Farinha de maracujá e seus beneficios

Bruno G. Costa

Saiba mais em CLIQUE AQUI
Sou mineiro "Uai", psicólogo de formação e estudioso ...
Bruno G. Costa

Últimos posts por Bruno G. Costa (exibir todos)

Já falamos muito sobre o maracujá nos nossos textos e já falamos também dos benefícios das folhas dessa fruta.

Mas tem um outro tipo de consumo envolvendo o maracujá: trata-se da farinha de maracujá, um item que contém uma série de benefícios para o nosso corpo.

Se você quer estimular sua saúde a ficar melhor, é recomendado que consuma essa farinha

Acompanhe o texto, pois nele há tudo o que você precisa saber.

Como é feita

A farinha de maracujá é feita com a casca da fruta, e é por isso que falamos que esse era outro uso. Se você joga a casca do maracujá fora após consumir a fruta, não faça mais isso, pois essa casca está cheia de benefícios para a nossa saúde. Vamos conhecê-los?

Propriedades

A farinha de maracujá tem muitos benefícios para o nosso corpo. Aquilo que se destaca é o fato de estimular o funcionamento da nossa digestão, ajudar a perder peso e reduzir as taxas de glicose e colesterol do nosso sangue.

Benefícios

A farinha de maracujá pode lhe beneficiar de diversas maneiras por causa da quantidade de propriedades que ela possui para o nosso corpo. Abaixo, você encontra uma lista com os principais benefícios da farinha de maracujá.

“Veja 10 benefícios ao consumir o chá de maracujá

Nutrientes

Em primeiro lugar, é preciso dizer que a farinha de maracujá é um item quem contém muitos nutrientes para a nossa saúde. Basta consumir duas colheres de sopa dessa farinha para suprir 74% das necessidades diárias de fibra alimentar.

Além disso, esse item fornece uma grande quantidade de proteína, gordura e carboidratos, itens essenciais na nossa alimentação.

A casca do maracujá usada para fazer essa farinha maravilhosa ainda contém fibra solúvel, nutrientes, niacina, que é a vitamina B3 que melhora o metabolismo celular, ferro, fósforo e cálcio. É por isso que essa farinha é essencial para enriquecer vários tipos de receitas, dando sabor e nutrientes.

Perda de peso

Perder peso é um dos desafios de muitas pessoas, que, por terem um metabolismo lento, não conseguem emagrecer. É por causa do metabolismo que a farinha de maracujá é interessante para propiciar o emagracimento, afinal, acelera o metabolismo da gordura e dá a sensação de saciedade. Você vai comer menos.

A pectina, um tipo de fibra solúvel, é importante porque, ao entrar no nosso estômago se transforma em uma espécie de gel que retarda o esvaziamento gástrico. Dessa forma sentimos menos fome, pois o nosso cérebro recebe um sinal de que nosso corpo está cheio.

Quando a farinha de maracujá chega ao intestino ela dificulta a absorção de carboidratos e gordura, eliminando-os rapidamente para que não se acumulem. Outro exemplo é que a farinha de maracujá ajuda a controlar a glicose no sangue, o que evita a liberação de insulina em grandes quantidades, o que acelera o metabolismo.

Foi feito um estudo na Universidade da Paraíba onde 17 mulheres consumiram farinha de maracujá por 70 dias, e o resultado foi que no final do estudo todas perderam peso — chegando a perder até 8 kg.

Colesterol

O colesterol pode fazer estragos no nosso corpo. A mesma Universidade da Paraíba do outro estudo aproveitou o teste para saber sobre a relação do consumo da farinha do maracujá e do colesterol.

Os participantes do estudo consumiram farinha de maracujá por 70 dias e além da perda de peso, também foi reduzido os níveis de colesterol deles.

Todos os participantes estavam com colesterol alto no início do estudo, mas ele foi reduzido com o consumo da farinha de maracujá. Segundo os estudiosos, a pectina se liga ao colesterol “ruim”, o colesterol LDL, e ajuda na sua eliminação.

Glicose no sangue

A glicose no sangue em níveis elevados pode fazer muito mal para o nosso corpo. Quando liberamos glicose muito rapidamente o pâncreas tem que se virar para enviar uma grande quantidade de insulina para a circulação, pois precisa enviar a glicose para dentro das células.

O que acontece é que os tecidos e os órgãos ficam cada vez mais sensíveis à insulina e aí o pâncreas libera uma quantidade assustadora do hormônio. Quando a sensibilidade à insulina diminui, você pode sofrer diabetes tipo II.

A pectina e outros tipos de fibras da casca do maracujá retardam a liberação da glicose na nossa corrente sanguínea, o que reduz a insulina necessária para o metabolismo. Para resumir, o consumo de farinha de maracujá ajuda a prevenir o diabetes.

Intestino

Por último, podemos destacar que a farinha de maracujá é ideal para melhorar o funcionamento do nosso intestino, e para isso você precisa consumir apenas 25 gramas de fibra por dia. Dessa forma, você mantém uma função intestinal invejável.

Se você não tem disponibilidade para consumir legumes e verduras com frequência, talvez por falta de tempo, uma boa alternativa é ingerir a farinha feita com a casca do maracujá.

A farinha de maracujá é um item que não pode faltar na sua casa, pois fornece fibras que promovem a eliminação das toxinas tão prejudiciais ao nosso corpo, que nos fazem passar mal.

Outro problema evitado com o consumo de farinha de maracujá é a constipação, que é quando não conseguimos evacuar corretamente, quando temos dificuldade para fazer isso e as fezes ficam acumuladas no intestino. A farinha de maracujá, ao chegar ao intestino, faz com que o processo de digestão seja mais fácil e rápido, já que esse item é fermentado pelo nosso corpo.

Como fazer a farinha de maracujá

É ideal aprender a fazer a farinha de maracujá de maneira correta para não ter erro e você apenas se beneficiar. Quer aprender como fazer esse item que serve de remédio caseiro para tratar vários problemas de saúde? Acompanhe.

Você pode comprar a farinha de maracujá em lojas de produtos dietéticos, mas pode também fazer essa farinha na sua própria casa. Para isso, você apenas vai precisar de:

  1. 5 cascas de maracujá. O primeiro passo é desinfetar a casca dos maracujás, para então colocar as cascas para assar no forno.
  2. Elas precisam ficar no forno até estarem secas e quebradiças.
  3. O próximo passo é tirar as cascas de maracujá do forno e deixá-las esfriar.
  4. Essas cascas precisam ser batidas no liquidificador ou no processador de alimentos até se tornarem uma farinha homogênea. E, então, é só guardar a farinha em um recipiente seco e que pode ser fechado.

Para usar essa farinha, você apenas precisa consumir com o estômago vazio, acrescentando uma colher de farinha de maracujá a um copo de água. Depois disso, só precisa consumir uma colherada da mesma forma antes das refeições principais.

Você ainda pode acrescentar essa farinha de maracujá a sucos verdes, tapiocas, salada de frutas, pães, bolos e tortas.

Esse remédio fará com que você possa relaxar e dormir à noite, vai diminuir o seu peso e controlar o apetite se consumido em uma boa quantidade e diminuirá o estresse. É desses benefícios que você precisa?

Você acha que precisa diminuir o apetite, evitar menos os doces e controlar o colesterol e a glicose? O que está esperando para experimentar os benefícios desse remédio caseiro? Então, que tal fazer essa preparação ainda hoje ou nesta semana?