Você conhece o chá dente de leão? É excelente chá para nossa saúde com inúmeros benefícios que iremos falar aqui neste texto. É uma planta muito conhecida e que cada dia tem aumentado mais a sua fama, principalmente na internet. O seu nome científico é Taraxacum officinale. Ela recebe vários outros nomes populares que pode ser que na sua região você conheça, vela a lista:

  • alface-de-cão;
  • amargosa;
  • amor-dos-homens;
  • chicória-louca;
  • chicória-silvestre;
  • coroa-de-monge;
  • dente-de-leão-dos-jardins;
  • frango, leutodonte;
  • quartilho;
  • radite-bravo;
  • relógio-dos-estudantes;
  • salada-de-toupeira;
  • soprão e 
  • taraxaco.

ação diurética

O chá dente de leão é excelente para quem procura um diurético natural, pois ele depois de consumido leva mais ou menos 5 horas para fazer seu efeito que é de fazer a pessoa ir muito mais ao banheiro para urinar.

Cistite

Uma das coisas boas da ação diurética deste chá é que ele ajudará a resolver alguns probleminhas como a cistite que a infecção urinária mais simples que acomete muito as mulheres. O fato de ir mais ao banheiro ajuda muito a acabar com a cistite

Purificador

Ainda por causa de sua ação diurética o chá dente de leão é um excelente purificador, pois elimina as toxinas de nosso corpo que se acumulam por causa de má alimentação, sedentarismo, etc

Baixa o colesterol

O chá dente de leão tem a capacidade de inibir a formação do colesterol no organismo e ele também reduz expressivamente os níveis de triglicérides. Se você tem problemas com a gordura a mais circulando no seu sangue aposte no uso do chá dente de leão que verá como ele é bom, esse resultado poderá ser vistos nos primeiros dias de uso.

Obesidade

Por causa desse poder de abaixo os níveis de gordura do corpo e do colesterol há alguns estudos indicando a possibilidade de o dente de leão também ajuda para perda de peso. Ainda não é fato esse benefícios, mas tudo indica que é provável que esta erva ajude na obesidade

Problemas do coração

Como o chá dente leão ajuda a eliminar essas gorduras que ficam no nosso corpo significa que ele também faz bem para o nosso coração, pois muitos dos problemas cardíacos tem a ver com o entupimento das artérias.

Gordura no fígado

Se você tem gordura no fígado faça uso do chá dente de leão, ele tem um poder fenomenal para esse problema. Essas gorduras que o chá retira do nosso corpo ele elimina pelas fezes. Esse efeito dele se assemelha ao efeito que o orlistat faz no nosso corpo.

Diabetes

O chá dente de leão facilita a ação da insulina em nosso corpo ajudando assim as pessoas que têm uma taxa de glicose mais alta no sangue. Ele não baixa o excesso de glicose no corpo, mas essa facilitação da ação da insulina ajuda bastante.

Problemas no fígado

Pessoas que sofrem problemas no fígado como hepatite e cirrose devem fazer o uso deste chá, pois sua ação anti-inflamatória se mostrou excelente para esses casos

Sistema imunológico

Essa erva ajuda muito na regulação de nosso sistema imunológico que é o sistema de defesa de nosso corpo que evita que os vírus, bactérias ou qualquer outros micro-organismos nos adoeçam. Então pessoas que sofrem com as alergias podem fazer uso dessa planta que será beneficiadas.

Câncer

Estudos mostram que o consumo do dente de leão tem uma forte ação de induzir as células cancerígenas à apoptose que é a morte espontânea das células. O dente de leão atua nas células cancerígenas fazendo com que elas entrem em colapso e morrendo. Claro que as pessoas devem continuar a fazer seus tratamentos convencionais contra o câncer da mesma forma, esta erva pode ser um auxílio segundo estudos.

Atenção

Uma das ações do chá dente de leão nos homens é o de diminuir os espermatozoides e de enfraquecê-los, não é que ele causa infertilidade, mas enquanto o homem estiver fazendo o uso a taxa de fertilidade baixa significadamente. Então para homens que têm o desejo de ter filhos devem evitar o uso desta erva pelo menos enquanto estiver tentando ter filho.

Como fazer o chá dente de leão

Você pode fazer o chá em infusão utilizando uma colher de sobremesa da erva para uma xícara de água fervente.


Fonte de pesquisa

– https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0024320503009809

– https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4959335/

– https://link.springer.com/article/10.1007/s10068-014-0113-5

– https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.3109/13880209.2013.876432

– http://www.mdpi.com/2076-3271/3/2/38/htm

– https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0378874111001127

– https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0378874107004850

– https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0378874110003661?np=y

– https://www.liebertpub.com/doi/abs/10.1089/jmf.2011.0282

– https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.3109/08923970009026009

– https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23603008

– https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2820990/pdf/ijms-11-00067.pdf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *