Farinha de banana verde e seus beneficios

Bruno G. Costa

Saiba mais em CLIQUE AQUI
Sou mineiro "Uai", psicólogo de formação e estudioso ...
Bruno G. Costa

Últimos posts por Bruno G. Costa (exibir todos)

Nós já falamos bastante sobre a farinha de maracujá para a nossa saúde, e quem leu e testou deve ter aprovados os benefícios.

Com a farinha de banana também temos benefícios para a saúde, e é por isso que esse é um produto que deve ser cada vez mais consumido no Brasil e no resto do mundo.

Neste texto vamos falar da farinha de banana verde e os seus benefícios. Você não pode perder.

Por que utilizar a banana verde?

É capaz que muitas pessoas pensem que a banana madura tem mais vantagens do que a banana verde. Isso pode ser verdade, mas para fazer a farinha de banana é necessário usar esse produto verde, porque essa banana contém menos açúcar e uma grande quantidade de amido resistente que é um tipo de carboidrato muito importante para o nosso corpo, pelo fato de não ser digerido no estômago.

O consumo de farinha de banana verde ajuda a prevenir alguns tipos de câncer, diminui o colesterol e aumenta a saciedade, a sensação de estar satisfeito mesmo comendo pouco.

Amido resistente

O amido resistente está cheio de benefícios para a nossa saúde. Trata-se de um poderoso hidrato de carbono que passa intacto através do estômago e do intestino delgado. Quando ele chega ao intestino grosso, o amido resistente começa a fermentar, produzindo uma grande quantidade ácidos graxos benéficos para o nosso organismo.

Agora que você sabe desse ingrediente presente na farinha de banana verde, que tal conhecer os benefícios?

Benefícios da farinha de banana verde

Você já imagina do teor dos benefícios que apresentaremos logo abaixo? Pegue uma banana, sente-se em uma cadeira e comece a ler sobre as vantagens de consumir a farinha de banana verde, um item fácil de ser produzido e que certamente vai te surpreender.

Colesterol

O colesterol é importante para o nosso corpo, e a gente não pode negar isso. Mas o consumo de alimentos que nos enchem do colesterol LDL, o chamado colesterol “ruim” porque traz malefícios ao nosso corpo quando em grande quantidade, é muito prejudicial, podendo causar muitos problemas de saúde.

O consumo de farinha de banana verde diminui os níveis de colesterol “ruim” e melhora os níveis do colesterol bom, o HDL, que retira uma parte do colesterol ruim das artérias e a leva ao fígado, para lá ser eliminada pelo organismo.

Mas é importante dizer que o consumo da farinha de banana verde deve ser algo habitual. Não vá esperando que comer a cada 15 dias tratá muitos benefícios. Com o consumo, você pode se proteger contra os ataques cardíacos, embora não seja uma garantia de que você não vai sofrer um.

Humor

O humor é algo precioso para nós, pois nos influencia de diversas formas, como a partir de tomadas de decisão e escolhas importantes para nós.

Se não estivermos com um humor bom, é capaz de nos sentirmos deprimidos. Se você for uma pessoa que sofre de depressão, não importando qual forma, pode se beneficiar ainda mais com as propriedades da farinha de banana verde, pois ela melhora o nosso humor.

A farinha de banana verde contém elementos como o triptofano e a vitamina B6, dois itens muito importantes para sintetizar a serotonina, que se trata do conhecido “hormônio da felicidade”.

Ele é chamado dessa forma porque é um neurotransmissor que melhora o nosso humor, nos deixa mais felizes. Isso não significa que você não vai ficar triste ou irritado. Esses são sentimentos que todo mundo experiencia em determinadas situações. Mas o consumo de farinha de banana verde fará com que você não se sinta deprimido quando não há motivo para se sentir assim.

As pessoas depressivas experimentam episódios depressivos mesmo em dias que não aconteceram coisas ruins, e para essas pessoas é indispensável consumir farinha de banana verde. Além disso, o triptofano induz a pessoa ao sono.

Perda de peso

A perda de peso é algo desejado por muitas pessoas, seja por estarem acima do peso ou por não se sentirem bem com o seu corpo atual.

Consumir a farinha de banana verde é essencial para a perda de peso porque só é digerida no intestino grosso, o que evita que o nosso corpo absorva os açúcares da banana verde.

Não é algo que vai fazer milagres, e é bom que você saiba disso, ou seja, por si só é bem improvável que ela reduzirá uma boa quantidade de quilos. Mas você pode consumir a farinha de banana verde com frequência associada a uma mudança nos hábitos alimentares, consumindo alimentos mais saudáveis, e a implementação de exercícios físicos regulares. Mesmo sendo apenas uma caminhada você vai se beneficiar. Depois que atingir os resultados, venha aqui contar como foi o processo.

Açúcar no sangue

Quando consumimos farinha de banana verde, a glicose no nosso corpo é liberada de forma lenta, o que impede que haja uma grande quantidade de insulina em circulação após consumir a comida.

O efeito disso é que a pessoa que consome a farinha de banana verde sofre menos com os picos de glicose e reduz a resistência à insulina, a qual é o principal fator para o aparecimento da diabetes tipo II.

Saciedade

É isso mesmo que você está lendo. O consumo de farinha de banana verde aumenta a sensação de saciedade, o que faz com que nos sintamos cheios e satisfeitos. Dessa forma, comeremos menos e poderemos evitar o ganho de peso em excesso.

Intestino

Se você quer seu intestino funcionando corretamente, é interessante acrescentar farinha de banana verde à sua dieta, pois é uma das melhores formas de combater a inflamação do intestino e, de um modo geral, fazê-lo funcionar de forma mais correta, eliminando as toxinas e os resíduos de digestão.

Isso funciona porque a farinha de banana verde contém muitas fibras, que são itens que ajudam na eliminação dos resíduos porque agem de forma semelhante a uma vassoura. Para funcionar, você precisa consumir a farinha de banana verde com água.

Insulina

O excesso de insulina leva aos picos de insulina, os quais mandam mensagens ao cérebro para que você sinta fome. Isso é ruim pois você acaba sentindo fome mesmo depois de comer. A farinha de banana verde é interessante porque evita os picos de insulina tão prejudiciais.

Câncer de intestino

O câncer é uma doença horrível que pode derrubar o mais forte dos homens e a mais forte das mulheres, mas com o consumo da farinha de banana verde é possível aguentar o tranco com mais firmeza.

Além disso, essa farinha é eficaz na prevenção de vários tipos de câncer, em especial o câncer de intestino, que é uma situação de saúde bastante grave e que piora a qualidade de vida física e emocional da pessoa que sofre com ele.

A farinha de banana verde contém o amido resistente que funciona como um probiótico para as bactérias que existem no nosso trato intestinal.

Essas bactérias precisam ser nutridas para manter a integridade da nossa parede intestinal. Com isso sendo feito, com o consumo frequente de farinha de banana verde, você pode evitar o aparecimento das neoplasias, também conhecidas como câncer.