Goiabeira e seus benefícios

Bruno G. Costa

Bruno G. Costa

Saiba mais em CLIQUE AQUI
Sou mineiro "Uai", psicólogo de formação e estudioso ...
Bruno G. Costa

Últimos posts por Bruno G. Costa (exibir todos)

A goiabeira, como o próprio nome sugere, é a arvore frutífera que nos oferece a goiaba. Tanto a goiaba quanto as folhas da goiabeira estão cheias de benefícios para o nosso corpo.

Para você ter uma ideia, a goiaba contém uma grande quantidade de potássio, licopeno, fibra alimentar e vitaminas A e C, itens muito importantes para a nossa saúde. Enquanto isso, as folhas de goiaba têm muitos benefícios, os quais podem ser apreciados com o consumo do chá dessas folhas.

Benefícios da goiabeira

Os produtos naturais são repletos de propriedades para nós, sendo indicados para o alívio de muitas doenças e produtos de saúde. As folhas da goiabeira também têm uma série de benefícios para o nosso corpo, e é por isso que devemos consumir o chá com maior frequência. Quer conhecer todos os benefícios desse maravilhoso item natural? Basta acompanhar o texto.

Perda de peso

Um dos benefícios mais notáveis do chá de folhas de goiabeira é a perda de peso, a qual é propiciada com o consumo dessa bebida medicinal. O chá de folhas de goiabeira é um item que não pode faltar na sua casa se você quer perder peso.

Lembre-se que o chá por si só não é milagroso, não vai fazer milagres. Para você sentir os benefícios, precisa fazer mais duas coisas, que é passar a consumir alimentos saudáveis e fazer exercícios físicos regularmente, mesmo que seja apenas uma caminhada.

Diabetes

Você sofre de diabetes? Então, tenho uma boa notícia para você. O chá de folhas de goiabeira é benéfico para pessoas que apresentam essa doença, pois ajuda a reduzir os níveis de glicose no sangue sem aumentar a produção de insulina.

Talvez esse chá possa complementar os benefícios do tratamento médico. Lembre-se que não é adequado desistir do tratamento médico só por estar consumindo esse remédio com frequência. O chá de folhas de goiabeira serve como um complemento, não como um remédio principal.

Colesterol

Se você acompanha os nossos textos pode já ter visto que há muitos alimentos e produtos naturais que são capazes de reduzir os níveis do colesterol LDL, considerado o colesterol “ruim”.

O chá de folhas de goiabeira é importante para a redução desse tipo de colesterol, e ela se dá sem abaixar os níveis do colesterol HDL, colesterol “bom”. Isso significa que, com o consumo frequente desse remédio, você pode evitar doenças causadas pelo acúmulo do colesterol no corpo, aumentando a sua saúde.

Propriedades antimicrobianas

As propriedades antimicrobianas fazem, como o próprio nome sugere, com que os micróbios sejam eliminados. Isso é eficiente quando combinamos esses poder com a habilidade das folhas de goiabeira de lutar contra a diarreia e a disenteria. Se você sofre desse problemas, experimente consumir o chá para se beneficiar.

Problemas estomacais

Problemas estomacais são muito ruins, não é verdade? Às vezes, chegamos a passar o dia inteiro doentes. Se vocÊ sofre de problemas estomacais ou intoxicação alimentar vai se beneficiar das maravilhosas propriedades antimicrobianas das folhas de goiabeira.

Bronquite e tosse

A bronquite e a tosse são dois problemas de saúde que muita gente está cansado de enfrentar. Entretanto, a luta pode ficar mais fácil com o consumo do chá de folhas de goiaba, pois ele alivia esses problemas.

Problemas bucais

O medo de dentistas é comum até mesmo em pessoas adultas. Ninguém gosta de ter que abrir a boca para um médico mexer com vários instrumentos da profissão. Melhora, mas pode causar dor e muito desconforto.

Se você sofre de dores de dente, gengivas inflamadas ou úlceras orais, pode se beneficiar ao mastigar algumas folhas de goiaba. Lembre-se que, se a dor continuar, é ideal que você vá ao dentista.

Dengue

A dengue é um problema de saúde muito sério que pode trazer extensas complicações para a pessoa que sofre dela. Se você consome chá de folhas de goiabeira pode se beneficiar e ajudar a tratar dessa condição de saúde.

Para fazer o chá, você precisa cozinhar 9 pedaços de folhas de goiaba em 5 xícaras de água. Você deve deixar o chá cozinhando até que a água se reduza à metade.

Problemas de próstata

Os homens podem se beneficiar com o chá de folhas de goiabeira se sofrem de problemas de próstata ou câncer de próstata. Se esse é o seu caso, consuma esse chá com certa frequência, para aproveitar os benefícios.

Fertilidade

Muitos homens têm o sonho de serem papais, porque querem cuidar e ensinar uma criança tudo o que aprenderam. Mas alguns homens sofrem de problemas de fertilidade, não podendo engravidar mulheres. Dessa forma, consumir o chá de folhas de goiabeira se faz muito necessário, pois ele melhora as chances de um homem conseguir engravidar uma mulher.

Usos externos

As folhas de goiabeira podem ser esmagadas e colocadas em arranhões, escoriações e pequenos cortes, pois têm propriedades que fazem desse item uma ótima ferramenta para prevenir a infecção das feridas.

Infecções do ouvido

Você pode se beneficiar com o chá de folhas de goiabeira ao aplicá-lo nas regiões do ouvido externo infectadas. Dessa forma, é possível ser curado mais rapidamente e recuperar a qualidade de vida perdida com a infecção.

Reações alérgicas

As folhas de goiabeira podem ser trituradas e usadas sobre as regiões onde você sofre de alergia. Dessa forma, a coceira é diminuída e você se sente aliviado.

As folhas esmagas também podem ser aplicadas sobre picadas de insetos e sobre a acne e problemas com espinhas, pois é um item natural que contém vitamina C que acelera o processo de cicatrização.

Para fazer esse remédio para espinhas, você só precisa triturar as folhas de goiaba com um pouco de água, para usar a mistura resultante como um esfoliante facial.

Envelhecimento prematuro

Sabe quando a gente vai crescendo e envelhecemos de fora injusta? Falo “injusta” pelo fato de o envelhecimento chegar mais cedo para algumas pessoas. Você pode aplicar a receita caseira ensinada ali em cima no rosto, para que diminua a aparência dos sinais de envelhecimento prematuro.

Querda de cabelo

A queda de cabelo é um problema de saúde que nos desmotiva de várias formas, principalmente porque nos sentimos envergonhados com essa mudança tão drástica na nossa aparência. Você pode cozinhar as folhas e goiava em água e deixá-las esfriar até a temperatura ambiente, para então massagear o couro cabeludo e acabar com o problema de queda de cabelo.

Contraindicações

Até mesmo os produtos naturais podem apresentar contraindicações, então devemos tomar cuidado com o que consumimos. Abaixo, você encontra todas as contraindicações do consumo do chá de folhas de goiabeira.

Não é adequado consumir as infusões feitas com folhas, casca ou raízes de goiabeira no caso de você sofrer de doenças cardíacas. Mulheres grávidas ou que estão amamentando também não podem tomar esse chá.

Uma outra possível contraindicação é para pessoas que sofrem de transtorno do intestino irritável, que é uma condição de saúde muito ruim e que não combina com o chá, podendo fazer mal à pessoa que sofre disso e consome esse produto de saúde. Para essas pessoas, não é necessário se abster do consumo do chá de goiaba, mas é muito aconselhável que a pessoa diminua a quantidade ingerida, para não consumir em excesso e fazer mal.