5 poderosas receitas de chá para aquecer no inverno

Bruno G. Costa

Bruno G. Costa

Saiba mais em CLIQUE AQUI
Sou mineiro "Uai", psicólogo de formação e estudioso ...
Bruno G. Costa

Últimos posts por Bruno G. Costa (exibir todos)

O Hemisfério Sul, no qual o Brasil faz parte, vai abrir as portas para o inverno no dia 21 de junho. Até lá ainda tem bastante tempo, mas, com os meses passando tão rápido, os brasileiros querem logo se programar para tornar seus dias mais confortáveis.

A ideia é se livrar do frio, portanto, as receitas de chá para aquecer no inverno apresentadas aqui vão ser muito úteis para esquentar e para proteger a saúde no inverno, uma época em que muitas doenças se espalham com maior facilidade.

Na estação mais fria do ano valem alguns cuidados que são muito importantes. Assim como no verão, a ingestão de líquidos também é muito importante para o bom funcionamento do corpo, e, por isso, a pessoa pode unir o útil ao agradável ao consumir os chás citados abaixo, pois eles carregam propriedades que ajudam a combater doenças que comumente atingem a população no frio, além de eles serem muito bons para aquecer no inverno.

Receitas de chá para aquecer no inverno

malva

  • Chá de malva: você já ouviu falar na malva? É uma planta poderosa com potentes propriedades anti-inflamatórias, digestivas, laxantes, curativas e diuréticas. Mas o ponto principal e o melhor motivo para você tomar esse chá no inverno é porque ele melhora o sistema imunológico, protegendo você de doenças e infecções, além de condições de pele. Você deve utilizar as folhas secas, e, se preferir, pode acrescentar leite e mel. O chá de malva deve ser supervisionado para quem tem diabetes, e, além disso, é indicado que você converse com seu médico se toma algum medicamento via oral.


cha de gengibre

  • Chá de gengibre: se você procura um produto natural potente contra muitos problemas de saúde, vai se beneficiar e vai se impressionar com as propriedades curativas do gengibre. Ele ajuda nas questões dos problemas de intestino e de digestão, além de ter propriedades antivirais, sendo muito útil para tratar gripes e resfriados que costumam acometer as pessoas no inverno. Mas, além de tudo isso, o chá de gengibre é uma bebida muito indicada para quem está com frio, pois você consegue se aquecer desde o primeiro gole. Dica: você pode acrescentar mel e limão, para que a bebida fique mais saborosa. O chá de gengibre é contraindicado para quem toma medicamentos anticoagulantes, quem está grávida, quem sofre de hipertensão e diabetes, quem está abaixo do peso, quem sofre de hemofilia e quem tem problemas de coração.


cha de alcaçuz

  • Chá de alcaçuz: você já deve ter ouvido falar nas balas de alcaçuz, que foram e são ainda muito comercializadas. Mas o que muita gente não sabe é que a planta do alcaçuz contém amplas propriedades anti-inflamatórias, além de propriedades para tratar a tosse, a dor de garganta ou até mesmo para esquentar o corpo. Se você está constantemente com frio, pode fazer um chá de alcaçuz e tomá-lo quente, que logo você vai se sentir melhor. Para fazer o chá, você utiliza a raiz da planta. O chá não é recomendado para quem sofre de problemas no fígado, anemia, hipertensão e para mulheres que estão grávidas.

cha de camomila

  • Chá de camomila: o chá de camomila é um dos preferidos dos brasileiros, e, como dito no início do artigo, você pode juntar o útil ao agradável ao consumir o chá de camomila, pois é capaz de aquecer no inverno ou em qualquer outros períodos frios, além de ser muito saboroso. Quanto às propriedades curativas dele, destacam-se as que tratam distúrbios digestivos, flatulência, náusea e vômito, que são sintomas comuns em várias doenças. O chá de camomila ainda alivia as cólicas menstruais e a sinusite. Esse chá só não é indicado para pessoas alérgicas à camomila, alérgicas ao pólen e para crianças menores de 5 anos. Se você está grávida, deve consultar um especialista que conhece o seu caso.


pau de canela
imagem: reprodução

  • Chá de canela: a canela, muito utilizada desde muito tempo atrás na cozinha tradicional e na medicina natural, contém uma série de benefícios para o corpo, e fazendo um chá da canela é possível obter todos esses benefícios. Se você já experimentou canela, provavelmente imagina que vai ser muito útil nos momentos em que você está com frio, inclusive se tomar o chá ainda quente. E isso é confirmado. Ao tomar o chá, além de se proteger contra o frio, você ainda recebe os benefícios antibacterianos e anti-inflamatórios, além de ajudar no controle da ânsia de vômito e melhorando todo o sistema digestivo. O chá de canela é contraindicado para quem está nos primeiros meses de gravidez, pois pode causar abortos espontâneos, e também é contraindicado para quem tem menos de seis anos. Se você sofre de diabetes, deve se atentar ao tipo dela. Se for tipo 2, pode consumir, mas, se não, não pode. É importante consumir com prudência para que não haja efeitos inesperados.