha, pois ele é um poderoso item que nos ajuda a diminuir os quilos por causa das suas propriedades.

“Má circulação e a cavalinha”

Condições urogenitais

O chá de cavalinha é um importante remédio para aliviar as condições urogenitais que são aquelas referentes ao sistema genital e urinário. Nós temos como exemplo as doenças cistite, nefrite e uretrite. Além disso, esse chá é um importante item para impedir a formação de pedras nos rins.

Anti-inflamatório

Esse chá tem benefícios anti-inflamatórios eficazes, os quais são muito úteis para tratar os problemas causados pela inflamação. É o caso dos problemas reumáticos.

Você pode se beneficiar desse chá se sofre de artrite, osteoartrite e gota, além de outros problemas. O chá de cavalinha é um item que desintoxica e purifica, sendo útil para eliminar o excesso de ureia e ácido úrico.

Hipertensão

Não se preocupe, o chá de cavalinha não vai causar hipertensão. Pelo contrário, é uma bebida que vai ajudar a lutar contra a hipertensão, uma doença que não causa problemas quando está sob controle, mas que pode ser muito prejudicial dependendo das complicações, da taxa de pressão arterial. Se você consome cavalinha para hipertensão, deve usá-la junto com outras plantas que reforcem a ação.

Benefícios externos

A cavalinha tem benefícios adstringentes, anti-hemorrágicos e cicatrizantes, sendo recomendado para tratar vários problemas presentes externamente no nosso corpo.

A cavalinha é recomendada para tratar feridas, úlceras de pele, dermatite atópica causada por reações alérgicas, erupções cutâneas, urticária, coceira, queimaduras e eritemas. Além disso, pode ser usada para tratar hemorragias superficiais e hemorragias nasais — a conhecida epistaxe que faz nosso nariz sangrar.

O chá de cavalinha pode também ser aplicado nas unhas, para deixá-las mais fortes, e nas regiões onde há estrias. As estrias, causadas por engordar e emagrecer rapidamente, podem ser aliviadas com esse produto caseiro.

Problemas específicos

O chá de cavalinha tem benefícios para tratar problemas específicos relacionados à menstruação. Essa bebida ajuda a tratar abundância na menstruação, dismenorreia, que é a cólica antes ou durante a menstruação, e a diarreia sazonal, que só acontece em determinada estação. Outros problemas do tipo também podem ser tratados com o consumo desse chá

Acne e outros problemas

O chá de cavalinha pode ser aplicado no rosto e no resto do corpo a fim de tratar problemas de saúde específicos. A sílica presente nesse produto natural mantém o colágeno e faz com que nossa pele continue elástica, sem ficar flácida. Se você sofre de pele seca, oleosa ou danificada, além de acne na adolescência, pode se beneficiar com a aplicação de chá de cavalinha. Muito legal, não é?

Para a boca

O chá de cavalinha também pode ser aplicado na nossa boca para tratar problemas que atingem essa região. Se você sofre de úlceras e aftas, além de feridas e inflamações no palato e na língua, pode se beneficiar com a aplicação desse chá na boca, gargarejando ou fazendo um bochecho. Você também pode usar esse remédio caseiro para tratar o sangramento das gengivas.

Inflamações nos olhos

A decocção de cavalinha é um bom anti-inflamatório que pode ser usado externamente, aplicado sobre o contorno dos olhos e as pálpebras para aliviar a inflamação que é presente nessa região em algumas pessoas. Se você sofre de inflamação nessas regiões, faça o uso desse remédio para se beneficiar.

Insuficiência venosa

O chá de cavalinha pode ser feito e aplicado para tratar problemas de insuficiência venosa, como é o caso de pessoas que sofrem de varizes ou hemorroidas. A aplicação precisa ser feita topicamente, podendo ser em casas de banho ou em uma banheira na sua casa. Assim, você pode deixar as partes do corpo com esses problemas submersos em água misturada com o chá de cavalinha para receber todos os benefícios.

Tecido conjuntivo

Essa bebida pode ser aplicada dos distensões, entorses, fraturas menores ou tendinites para aliviar esses problemas de saúde. Isso funciona porque o chá de cavalinha fortalece o nosso tecido conjuntivo e os ossos. Se você sofre desses problemas, experimente a aplicação do chá de cavalinha nessas regiões.

Cabelo

O chá de cavalinha em benefícios para o nosso cabelo. Você pode usá-lo como loção e fazer uma massagem. Os benefícios é que esse líquido vai regenerar o couro cabeludo, evitar a queda de cabelo e combater a caspa. Você sofre desses problemas de saúde? Então, já sabe o que fazer!

Contraindicações do chá de cavalinha

Você não deve consumir o chá de cavalinha se:

  • está grávida ou amamentando;
  • se sofre de gastrite, azia ou úlceras gastroduodenais,
  • se sofre de diabetes tipo II — mesmo sendo bom para prevenir o diabetes, não deve ser consumido se você tem a doença e faz um tratamento para isso —,
  • insuficiência cardíaca ou renal;
  • deficiência de vitamina B1;
  • tem baixo nível de potássio ou propensão a isso;
  • tem problemas cardíacos ou hipotensão;
  • esteja usando adesivos de nicotina ou seja sensível a eles;
  • tem problemas de alcoolismo;
  • toma anti-inflamatórios ou aspirina;
  • laxantes ou diuréticos
  • e se tomou álcool em excesso ou alimentos irritantes recentemente.

Fonte