Fitonutrientes (alimentos ricos)

Bruno G. Costa

Saiba mais em CLIQUE AQUI
Sou mineiro "Uai", psicólogo de formação e estudioso ...
Bruno G. Costa

Últimos posts por Bruno G. Costa (exibir todos)

Os fitonutrientes, também chamados de fitoquímicos, são compostos que podemos encontrar nas plantas.

Eles protegem as plantas dos raios ultravioletas do sol e protege também dos ataques dos insetos.

Devemos comer alimentos com fitonutrientes pois eles são importantes para a saúde do nosso corpo.

Neste texto você vai conhecer um pouco mais sobre os alimentos que contêm os fitonutrientes e saberá também os alimentos que são ricos nesses compostos.

No que ajuda o consumo desses alimentos?

Consumir alimentos que contêm uma boa quantidade de nutrientes é essencial para o nosso corpo.

Em primeiro lugar, esses alimentos contam com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Entre os outros benefícios desses alimentos, encontramos o:

Resumindo: esses alimentos contêm compostos que são quase completos para a sua saúde.

Os fitonutrientes são essenciais?

Pode-se dizer que os fitonutrientes são elementos necessários para o corpo, pois promovem uma melhora na saúde humana, mas eles não contêm carboidratos, proteínas, vitaminas, minerais e gorduras, nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo.

Entretanto, não quer dizer que um alimento com fitonutrientes não terá esses elementos; o fitonutriente em si pode não o ter, mas no resto da composição do alimento pode existir esses nutrientes que fazem tão bem para a nossa vida.

Os benefícios são sentidos imediatamente?

Não, mas não sei se isso poderia ser chamado de desvantagem. Talvez seja apenas algo neutro.

Frutas e legumes contêm uma grande quantidade de fitonutrientes, que não passados desapercebidos por vários dias, mas acabam mostrando resultado a partir de alguns meses ou anos.

Você pode não estar muito animado para esperar todo esse tempo para receber benefícios, mas existe um consenso que garante os benefícios dos fitonutrientes, então é certeza que você irá se beneficiar, bastando apenas esperar.

Os fitonutrientes serão eficazes na prevenção e retardamento de doenças no nosso organismo.

Quais alimentos são ricos em fitonutrientes?

Existem muitos alimentos para o nosso consumo, mas vamos nos atentar àqueles que fornecem uma grande quantidade de fitonutrientes para o nosso benefício.

Você pode encontrar uma boa quantidade desses compostos em sementes e grãos integrais, nozes, vegetais, verduras e frutas leguminosas, ervas e especiarias.

No caso de alguns alimentos, é possível saber se eles têm fitonutrientes por causa de sua coloração, uma vez que uma determinada cor de alimento seja influenciada por esses compostos.

É como se eles servissem como um pigmento para colorir o alimento. Exemplos disso são os alimentos arroxeados, como os mirtilos, as amoras e o repolho roxo. Todos esses itens são ricos em flavonoides.

Alimentos de cor amarelo-alaranjados têm uma grandes quantidade de betacaroteno, e exemplos deles são a cenoura, a abóbora, o mamão e o melão.

Os alimentos de cor vermelha e rosa contêm licopeno, como é o caso da goiaba, da melancia e do tomate.

E, por último, podemos citar os alimentos de cor verde que contêm clorofila, como a couve e o espinafre.

Todos esses alimentos são úteis para a nossa saúde por conterem uma grande quantidade de fitonutrientes.

Mas alguns fitonutrientes não pigmentam os alimentos, ou seja, pela cor não é possível saber se eles têm fitonutrientes.

Por isso, basta se atentar às dicas. Por exemplo, a cebola, o alho, o alho-poró e outros alimentos também têm fitonutrientes, mas esses compostos não fornecem cores características a eles.

A dica é consumir esses alimentos diariamente, variando sempre que sentir necessidade e quiser. Essa é a melhor maneira de aproveitar os benefícios dos fitonutrientes.

Se você não gosta de consumir frutas e verduras fica um pouco difícil receber os benefícios dos fitonutrientes, então você deve procurar frutas e verduras que você gosta, certamente há algo.

Há mais de 20.000 fitonutrientes disponíveis para a nossa alimentação — para você ver o poder que a natureza tem, o quanto ela pode ser benéfica para nós —, então é quase certo que você vai encontrar alguns alimentos que contêm fitonutrientes e que você goste.

Além desses bem mais de 20.000 fitonutrientes existentes, novos estão sendo descobertos a cada ano, pois os cientistas de várias partes do mundo se empenham bastante nessa tarefa.

E os suplementos de fitonutrientes?

Os suplementos de fitonutrientes surgiram como uma maneira mais fácil e rápida de consumir esses compostos tão benéficos para a saúde.

Para quem não encontra alimentos com fitonutrientes que gostam de consumir esses suplementos surgem como uma solução ao problema, prometendo trazer os mesmos benefícios das frutas e vegetais.

Mas não é bem assim que as coisas acontecem.

Apesar de prometerem ser uma boa saída para quem se recusa a comer frutas, vegetais e outros itens que carregam uma boa quantidade de fitonutrientes em sua composição, eles não são regulamentados, ou seja, não é garantido que eles fornecem a mesma quantidade de fitonutrientes que as frutas, vegetais e alimentos afins fornecem.

Quais são os melhores fitonutrientes?

Há uma infinidade de fitonutrientes que podem ser consumidos, mas tem aqueles sobre os quais mais se fala por conta de seus benefícios importantes para o corpo.

Abaixo, você encontra uma lista com os principais fitonutrientes e algumas informações sobre eles.

Ácido elágico

Vamos começar falando sobre um fitonutriente muito bom para a nossa saúde: o ácido elágico.

Essa é uma substância que pode ser chamada de tanino e que é encontrada nas nozes, romãs, mirtilos, uvas, amoras, morangos e framboesas.

Uma coisa interessante sobre o ácido elágico é que ele pode ser produzido pelo nosso corpo quando processamos os fitonutrientes maiores chamados de elagitaninos.

O ácido elágico contém uma grande quantidade de antioxidantes, mas também possui propriedades, anti-inflamatórias, anticancerígenas, de redução da pressão e para evitar o acúmulo de placas de gordura nas artérias.

Caretonoides

Os caretonoides são pigmentos amarelos, vermelhos e alaranjados. Nesse grupo, encontramos os alimentos alfacarotenos, betacaroteno, luteína, licopeno e outros.

Vários alimentos possuem os caretonoides, mas os principais são a batata-doce, cenoura, inhame, mamão, melão, melancia, manga, couve, espinafre, tomate, pimentão e laranja.

Esses alimentos devem ser consumidos com alguma gordura para serem absorvidos melhor pelo corpo. São alimentos que reduzem o envelhecimento das células, melhoram o sistema imunológico, cuidam da nossa visão, previnem a degeneração macular, câncer e doenças cardiovasculares, além de outras coisas.

Curcumina

Por último, podemos falar sobre a curcumina, que é encontrada principalmente no açafrão, também conhecido como cúrcuma.

A curcumina tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias sendo considerada um item muito poderoso para eliminar a toxina deixando o corpo livre desses compostos que fazem mal, e impedindo o crescimento dos tumores.

A curcumina é eficaz para tratar a artrite reumatoide,fibrose cística e até a doença de Alzheimer.

Mesmo os estudos não sendo ainda conclusivos, muitas pessoas que experimentaram relataram melhora.

Outro benefício é que a curcumina ajuda a diminuir o colesterol considerado ruim, o LDL, e melhora o colesterol bom, o HDL.