Efeitos colaterais do chá verde

Assim como quase tudo na vida o chá verde também tem efeitos colaterais não tão bons, nada de assustador, mas existem.

O chá verde se tornou muito popular nos dias atuais, são muitas pessoas que diariamente compram, consomem e pesquisam a respeito.

Essa febre do chá verde é por um motivo, pois ele ajuda no emagrecimento. Em outros textos já falamos sobre o emagrecimento e o chá verde, em um deles dissemos que a perda de peso com o chá não é tão significativa assim, pelo menos é o que alguns estudos dizem.

Uma coisa interessante sobre o chá verde é que a gordura que ele ajuda a eliminar é justamente a visceral que encobre os órgãos.

Os efeitos colaterais do chá verde são pouco em comparação com o seus benefícios, mas mesmo assim é importante sabermos sobre eles.

O que o chá verde pode causar de ruim em nossa saúde

Esses efeitos colaterais podem ocorrer, não é certeza e sim possibilidade. Tudo dependerá do organismo de cada pessoa e também da quantidade. Nunca é bom exagerar no consumo de chá, ele pode afetar nosso corpo assim como os medicamentos convencionais

Chá verde tem cafeína

Uma das substâncias presentes no chá verde é a cafeína e esta traz efeitos quase que imediatos sobre nossa saúde.

A cafeína pode aumentar a ansiedade em algumas pessoas, interferir no sono, causar dores de cabeça e de estômago. Mulheres grávidas, por exemplo, devem evitar o consumo em excesso de cafeína.

Mas para a cafeína do chá fazer algum efeito ruim no corpo de uma pessoa é preciso que haja um consumo bastante exagerado ou a pessoas seja muito sensível a cafeína no corpo.

Dependendo de como foi feito o chá e também do organismo, é possível que uma pessoa tome até 10 xícaras de chá verde sem sentir os efeitos da cafeína

Catequinas

As chamadas catequinas que são encontradas no chá verde pode reduzir a capacidade do organismo de absorver o ferro dos alimentos. Se houver um uso grande dessas catequinas a pessoa pode ter até anemia.

Essas catequinas não farão muita diferença no organismo de uma pessoa saudável, ela é mais importante para pessoas que já sofrem com a deficiência de ferro. Essas pessoas devem esperar pelo menos uma hora para consumir o chá verde entre as refeições.

Há outros grupos que devem tomar cuidado com esse efeito de diminuir a absorção de ferro que são as crianças, mulheres grávidas ou menstruadas. Pessoas que fazem diálise pode apresentar deficiência de ferro e por isso também devem prestar atenção ao consumo de chá verde.

Remédios para o coração e para hipertensão arterial

O consumo de chá verde pode também diminuir a eficácia de alguns medicamentos como os de hipertensão arterial e os medicamentos para tratar doenças cardíacas.

Os remédios para ansiedade e depressão também podem ter sua eficácia diminuída por causa do consumo do chá.

Esses efeitos são mais difíceis de acontecer, falamos sobre possibilidade, mas caso você esteja dentre as pessoas que foram citadas fique atento para alguma alteração. Na dúvida procure um médico de confiança que entenda sobre efeitos de plantas medicinais

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.