Guaraná e seus benefícios

Bruno G. Costa

Bruno G. Costa

Saiba mais em CLIQUE AQUI
Sou mineiro "Uai", psicólogo de formação e estudioso ...
Bruno G. Costa

Últimos posts por Bruno G. Costa (exibir todos)

O guaraná é o nome da planta, fruta e semente que é usada para fazer aquele refrigerante de guaraná bastante saboroso e que muita gente gosta.

O refrigerante não conserva os benefícios do guaraná pelo fato de ele só possuir uma pequena parte de suco da fruta, mas o guaraná em si pode ser usado para prevenir e tratar vários problemas de saúde.

Quer conhecer mais sobre o guaraná e os seus benefícios? Acompanhe!

Quais as propriedades do guaraná?

O guaraná tem uma série de propriedades que garantem uma série de benefícios para a nossa saúde. Nele, nós podemos encontrar:

  • cafeína;
  • xantina;
  • catequinas;
  • taninos;
  • procianidinas;
  • saponinas
  • e outros fitoquímicos.

Alguns desses itens podem proporcionar efeitos estimulantes para o corpo. Essas propriedades são boas para quem quer perder ou controlar o peso e para atletas, pois dá energia.

Benefícios do guaraná

Como você já deve estar imaginando, o guaraná é cheio de benefícios para o nosso corpo, sendo recomendado muitas vezes como um tratamento caseiro para aliviar diversos problemas de saúde. Abaixo, você encontra as indicações da planta.

Saúde digestiva

O guaraná é bom para tratar problemas de digestão, como o inchaço no estômago causado por gases, a dispepsia, também chamada de má digestão, e para reduzir a obesidade.

Redução da dor

O guaraná é eficiente quando se fala na redução da dor, pois possui propriedades analgésicas eficazes para tratar esses problemas de saúde que acompanham tantas pessoas diariamente. As propriedades analgésias se combinam com as propriedades anti-inflamatórias, o que torna o guaraná um remédio perfeito para tratar problemas relacionados à dor.

Antioxidante

Os agentes antioxidantes conseguem combater os radicais livres, que causam o envelhecimento das células precoce e pode causar doenças cardíacas, cerebrais e câncer.

O guaraná é uma planta que tem mais antioxidantes do que o chá verde, o que o faz ser um item muito importante para prevenir essas doenças já citadas.

“Saiba também sobre o pó de guaraná”

Saúde cardiovascular

A saúde do nosso coração e tudo o que é relacionado a ele é importante para a gente, pois o coração é um órgão vital do nosso corpo. Com o consumo do guaraná, é possível ter uma saúde cardiovascular melhor, fortalecendo o coração e diminuindo os coágulos.

Mais energia

Como contém mais cafeína do que o café, frequentemente o guaraná é usado em bebidas energéticas, as quais visam estimular o corpo e a mente, deixando a pessoa sempre ativa. Você pode se beneficiar ao torrar as sementes e com elas fazer infusões de guaraná.

Suporte cognitivo

Esse benefício é show, pessoal, sendo indicado para quem precisa focar nos estudos. O consumo de guaraná ajuda à pessoa a manter o foco, tendo uma melhor concentração e um melhor desempenho nos estudos. O guaraná estimula o sistema nervoso central e ajuda a pessoa a ir melhor em provas ou estudar.

Você que vai fazer Enem ou algum vestibular neste ano pode se beneficiar com o consumo do guaraná. Quem vai prestar concurso, também.

Perda de peso

Um dos benefícios do guaraná que merece destaque é o fato de ele ajudar na perda de peso. O que ele proporciona ao corpo é o aumento da temperatura corporal, o que provoca um aumento do gasto calórico. Dessa forma, ele aumenta o nosso metabolismo sem a gente precisar trabalhar por isso, o que já auxiliar na perda de peso.

