Melão e seus benefícios

Bruno G. Costa

Saiba mais em CLIQUE AQUI
Sou mineiro "Uai", psicólogo de formação e estudioso ...
Bruno G. Costa

Últimos posts por Bruno G. Costa (exibir todos)

Quando perguntam às pessoas quais são suas frutas preferidas, é capaz que muitas delas digam que uma das suas frutas preferidas é o melão, que é muito consumido nos meses de verão.

Mas o melão está longe de ser apenas uma fruta gostosa. Uma coisa ainda melhor que o seu gosto é a quantidade de benefícios que ele tem para o nosso corpo e a nossa mente.

De que tipo de melão estamos falando?

Existe uma série de tipos de melão, isso é verdade, mas todos eles carregam os benefícios excepcionais para o nosso corpo.

Pode ser melão branco, melão amarelo ou de outra cor: ele é cheio de benefícios para nós.

Quais são os benefícios do melão?

Você já se perguntou quais são os benefícios do melão? Trata-se de uma fruta indicada para tratar vários problemas de saúde, pois contém propriedades benéficas para situações de saúde que enfrentamos todos os dias.

1) Má circulação

Se você sofre de má circulação sanguínea, pode se beneficiar ao consumir um pouco de melão por dia.

Várias doenças podem ser evitadas, portanto, com o consumo do melão, como a formação dos coágulos sanguíneos, angina, ataques cardíacos e embolias cerebrais, por exemplo.

2) Câncer

Mesmo que não conheçamos ninguém que sofreu de câncer, sabemos o quanto é um problema ruim e capaz de arruinar a vida da pessoa que sofre com a doença e dos familiares.

Por esse motivo, devemos nos preocupar com a nossa saúde agora e consumir alimentos que diminuem a incidência de câncer, como é o caso do melão.

O melão é uma fruta rica em caroteno, que é uma substância anticancerígena que tem se mostrado efetiva no tratamento do câncer de mama e câncer de ovário em mulheres na pré-menopausa com histórico familiar da doença e que sofrem de alcoolismo.

3) Sensibilidade ao sol

A sensibilidade ao sol é um problema comum em pessoas que sofrem de protoporfiria eritropoiética.

O consumo de melão é útil nesse caso pois protege a pessoa da sensibilidade ao sol. O melão também reduz os sintomas e o desconforto das queimaduras solares.

4) Problemas pulmonares

Os problemas pulmonares também são muito difíceis de lidar. Dentre eles, há a doença pulmonar obstrutiva crônica e a asma causada pelo exercício físico, além da bronquite e a falta de ar.

Todos esses problemas de saúde podem ser amenizados com o consumo de melão.

5) Desempenho físico

Com o passar dos anos da idade adulta para a idosa, a força muscular e o desempenho físico tão diminuindo consideravelmente.

Entretanto, o consumo de melão pode favorecer que essa perda não seja tão grande. Há idosos cheios de força e vitalidade, e você pode ser um deles no futuro se consumir melão com frequência.

6) Vermes intestinais

Um bom remédio para eliminar os vermes intestinais é consumir sementes de melão. Isso pode servir como acompanhamento ao tratamento médico.

7) Reumatismo e gota

O melão é eficiente para tratar esses problemas porque é um diurético natural, ou seja, é capaz de eliminar o excesso de líquidos do nosso corpo.

8) Constipação

Constipação é quando temos dificuldades para evacuar, ficando dias sem ir ao banheiro para essa finalidade.

O melão é uma fruta que facilita o trânsito intestinal por conter celulose, o que evita a constipação.

9) Manchas na pele

O melão é um item que você não pode deixar faltar na sua casa se você sofre de manchas na pele e quer removê-las.

Se essas manchas forem causadas por toxinas, você realmente vai se beneficiar desse efeito do melão.

Além de remover as manchas, o melão é interessante para reduzir a aparência de pele seca e as rugas.

10) Flacidez

Conforme vamos envelhecendo, é natural que a nossa pele fique mais flácida, o que às vezes pode reduzir a nossa autoestima.

O consumo de melão é eficiente para reduzir a pele flácida e a aparência de pele pendurada.

11) Ansiedade

Essa fruta é eficiente para reduzir a ansiedade causada pelos açúcares artificiais e pela junk food, que é aquela comida cheia de calorias e pouco nutritiva.

12) Gravidez

O melão previne complicações antes, durante e depois da gravidez, já que tem uma grande quantidade de betacaroteno. Além disso, o melão é capaz de reduzir a diarreia e a febre que podem aparecer nesses períodos.

13) Visão

O melão é eficiente para tratar os problemas de visão, de degeneração macular que pode aparecer com o passar dos anos. Com o consumo do melão, a visão fica melhor.

14) Pressão arterial

Há muita gente que sofre de pressão arterial alta, o que é muito prejudicial. Com o consumo do melão, é possível adquirir uma grande quantidade de potássio, o qual vai dar mais força ao seu coração, protegendo-o de doenças cardíacas.

15) Infecções

Outro dos benefícios do melão é o de proteger a pessoa de infecções, vírus e bactérias, pelo fato de conter uma grande quantidade de vitamina C e manganês.

16) Perda de peso

O melão ajuda a emagrecer por vários motivos. O primeiro deles é que essa fruta é basicamente composta por água e nos dá saciedade, ou seja, acabamos comendo menos ao longo do dia.

Você pode fazer uma dieta restritiva de um dia, onde só vai comer melão e tomar água, ou fazer uma dieta de cinco dias apenas com melão e outros produtos naturais sem o menor preparo.

A primeira dieta é desencorajada por muita gente, pelo fato de ser muito restritiva, enquanto a segunda é melhor aceita. É importante que você consuma o que sentir vontade mas sempre visando o melhor para a sua saúde.

17) Para dormir

Sim, o melão é bom para dormir. Se você sofre de insônia, não hesite em consumir essa fruta para aproveitar bem os benefícios. Se você sofre de outro distúrbio do sono, também pode se beneficiar com o consumo de melão.

O melão é uma fruta boa para saciar a nossa sede, e, por conta disso, pode diminuir as vezes que você vai se levantar para beber água.

Se consumido de manhã, você provavelmente não terá muito mais fome até o almoço.

Algumas pessoas falam que o melão não pode ser comido à noite, pois causa indigestão, mas isso não está comprovado e é até pouco provável que cause problemas estomacais.

Contraindicações

Pelas pesquisas que fizemos, o melão contém poucas contraindicações. A principal delas é para pessoas que sofrem de transtorno do intestino irritável e fazem uma dieta específica para tratar isso.

Mas isso nem é uma contraindicação e sim uma indicação de reduzir a quantidade de melão consumindo, não necessariamente eliminá-lo da dieta.

Outro ponto negativo do melão é que ele é uma fruta composta por basicamente água, o que não seria bom consumir à noite caso você sofra de micção noturna ou problemas da próstata. Mas, nesses casos, você pode consumir o melão pela manhã ou à tarde.