Remédio caseiro para dermatite

Bruno G. Costa

Bruno G. Costa

Saiba mais em CLIQUE AQUI
Sou mineiro "Uai", psicólogo de formação e estudioso ...
Bruno G. Costa

Últimos posts por Bruno G. Costa (exibir todos)

A dermatite é um problema de pele que está longe de ser só estético. Claro, a dermatite não deixa a pele mais bonita, pelo contrário. Na verdade muita gente que sofre com esse problema tentam esconder as marcas e reverter o problema.

Neste texto você vai conhecer mais um pouco sobre a dermatite e vai saber de remédios caseiros para tratar esse problema tão incômodo. Você sofre com isso ou conhece alguém que passa por esse problema? Seria uma boa ler o texto até o final.

O que é dermatite?

A dermatite é o nome genérico para todos os tipos de inflamações da pele. Dentro da dermatite, nós temos os grupos de:

  • dermatite seborreica;
  • dermatite atópica;
  • eczema;
  • psoríase e
  • outros tipos de dermatite.

São problemas que, além de deixar a pele mais feia, fazem com que as feridas apresentem coceira, vermelhidão e irritabilidade. É por esse motivo que é um problema mais do que estético. É incômodo também.

Qual a primeira coisa a ser feita?

Se você sofre de dermatite, há algumas coisas que precisam ser feitas antes de começar com o tratamento em si.

Primeiramente você precisa aprender a cuidar da sua pele de forma a respeitar o seu pH natural. Senão não vai adiantar fazer os tratamentos.

Vamos começar pensando na sua pele. Se você for delicada, você não pode usar produtos convencionais, aqueles que encontramos com mais facilidade no mercado. Alguns tipos de pele são sensíveis e, por isso, merecem um cuidado especial.

As alternativas para isso são duas e você deve escolher a que mais fazer sentido para você. Você pode preparar seus produtos em casa, usando elementos que não são nocivos à nossa saúde.

Há várias receitas na internet de como fazer isso. A outra alternativa é comprar produtos já feitos, mas tem que ser aqueles com qualidade artesanal ou ecológica. Dessa forma você se protege.

Remédios caseiros para dermatite

Cromoterapia azul

Você já ouviu falar nisso? Talvez pareça um pouco como “loucura” para você, mas realmente faz sentido.

Segundo a cromoterapia azul, os problemas de saúde que causam inflamações como a dermatite estão relacionados com a cor vermelha. Isso significa que o azul, a cor aposta à vermelha, tem propriedades anti-inflamatórias. A cromoterapia é a cicatrização pela cor. Parece estranho, eu sei, mas pode funcionar. Abaixo, você consegue mais detalhes.

Quando falamos em terapia de cores, em cicatrização pela cor azul, é possível se beneficiar por meio de um remédio caseiro bastante antigo e que é muito curioso.

Primeiramente você precisa de:

  1. um recipiente de vidro azul.
  2. O próximo passo é enchê-lo de água e deixá-lo ao sol por no mínimo 2 horas.
  3. Passado esse tempo você apenas precisa beber o líquido, sendo um copo de 200 ml meia hora antes de cada uma das três refeições principais.
  4. Então, 30 minutos antes do café da manhã, almoço e jantar você precisa tomar um copo dessa água.

Aveia

Já falamos sobre um remédios caseiro que pode ser bebido. Agora, é o momento de faltar de um remédio caseiro para dermatite que pode ser aplicado na pele.

Para isso, você vai precisar de aveia, gaze e/ou algodão. A aveia é um ingrediente que pode tanto ser consumido frequentemente quanto aplicado no corpo para melhorar o estado da nossa pele e proporcionar alívio à coceira e à inflamação.

Se a dermatite ocorre em uma área pequena do corpo você pode fazer a aplicação da aveia na pele para então prendê-la à pele com gaze.

Se a dermatite ocorre em uma parte muito grande do corpo você pode tomar um banho de banheira com aveia.

Para isso precisa ferver 500 gramas de aveia em flocos por 3 minutos. Quando esse tempo passar você deve tirar a mistura do fogo e bater bem até formar um leite de aveia grosso. Esse leite de aveia precisa ser adicionado à água da banheira.

Para áreas pequenas, você ainda pode amarrar um laço com aveia nessas áreas, e então encher uma banheira com água quente. O próximo passo é entrar dentro da banheira de água quente, e isso fará com que a aveia se dissolva e as partículas dela entrem na sua pele.

Água do mar

A água do mar é muito importante para tratar as dermatites, seja lá qual tipo for, pois é cheia de minerais que melhoram a qualidade do nosso corpo de um modo geral.

A água do mar tem propriedades anti-inflamatórias, alcalinizantes e depurativas, sendo considerada um dos melhores remédios naturais para tratar esses problemas de pele.

Se você está na praia ou vai para lá nos próximos dias, aproveite para tomar banho de mar muitas vezes, pois isso ajudará você a melhorar da dermatite.

Depois de se molhar no mar, você deve deixar a área afetada secar naturalmente. Isso precisa ser feito quando você se levanta pela manhã e antes de ir dormir. Tenho certeza que isso vai melhorar o estado da sua pele, reduzindo a dermatite.

Levedura de cerveja

O último remédio caseiro para dermatite que você vai conhecer aqui é o de levedura de cerveja, que está cheia de propriedades benéficas para o nosso corpo. Para se beneficiar, você pode tomar um suplemento diário. Dessa forma, você previne doenças e ainda deixa o corpo equilibrado. Legal, não é?

Se você sofre de dermatite, sua pele ficará muito melhor quando consumir levedura de cerveja, seja em pó ou em comprimidos. Você pode misturá-la com iogurte, sucos ou outras bebidas, e se você consumir com sucos naturais a assimilação dos nutrientes, uma propriedade da levedura de cerveja, vai melhorar. É adequado tomar entre as refeições.

Veja também