Mas além disso o guaraná contém benefícios diuréticos que remove o excesso de líquidos e as toxinas presentes no nosso corpo. Dessa forma, temos dois benefícios que promovem o emagrecimento.

Associe isso a uma alimentação balanceada e a exercícios que você tem o remédio perfeito para emagrecer.

Aumento da libido

A libido é o nosso apetite sexual, ou seja, a vontade de fazer sexo. Por conta de diferentes fatores, alguns grupos de pessoas têm uma libido mais baixa, o que é até angustiante.

Se essas pessoas consumirem mais guaraná, certamente perceberão uma melhora no apetite sexual. O guaraná não melhora a ereção, mas aumenta a energia e resistência, o que melhora automaticamente a atividade sexual. Experimente você também!

Para o desempenho esportivo

Se você gosta de praticar esportes e estar sempre ativo, pode se beneficiar com o consumo de guaraná, pois ele é um grande fornecedor de cafeína, que nada mais é que um item que estimula o nosso sistema nervoso central, deixando-nos acordados e com menos sono.

O guaraná é eficiente para garantir a melhora da fadiga física e mental, o que é uma coisa ótima para quem tem uma rotina em que se pratica muitos esportes.

Para quem é recomendado o guaraná?

Sabendo de todos esses benefícios, já é possível ter uma ideia das pessoas que podem consumir o guaraná para se beneficiar. Não? Então, acompanhe o texto abaixo, que vai mostrar para quem o guaraná é recomendado.

Pessoas que querem reduzir a gordura

Pessoas que sofrem de sobrepeso e obesidade podem se beneficiar ao consumir o guaraná por conta de dois motivos.

O primeiro deles é porque essa planta reduz a gordura abdominal por meio da termogênese e dos efeitos diuréticos.

O segundo motivo é que o guaraná aumenta a concentração, o foco dessas pessoas, de forma que elas conseguem fazer atividade física de forma mais focada, com mais chances de continuar no treinamento sem desistências.

Pessoas que precisam melhorar a cognição

Se você está envolvido em tarefas cognitivas, pode ter um melhor desempenho nessas tarefas, melhorando o desgaste e o cansaço mental. Dessa forma, você consegue ter foco por maior tempo nessas tarefas, o que te ajuda em situações que você precisa de uma boa memória e boa concentração, como para estudar para provas escolares ou de concurso.

Pessoas que precisam melhorar o desempenho sexual

Se você quer ter uma melhor qualidade nos seus relacionamentos sexuais, uma das maneiras de fazer isso é consumir guaraná com frequência, pois isso traz os benefícios que já mencionamos. Você não pode perder.

Adaptação do guaraná

Há uma pequena desvantagem para quem consome guaraná com frequência. Esse produto faz o nosso corpo se adaptar a ele, o que diminui seus efeitos com o passar do tempo. É como uma droga que, apesar de não fazer mal, vai perdendo o efeito conforme você vai consumindo.

Qual a dose de guaraná que deve ser consumida?

A dose que deve ser consumida vai variar de pessoa para pessoa, porque as pessoas têm diferente tolerância à cafeína.

Algumas pessoas suportam mais, outras suportam menos. Por contra disso, é possível dizer que a dose de guaraná indicada pode variar entre 200 e 800 mg. O ideal é começar com uma dose baixa para verificar os efeitos dela em você. É quase como uma automedicação.

Existem contraindicações?

O guaraná é um alimento bom para a nossa saúde, mas nem por isso está isento de contraindicações. É ideal que você converse com um especialista caso queira usar guaraná e estiver tomando algum tipo de medicação de uso contínuo.

As mulheres grávidas não podem tomar uma grande quantidade de estimulantes, seja quais forem, o que inclui o guaraná.

Como efeitos colaterais, podemos citar os mesmos da cafeína, pois o guaraná contém bastante dessa substância. A pessoa que o consome em excesso ou é muito sensível à cafeína pode ter problemas de sono, ansiedade, inquietação, dor de estômago, taquicardia e pressão alta.