Os 5 melhores chás calmantes

Bruno G. Costa

Saiba mais em CLIQUE AQUI
Sou mineiro "Uai", psicólogo de formação e estudioso ...
Bruno G. Costa

Últimos posts por Bruno G. Costa (exibir todos)

Relaxar é essencial e listamos alguns chás que vão ajudar você nesse processo

Pesquisas mostram que beber chá tem sua parcela de benefícios para a saúde, como fortalecer o sistema imunológico, reduzir o estresse, melhorar o humor, melhorar o sono e a concentração.

Os chás de ervas para um melhor sono e relaxamento podem ser apreciados quentes ou frios ou com edulcorantes naturais. Confira os principais chás e suas propriedades e saiba qual escolher.

Chá verde

Talvez sua preocupação não seja tanto com sua dificuldade em dormir, mas sim como começar uma manhã melhor. Existem variedades de chás de ervas que contêm chá verde que oferece esse impulso de energia tão necessário para você durante todo o dia.

É uma ótima alternativa para uma xícara de café, uma vez que também está cheia de antioxidantes. Os antioxidantes são substâncias naturais que previnem ou protegem o corpo contra danos celulares causados ​​por radicais livres.

Mas nem todos os chás verdes são os mesmos. Embora possa ser uma boa escolha durante o dia, pode não ajudar você a dormir um sono relaxante à noite. Seria melhor escolher um horário de chá verde descafeinado antes de ir dormir.

Saiba tudo sobre o chá verde

Camomila

A a camomila é uma das propriedades medicinais mais antigas conhecidas que contém certas condições de saúde, como insônia e ansiedade. Existem dois tipos de camomila: a camomila alemã e a camomila romana.

Além da forma de chá de ervas, a camomila também é amplamente utilizada como óleos essenciais em aromaterapia e produtos de cuidados da pele. A camomila é um calmante natural e indutor do sono devido ao efeito ligeiramente sedativo. Geralmente é seguro usar mesmo com crianças.

Veja outros benefícios do chá de camomila

Lavanda

Outro chá popular pensado para ter propriedades calmantes é o chá de lavanda.

Um estudo sugere que um cheiro de seu aroma ajuda a diminuir o sistema nervoso, promove o relaxamento e melhora a qualidade do sono com ondas lentas.

Outros benefícios do chá de lavanda

Hortelã-pimenta

O efeito do mentol na hortelã acalma e esfria o corpo. Sua natureza sedativa e anti-inflamatória pode baixar a pressão arterial e aliviar o estresse mental. Isso ajuda o corpo a descontrair e relaxar.

Embora seja um chá poderoso que ofereça uma variedade de benefícios para a saúde, pode haver alguns efeitos colaterais, já que o mentol pode desencadear alergias em algumas pessoas. Então, novamente, é melhor consultar seu médico para ter certeza.

Gengibre

O forte aroma combinado com as propriedades curativas é o que faz do chá de gengibre uma ótima alternativa para aliviar a tensão e outras condições de saúde.

Para camuflar o forte sabor do gengibre, é melhor adicionar limão, mel ou menta para bebidas apimentadas e saborosas. Beber chá de gengibre pode ajudar a desordem de digestão, como inchaço.

Saiba mais sobre o gengibre